Assaltaram a Gramática
Prof. Eduardo Fernandes Paes  Formado em Letras (Português-Literatura) pela Universidade Gama Filho - RJ -, com especialização em Tiflopedagogia. Promove cursos de Atualização em Língua Portuguesa, Informática para cegos e Sistema Braille.

Um toque na língua - 07/08/2008
Exercícios - 2ª parte

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"A competência para grafar corretamente as palavras está diretamente ligada ao contato íntimo com essas mesmas palavras. Isso significa que a freqüência do uso é que acaba trazendo a memorização da grafia correta. Além disso, deve-se criar o hábito de esclarecer as dúvidas com as necessárias consultas ao dicionário. Trata-se de um processo constante, que produz resultados a longo prazo". (Pasquale Cipro Neto & Ulisses Infante, Gramática da Língua Portuguesa)

PROCURE LER TAMBÉM EM BRAILLE, ELE O AJUDARÁ A FIXAR MELHOR A GRAFIA DAS PALAVRAS.

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O Professor, assim, não morre jamais..." - Rubem Alves.

"É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a Humanidade." - Allan Kardec

UM TOQUE NA LÍNGUA - Exercícios - 2ª parte (17 de julho de 2008)

1. Preencha adequadamente os espaços pontilhados com as expressões "acerca de", "a cerca de" ou "há cerca de".

A. Vou para o colégio sempre de metrô, pois moro........ cem metros da estação.

B. E por falar em metrô, muitos passageiros estão sempre conversando........ constantes atrasos das composições.

C......... ortografia, ainda não pude falar tudo.

D.......... de vinte anos não vou a São Paulo visitar meus amigos.

E. Desisti de fazer aquele concurso porque........ mil candidatos para cada vaga.

2. Marque a alternativa em que as expressões "embaixo" ou "em baixo" não foram empregadas corretamente.

( ) A. Quando começou o tiroteio, muitos moradores ficaram embaixo da cama.


( ) B. Ele só sabe discutir usando palavras em baixo calão.

( ) C. Por suas palavras grosseiras, o palestrante saiu do auditório em baixo de vaias.


( ) D. Embaixo de toda aquela austeridade, existe uma pessoa também muito carinhosa.

( ) E. Os desenhos nas paredes da gruta foram feitos em baixo relevo.

3. Entre as alternativas a seguir, escolha aquela em que a forma verbal do presente do subjuntivo não foi empregada corretamente.

( ) A. - Deseja que eu lhe explique mais sobre o Sistema DOSVOX?


( ) B. - Não tenha medo de barata, seja uma mulher corajosa!

( ) C. - Polícia Federal: esteje preso!

( ) D. "- Brasil: ame-o ou deixe-o!"

( ) E. - Vou torcer para que se saia bem nos exercícios.

4. Marque a alternativa em que os substantivos estão com seus sufixos -ês e -esa corretamente empregados:

( ) A. chinês, burguês, camponesa, freguesa;

( ) B. português, marquesa, francês, realesa;

( ) C. duquesa, holandês, pequinez, princesa;

( ) D. malvadesa, norueguês, baronesa, altesa;

( ) E. pequenesa, inglês, tailandês, burguesa.

5. Entre as afirmativas a seguir, escolha a que justifica corretamente o emprego do s nas palavras "nauseado, causa, ausente, coisa".

( ) A. Devemos empregar o s em todas as palavras paroxítonas.

( ) B. Devemos empregar o s em todas as palavras terminadas em a, e e o.

( ) C. Devemos empregar o s em nomes abstratos, derivados de adjetivos.

( ) D. Devemos empregar o s quando a última sílaba for átona.

( ) E. Devemos empregar o s após os ditongos.

6. Empregue adequadamente as preposições "entre" e "dentre" nas orações abaixo.

A. Depois de roubar minha bolsa, um pivete atravessou a rua como um louco......... os carros.

B......... meus colegas, escolhi o Fernando para me representar no Congresso de Professores.

C............. as pessoas que fugiram do tiroteio, duas foram gravemente feridas.

D.......... a multidão de corredores da maratona de São Silvestre, despontavam muitos participantes com deficiência.

E. Na região dos lagos, no Rio de Janeiro, podemos passear......... praias, lagoas e rios maravilhosos.

7. Marque a alternativa em que se encontra a melhor explicação para se grafar com a letra j os seguintes nomes: "jibóia, pajé, jerico, manjericão, gorjeta, lisonjeiro, sarjeta, varejista".


( ) A. Devemos grafar com j todos os substantivos estrangeiros.

( ) B. Devemos grafar com j as palavras de origem tupi, africana, árabe, e aquelas derivadas de outras que já apresentam o j no radical.

( ) C. Devemos grafar com j somente as palavras de origem africana.

( ) D. Devemos grafar com j somente as palavras de origem indígena.

( ) E. Devemos grafar com j as palavras cuja origem etimológica encontra-se nas línguas árabes e indianas.

8. Entre as alternativas abaixo, escolha aquela em que um dos substantivos não se grafa com a letra x.

( ) A. ameixa, bexiga, bruxa, frouxidão;

( ) B. capixaba, caxumba, faxina, peixe;

( ) C. graxa, laxante, lixo, maxixe;

( ) D. peixada, praxe, queixo, rixa;

( ) E. xampu, xará, xuxu, xavante.

9. Marque a alternativa correta.

Por que as formas verbais "enchido e encharcado" devem ser grafadas com ch?

( ) A. Porque são formas verbais paroxítonas terminadas em o.

( ) B. Porque são formas verbais que estão no particípio dos verbos
encher e encharcar.

( ) C. Porque são vocábulos de origem latina, os quais devem sempre ser grafados com ch.

( ) D. Porque são vocábulos formados por prefixação, ou seja, pelo
prefixo "en-" mais o radical de palavras que tenham o ch.

( ) E. Porque o ch deve, obrigatoriamente, ser empregado nos derivados de verbos que exprimem intensidade.

10. Preencha os espaços pontilhados dos períodos abaixo com os pares de palavras homófonas apresentadas entre parênteses.

(cachola/caixola - mecha/mexa - cheque/ xeque - colcha/coxa - tacha/taxa)

A. Quando Bruna retirou a......... que a cobria, pude ver a linda tatuagem em sua.........

B. - Quer que eu......... nessa........ dourada do seu cabelo para você sair bem nas fotos?

C. Pensando na alta......... que terei que pagar no próximo mês, acabei martelando meu dedo em vez da......... na parede.

D. - O que você tem nessa sua........ que não pensou em pegar uma ........ para guardar essas miudezas?

E. - Depois deste.......... que lhe dei, vá preparando o........ para pagar a aposta que fizemos antes de começar este nosso joguinho de xadrez.

Bons estudos e ótimas leituras!

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