Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

É Hora de Escrever! - 13/12/2010
Estímulos para os Futuros Escritores

'

“Quando as aulas voltam, a professora sempre pede para fazermos uma redação, contando sobre como foram nossas férias.

Como é de costume, fico olhando para o papel em branco na minha frente e, por mais que tenha adorado ficar em casa sem fazer nada durante as férias, não tenho a menor ideia de como começar a bendita redação que a professora pediu...

E agora?”

Agora é hora de escrever! Escrever para dizer para todo mundo que é muito bom estar de férias, acordar mais tarde, ir brincar com os vizinhos, dormir depois das 10 horas da noite e muito mais!

O que acontece, entretanto, é que não temos mesmo o costume de escrever e, ainda por cima, esquecemos que para escrever bem é preciso ler melhor ainda.

A leitura, no entanto, não precisa ser apenas de letras num papel.

Não! Nós lemos até mesmo quando não se tem nada escrito, acredita?

Por exemplo, lemos a cara de sono da nossa mãe quando ela está muito cansada...

Lemos a cara de bravo do vovô quando fazemos alguma bagunça

Lemos o "quadro nada a ver" que está pregado à parede da sala do médico que vamos quando ficamos doentes...

E, às vezes, ficamos horas tentando descobrir o que significa aquela pintura no quadro "todo rabiscado" que fica dependurado numa das paredes de um lugar "chique"...

Lemos sempre e damos o sentido que acharmos certo a tudo aquilo que passa por nós, sempre fazendo referência ao que já conhecemos, ao que já vimos, ao que já tivemos alguma forma de contato.

Bom, já que ler nós sabemos muito bem, por que não escrever sobre tudo o que lemos no nosso dia a dia?

Tenho certeza que se fizermos isso, nossa vida lá na escola com as redações que os professores pedem será bem melhor!

Ah, já que estamos próximos ao período de férias, dá para nós começarmos a olhar nosso dia a dia de um modo mais criterioso.

Dá para nós começarmos a identificar as diferenças de dias que temos de ir à escola e dias que não precisamos...

São tantas informações que é muito importante arrumarmos um caderninho e começarmos a anotar, pois, caso contrário, é bem possível que hora menos hora vamos esquecer.

Inclusive, o que fazemos nas horas que temos a mais em nossos dias?

Se você tiver um tempinho, busque na internet dicas de como registrar seus dias sem aulas,montar um diário pessoal é uma ótima dica, não acha?

Boas Férias!

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










1 COMENTÁRIOS

1 Karem Silva Braga - Diadema
Parabéns! Realmente escrever diário é maravilhoso, não só por causa da prática da escrita, mas para nos conhecermos e lembrarmos de coisas que fizemos a tempos... Meu pai faleceu faz um ano, e ele sempre escreveu diário! É maravilhoso poder conhecêlo em uma época que eu ainda nem existia e poder aprender com ele muitas coisas, mesmo depois que ele não está tão perto e tinha a minha idade! Isso diminui um pouco a saudade! :
21/12/2010 10:16:49


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.