Quando uma palavra muda tudo - 20/02/2008
Conjunções adversativas
Diariamente, estamos diante de afirmativas diversas, quando de repente uma palavra, entre vírgulas ou não, modifica o conteúdo ou idéia que até então estávamos considerando.
Antes, porém, de um maior aprofundamento neste tema, é conveniente lembrarmos que conjunções são palavras invariáveis, ou seja, não sofrem nenhum tipo de flexão, unindo dois termos de uma oração, que é por sua vez toda construção oral ou escrita que possui verbos.
Observe
o seguinte trecho do
poema:
"Quem não ama conhece o passado, Pois muito amou e não perdoou. Aquele que fez seu corpo abstrato, Não obstante, desejou e chorou". (Gramática do amor” - Erika Bueno).
Perceba que o simples uso da conjunção adversativa "não obstante", caracterizou o contraste e desfecho no trecho acima, denunciando uma pessoaque, apesar de sofrer a ausência de outrem no passado, desejou e chorou.
Conjunções coordenativas adversativas são palavras que estabelecem relação de contraste ou ressalvas em uma oração, lembrando que entendemos por oração o conjunto de palavras que mantém sentido lógico entre si, as quais possuem verbos.
Importante:
Possivelmente por desatenção ou desconhecimento, uma parte significativa das conjunções coordenativas adversativas tem estado em desuso na linguagem coloquial.
Portanto, apresento a seguir, exemplos de conjunções adversativas que podem perfeitamente ser adicionadas ao nosso vocabulário.
São elas: mas, porém, todavia, não obstante, entretanto, senão, em todo caso, etc.
1 Rosenildo lopes - Jequié
Este seu argumrnto é questinador e necessário para que venhamos refletr sobre o que está vinculando sobre aá nossa educação.Portanto recomendo á todos as pessoas interesadas em almejar informações veridicas sobre a lingua portugues.Um abraço á você e a todos cnectados a este site.
06/11/2009 19:29:43
2 Parabéns pelo trabalho Érika!!!! - São Paulo
Bem legal Érika!!!Parabéns pela sua coluna!!!!
13/03/2008 09:16:53
3 Ricardo Nishi - Japan , Gifu
Inicialmente,
Eu agradeço muito à Erika pelo especial convite a este site. Gostei muito e parabéns pelo seu trabalho.
Gostaria muito de apresentar este site para muitos brasileiros que convivem aqui no Japão e que não tem a aportunidade de obter a educação da língua portuguesa.
28/02/2008 10:33:25
4 Douglas( sl) - Rio de janeiro
nossa, simplesmente adorei!
mostra um grande grau de inteligencia em poucas linhas
e isso é só o começo!
tenho certeza que muitas coisas virão a seguir
mais uma coisa, olhe mais um degrau para ti subir ai em cima!
;)
vc é 10!
gostei mt e sempre voltarei ak!
23/02/2008 00:42:19
5 Regina - Torres, RS
Gostei muito do artigo "Assaltaram a Gramática". Diariamente pecamos no uso das palavras, abreviando o que escrevemos e dizemos em virtude da correria do dia-a-dia. Serve como um alerta, para que se cuide mais de detalhes que no final podem fazer grande diferença.
Um abraço
22/02/2008 18:37:56
6 Mácio - Máua .sp
Gostei muito do site ,e principalmente do trabalho da autora Erika de Souza Bueno que fez
está obra .............. q usou muito da sua capacidade de escritura sobre a lingua portuguesa.
obs:escolheu muito bem esse poema acima q particularmente adorei:
Quem não ama conhece o passado,
Pois muito amou e não perdoou
Aquele que fez seu corpo abstrato,
Não obstante, desejou e chorou
22/02/2008 18:06:34
7 Leticia - Curitiba
Bom...adorei o site.....tem tanta coisa a se olhar q fiquei admirada...obriagda pelo site e passarei pros meus amigos visitarem...Bjos!
22/02/2008 11:37:13
8 Ana - Goiânia
Ficou muito bom!!!!
Obrigado,tinha algumas duvidas sobre esse assunto!!
isso me ajudara bastante!
E agora que conheci o site posso tirar duvidas fazer pesquisas no mesmo. Obrigado pela ajuda e ficou muito bom mesmo parabens!!
22/02/2008 09:27:32
9 Caroline Souza - Uberlandia
Adorei o site.. a coluna.. tudo.. com certeza.. farei muitas visitas...
Bjus
E parabéns
22/02/2008 09:13:54
10 Leandro Ap. dos Santos - Uraí - PR
Caros amigos do Planeta Educação.
A maioria dos artigos publicados neste site são de qualidade muito boa, adoro especialmente a coluna sobre "cinema e educação", que me encanta a cada nova postagem.
Porém, ao tratar sobre "língua" é muito triste ler algo que não explora coisas relevantes. A começar do título "assaltaram a gramática", esta coluna é uma papagaiada... repete as mesmas "teorias" de tantas outras coluninhas que existem nos jornais por aí.
Língua, e seu ensino, são muito mais.
Uma dica, acesse a pagina do Prof. Sírio Possenti no terramagazine.terra.com.br, ali a língua é tratada com respeito e finíssima inteligência.
Outras páginas interessantes: www.marcosbagno.com.br; www.parabolaeditorial.com.br, lá tem muitos links de ótimos autores e excelentes obras de referência no ensino de língua materna.
Grande abraço.
20/02/2008 23:42:32
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.