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Assaltaram a Gramática
(119) artigos
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Inculta e Nada Bela
]
Wanda Camargo
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Hífen em Atividades Profissionais
]
Esclarecimentos da Academia Brasileira de Letras
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Alunos Barulhentos nas Aulas de Língua Portuguesa?
]
Aproveite Essa Grande Oportunidade de Trabalho
[
O Poder de Transformar Pessoas
]
Karine Pansa
[
Professora Dá Dez Dicas para se Sair Bem em Redações do Enem e de Outros Vestibulares
]
Vera Lúcia Pereira dos Santos
[
Contar histórias, tradição familiar
]
José Ruy Lozano
[
As dez dúvidas que surgem com frequência sobre sequência de histórias
]
Para Além do Cuidar
[
Acredite, você consegue revisar seu próprio texto
]
Dicas para construir textos concisos, coerentes e claros
[
Professora aponta possíveis temas para redações de vestibulares deste ano
]
Confira dicas para a produção de um texto de qualidade!
[
Banda Sujeito Simples
]
Aprenda Língua Portuguesa cantando
[
Dicas para se sair bem na redação
]
A Fuvest quer saber se o candidato se ateve ao tema proposto e fez, de fato, uma dissertação
[
Contar histórias em casa: A narrativa como memória familiar
]
José Ruy Lozano
[
Sem cultivar o hábito da leitura, universitários brasileiros escrevem mal, afirma professor
]
Antonio Carlos Olivieri
[
Dez dicas para se sair bem nas redações de vestibular
]
Antonio Carlos Olivieri
[
Ensinar a ler é ótimo, a interpretar é essencial
]
José Ruy Lozano
[
Um Toque na Língua
]
Acentuações Gráficas
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lições 5 e 6
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lição 04
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lição 03
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lição 02
[
Um Toque na Língua
]
Emprego do Hífen - Lição 01
[
É Hora de Escrever!
]
Estímulos para os Futuros Escritores
[
A Produção Escrita e a Tecnologia
]
O Blog como Incentivo para o Escrever
[
Afinal, o que é comunicação e para quê ela serve?
]
Michelle Laudilio
[
Leitura e Produção Escrita
]
A relação entre o autor e o leitor
[
A defesa do ponto de vista
]
Artigos opinativos
[
Gêneros Textuais na Sala de Aula
]
Adequação e contexto
[
10 erros de redação
]
Isabel Florinda Furini
[
As Contribuições do Jornal no Trabalho com a Leitura
]
Jiane Martins Soares
[
Homonímia e Polissemia
]
Estudo de Casos em Caramuru - A invenção do Brasil
[
Gírias dos tempos de nossos avós
]
Vocabulário diversificado
[
Preconceito linguístico ou social?
]
A discriminação na fala do cidadão
[
Parecidos, mas não iguais
]
Sinônimos Imperfeitos
[
Vícios da vida moderna
]
Contando um conto
[
Interpretação de músicas
]
Gêneros musicais como ferramentas de trabalho
[
Diferenças regionais na fala
]
Preconceito linguístico
[
A Arte do Convencimento
]
Comportamento Social
[
Vítima ou Vilão?
]
Escritores de nossas próprias histórias
[
Jovens Fantasiados de Artistas
]
Crise de Identidade
[
Falando com o Desconhecido
]
Orientando nossos alunos
[
Dar voz a sentimentos
]
Interpretações Musicais
[
Características perdidas
]
Representação do som
[
A arte de criar personagens
]
Sherlock Holmes em sala de aula
[
A outra face do bem
]
A noção de composição do bem
[
Sabedoria Popular na Sala de Aula
]
Resgatando o Respeito pelos Mais Velhos
[
“As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá”
]
Diferenças entre palavras do Brasil e Portugal
[
Persuasão
]
A força do convencimento nos meios de comunicação
[
Charges
]
Atualidades do Mundo
[
Atribuindo Sentidos
]
Máxima e a Interpretação de Textos
[
Rir e aprender
]
Aumentar o vocabulário de forma divertida
[
Campeonato de Língua Portuguesa
]
Ensinando por meio da Competição
[
Agora, com Hífen
]
Palavras que Ganharam Hifens no Novo Acordo Ortográfico
[
Gírias entre Professores e Alunos
]
Estabelecendo Vínculos na Sala de Aula através da Fala
[
Música na Sala de Aula
]
Uma Chance de Trabalho
[
Propagandas que não deram certo
]
Trocadilhos nas propagandas
[
A Interpretação em Meio à Correria do dia a dia
]
Características Simplificadas
[
Crônica na Escola
]
Uma Proposta para a Sala de Aula
[
Educados e Preconceituosos
]
Eufemismo e a Classe Social
[
Linguagem do Messenger
]
Adequação da Linguagem em Diversas Ocasiões
[
Contos de Fadas
]
Uma Possibilidade de Trabalho com Adolescentes
[
Gramática nas Escolas
]
Um Novo Olhar Necessário
[
Perdendo o medo das nomenclaturas gramaticais
]
Alguns nomes complicados da gramática
[
Os trocadilhos de Almir Sater
]
Reflexão sobre trocadilhos e cacofonia
[
O suicídio
]
O verbo suicidar e o pronome reflexivo
[
Mais Prefixos e a Nova Ortografia
]
Estudo dos Prefixos Carbo, Zoo, Sub, Ad e Ab
[
Alguns Prefixos e a Nova Ortografia
]
Entendendo os Prefixos pré, pró, re e co
[
O Fim da Diferença
]
Locuções que Perderam o Hífen no Novo Acordo Ortográfico
[
Pluralizando
]
O plural de cores e palavras compostas
[
Algumas Exceções sobre o Emprego do Hífen
]
Os Diferentes Empregos do Hífen no Novo Acordo Ortográfico
[
Eu ou Mim?
]
Banalização do Pronome Oblíquo Mim
[
Uma nova forma de escrever
]
Novo Acordo Ortográfico
[
A crase e o Novo Acordo Ortográfico
]
Identificando a Fusão dos Dois “As”
[
Os ditongos e o Novo Acordo Ortográfico
]
Ditongos decrescentes e crescentes
[
Minúsculas e Maiúsculas no Novo Acordo Ortográfico
]
Emprego de Iniciais Maiúsculas e Minúsculas
[
As Paroxítonas e o Novo Acordo Ortográfico
]
Acentuação das Paroxítonas
[
O uso da gramática na linguagem escrita
]
Diferenças entre a linguagem escrita e a linguagem oral
[
O Hífen e o Novo Acordo Ortográfico
]
Estudo da Aplicação do Hífen após o Ano de 2009
[
Quando é necessário repetir
]
Estudo da anáfora
[
O Nome da Marca pelo Produto
]
Estudo da Figura de Linguagem Metonímia e Metáfora
[
A Impessoalidade de Ary Barroso
]
Emprego do Infinitivo Impessoal
[
O Realce de Guilherme Arantes
]
A Letra Maiúscula após Reticências e Dois Pontos
[
Dependências Pessoais
]
Emprego dos Pronomes Possessivos
[
Qual das metades?
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Quando o meio nem sempre é a metade
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Depende de Nós / Ivan Lins
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Próclise, Mesóclise e Ênclise.
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Que Sujeito é Este?
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Sujeitos na Voz de Caetano Veloso
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No Reino das Novas Palavras
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Neologismos com Carlos Drummond de Andrade
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Os alto-falantes de Adriana Calcanhotto
]
O plural de palavras compostas
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Os porquês de Cecília Meireles
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Formas gráficas dos porquês
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Um toque na Língua
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Aula 6
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Um toque na língua
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Aula 5
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Um toque na língua
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Aula 14
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Um toque na língua
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Aula 08
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Um toque na língua
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Aula 7
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Chega de Saudade / Tom Jobim e Vinícius de Moraes
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Flexões Verbais com Alguns Nomes da MPB
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Um toque na língua
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Respostas dos exercícios - 2ª parte
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Um toque na língua
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Aula 4
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Um toque na língua
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Exercícios - 2ª parte
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Um toque na língua
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Respostas dos exercícios da 1ª parte
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Um toque na língua
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Exercícios - 1ª parte
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Um toque na língua
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Última aula do Professor Eduardo
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A Reciprocidade Pronominal
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Pronomes Reflexivos e Recíprocos
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Um toque na Língua
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Aula 15
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Um toque na língua
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Lição13
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Um toque na língua
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Aulas 11 e 12 do Professor Edu
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Um toque na Língua
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Mais aulas do Professor Edu
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Um toque na Língua
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Lições de 1 a 3
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Sons e Significados
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Fonologia das letras “j” e “g”
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Invariáveis nas Obras de Noel Rosa
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Classes Gramaticais Invariáveis
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As Vírgulas
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Dicas para a Utilização da Vírgula
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Textos Narrativos
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Emília no País da Gramática
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Concordância Nominal
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Concordâncias à Luz das Obras de Pablo Neruda
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Figuras de Pensamentos
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Hipérbole, Prosopopéia, Reticência e Retificação...
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Figuras de Pensamentos
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Antítese, Apóstrofe, Eufemismo, Gradação, Ironia...
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Funções da Linguagem
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Comunicação
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Significação das Palavras
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A Carga Semântica nas Expressões
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Orações Coordenadas
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Sindéticas e Assindéticas
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Comunicação Prejudicada
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Ambigüidade
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Quando uma palavra muda tudo
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Conjunções adversativas
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Uso freqüente da crase
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Quando empregar corretamente a crase
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