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Assaltaram a Gramática
(119) artigos
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Data
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Homonímia e Polissemia
]
Estudo de Casos em Caramuru - A invenção do Brasil
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Significação das Palavras
]
A Carga Semântica nas Expressões
[
Preconceito linguístico ou social?
]
A discriminação na fala do cidadão
[
Persuasão
]
A força do convencimento nos meios de comunicação
[
Dicas para se sair bem na redação
]
A Fuvest quer saber se o candidato se ateve ao tema proposto e fez, de fato, uma dissertação
[
O Realce de Guilherme Arantes
]
A Letra Maiúscula após Reticências e Dois Pontos
[
A outra face do bem
]
A noção de composição do bem
[
Leitura e Produção Escrita
]
A relação entre o autor e o leitor
[
As Paroxítonas e o Novo Acordo Ortográfico
]
Acentuação das Paroxítonas
[
Um Toque na Língua
]
Acentuações Gráficas
[
Linguagem do Messenger
]
Adequação da Linguagem em Diversas Ocasiões
[
Gêneros Textuais na Sala de Aula
]
Adequação e contexto
[
Perdendo o medo das nomenclaturas gramaticais
]
Alguns nomes complicados da gramática
[
Comunicação Prejudicada
]
Ambigüidade
[
Figuras de Pensamentos
]
Antítese, Apóstrofe, Eufemismo, Gradação, Ironia...
[
Sem cultivar o hábito da leitura, universitários brasileiros escrevem mal, afirma professor
]
Antonio Carlos Olivieri
[
Dez dicas para se sair bem nas redações de vestibular
]
Antonio Carlos Olivieri
[
Banda Sujeito Simples
]
Aprenda Língua Portuguesa cantando
[
Alunos Barulhentos nas Aulas de Língua Portuguesa?
]
Aproveite Essa Grande Oportunidade de Trabalho
[
A defesa do ponto de vista
]
Artigos opinativos
[
Charges
]
Atualidades do Mundo
[
Um toque na língua
]
Aula 08
[
Um toque na língua
]
Aula 14
[
Um toque na Língua
]
Aula 15
[
Um toque na língua
]
Aula 4
[
Um toque na língua
]
Aula 5
[
Um toque na Língua
]
Aula 6
[
Um toque na língua
]
Aula 7
[
Um toque na língua
]
Aulas 11 e 12 do Professor Edu
[
Rir e aprender
]
Aumentar o vocabulário de forma divertida
[
Eu ou Mim?
]
Banalização do Pronome Oblíquo Mim
[
A Interpretação em Meio à Correria do dia a dia
]
Características Simplificadas
[
Invariáveis nas Obras de Noel Rosa
]
Classes Gramaticais Invariáveis
[
A Arte do Convencimento
]
Comportamento Social
[
Funções da Linguagem
]
Comunicação
[
Concordância Nominal
]
Concordâncias à Luz das Obras de Pablo Neruda
[
Professora aponta possíveis temas para redações de vestibulares deste ano
]
Confira dicas para a produção de um texto de qualidade!
[
Quando uma palavra muda tudo
]
Conjunções adversativas
[
Vícios da vida moderna
]
Contando um conto
[
Jovens Fantasiados de Artistas
]
Crise de Identidade
[
As Vírgulas
]
Dicas para a Utilização da Vírgula
[
Acredite, você consegue revisar seu próprio texto
]
Dicas para construir textos concisos, coerentes e claros
[
O uso da gramática na linguagem escrita
]
Diferenças entre a linguagem escrita e a linguagem oral
[
“As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá”
]
Diferenças entre palavras do Brasil e Portugal
[
Os ditongos e o Novo Acordo Ortográfico
]
Ditongos decrescentes e crescentes
[
Textos Narrativos
]
Emília no País da Gramática
[
Minúsculas e Maiúsculas no Novo Acordo Ortográfico
]
Emprego de Iniciais Maiúsculas e Minúsculas
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lição 01
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lição 02
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lição 03
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lição 04
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lições 5 e 6
[
A Impessoalidade de Ary Barroso
]
Emprego do Infinitivo Impessoal
[
Dependências Pessoais
]
Emprego dos Pronomes Possessivos
[
Campeonato de Língua Portuguesa
]
Ensinando por meio da Competição
[
Alguns Prefixos e a Nova Ortografia
]
Entendendo os Prefixos pré, pró, re e co
[
Hífen em Atividades Profissionais
]
Esclarecimentos da Academia Brasileira de Letras
[
Vítima ou Vilão?
]
Escritores de nossas próprias histórias
[
Gírias entre Professores e Alunos
]
Estabelecendo Vínculos na Sala de Aula através da Fala
[
É Hora de Escrever!
]
Estímulos para os Futuros Escritores
[
Quando é necessário repetir
]
Estudo da anáfora
[
O Hífen e o Novo Acordo Ortográfico
]
Estudo da Aplicação do Hífen após o Ano de 2009
[
O Nome da Marca pelo Produto
]
Estudo da Figura de Linguagem Metonímia e Metáfora
[
Mais Prefixos e a Nova Ortografia
]
Estudo dos Prefixos Carbo, Zoo, Sub, Ad e Ab
[
Educados e Preconceituosos
]
Eufemismo e a Classe Social
[
Um toque na língua
]
Exercícios - 1ª parte
[
Um toque na língua
]
Exercícios - 2ª parte
[
Chega de Saudade / Tom Jobim e Vinícius de Moraes
]
Flexões Verbais com Alguns Nomes da MPB
[
Sons e Significados
]
Fonologia das letras “j” e “g”
[
Os porquês de Cecília Meireles
]
Formas gráficas dos porquês
[
Interpretação de músicas
]
Gêneros musicais como ferramentas de trabalho
[
Figuras de Pensamentos
]
Hipérbole, Prosopopéia, Reticência e Retificação...
[
A crase e o Novo Acordo Ortográfico
]
Identificando a Fusão dos Dois “As”
[
Dar voz a sentimentos
]
Interpretações Musicais
[
10 erros de redação
]
Isabel Florinda Furini
[
As Contribuições do Jornal no Trabalho com a Leitura
]
Jiane Martins Soares
[
Ensinar a ler é ótimo, a interpretar é essencial
]
José Ruy Lozano
[
Contar histórias, tradição familiar
]
José Ruy Lozano
[
Contar histórias em casa: A narrativa como memória familiar
]
José Ruy Lozano
[
O Poder de Transformar Pessoas
]
Karine Pansa
[
Um toque na língua
]
Lição13
[
Um toque na Língua
]
Lições de 1 a 3
[
O Fim da Diferença
]
Locuções que Perderam o Hífen no Novo Acordo Ortográfico
[
Um toque na Língua
]
Mais aulas do Professor Edu
[
Atribuindo Sentidos
]
Máxima e a Interpretação de Textos
[
Afinal, o que é comunicação e para quê ela serve?
]
Michelle Laudilio
[
No Reino das Novas Palavras
]
Neologismos com Carlos Drummond de Andrade
[
Uma nova forma de escrever
]
Novo Acordo Ortográfico
[
A Produção Escrita e a Tecnologia
]
O Blog como Incentivo para o Escrever
[
Pluralizando
]
O plural de cores e palavras compostas
[
Os alto-falantes de Adriana Calcanhotto
]
O plural de palavras compostas
[
O suicídio
]
O verbo suicidar e o pronome reflexivo
[
Falando com o Desconhecido
]
Orientando nossos alunos
[
Algumas Exceções sobre o Emprego do Hífen
]
Os Diferentes Empregos do Hífen no Novo Acordo Ortográfico
[
Agora, com Hífen
]
Palavras que Ganharam Hifens no Novo Acordo Ortográfico
[
As dez dúvidas que surgem com frequência sobre sequência de histórias
]
Para Além do Cuidar
[
Diferenças regionais na fala
]
Preconceito linguístico
[
Depende de Nós / Ivan Lins
]
Próclise, Mesóclise e Ênclise.
[
A Reciprocidade Pronominal
]
Pronomes Reflexivos e Recíprocos
[
Uso freqüente da crase
]
Quando empregar corretamente a crase
[
Qual das metades?
]
Quando o meio nem sempre é a metade
[
Os trocadilhos de Almir Sater
]
Reflexão sobre trocadilhos e cacofonia
[
Características perdidas
]
Representação do som
[
Sabedoria Popular na Sala de Aula
]
Resgatando o Respeito pelos Mais Velhos
[
Um toque na língua
]
Respostas dos exercícios - 2ª parte
[
Um toque na língua
]
Respostas dos exercícios da 1ª parte
[
A arte de criar personagens
]
Sherlock Holmes em sala de aula
[
Orações Coordenadas
]
Sindéticas e Assindéticas
[
Parecidos, mas não iguais
]
Sinônimos Imperfeitos
[
Que Sujeito é Este?
]
Sujeitos na Voz de Caetano Veloso
[
Propagandas que não deram certo
]
Trocadilhos nas propagandas
[
Um toque na língua
]
Última aula do Professor Eduardo
[
Gramática nas Escolas
]
Um Novo Olhar Necessário
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Música na Sala de Aula
]
Uma Chance de Trabalho
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Contos de Fadas
]
Uma Possibilidade de Trabalho com Adolescentes
[
Crônica na Escola
]
Uma Proposta para a Sala de Aula
[
Professora Dá Dez Dicas para se Sair Bem em Redações do Enem e de Outros Vestibulares
]
Vera Lúcia Pereira dos Santos
[
Gírias dos tempos de nossos avós
]
Vocabulário diversificado
[
Inculta e Nada Bela
]
Wanda Camargo
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