Planeta Educação

Assaltaram a Gramática

Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Quando uma palavra muda tudo
Conjunções adversativas

Diariamente, estamos diante de afirmativas diversas, quando de repente uma palavra, entre vírgulas ou não, modifica o conteúdo ou idéia que até então estávamos considerando.

Antes, porém, de um maior aprofundamento neste tema, é conveniente lembrarmos que conjunções são palavras invariáveis, ou seja, não sofrem nenhum tipo de flexão, unindo dois termos de uma oração, que é por sua vez toda construção oral ou escrita que possui verbos.

Observe o seguinte trecho do poema:

"Quem não ama conhece o passado, Pois muito amou e não perdoou. Aquele que fez seu corpo abstrato, Não obstante, desejou e chorou". (Gramática do amor” - Erika Bueno).

Perceba que o simples uso da conjunção adversativa "não obstante", caracterizou o contraste e desfecho no trecho acima, denunciando uma pessoaque, apesar de sofrer a ausência de outrem no passado, desejou e chorou.

Conjunções coordenativas adversativas são palavras que estabelecem relação de contraste ou ressalvas em uma oração, lembrando que entendemos por oração o conjunto de palavras que mantém sentido lógico entre si, as quais possuem verbos.

Importante:

Possivelmente por desatenção ou desconhecimento, uma parte significativa das conjunções coordenativas adversativas tem estado em desuso na linguagem coloquial.

Portanto, apresento a seguir, exemplos de conjunções adversativas que podem perfeitamente ser adicionadas ao nosso vocabulário.

São elas: mas, porém, todavia, não obstante, entretanto, senão, em todo caso, etc.

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