Campeonato de Língua Portuguesa - 30/07/2009
Ensinando por meio da Competição
Cativar e seduzir estudantes de várias faixas etárias para uma vida de leituras e estudos são resultados que muitos de nós, professores e/ou pais, desejamos alcançar.
Para
conseguimos envolver nossos alunos nas matérias dadas em
salas de aula, temos de pensar em métodos que atenuem a
visão negativa (que muitos de nossos alunos têm)
de que professores são seres distantes da realidade
“jovem” e desconhecedores de assuntos considerados
indispensáveis a eles, pois quanto mais próximo o
professor conseguir chegar do aluno, mais chance terá de
sucessos no aprendizado deste.
Toda matéria de língua portuguesa, assim como de
outras áreas do conhecimento, podem ser trabalhadas numa
metodologia muito mais prazerosa e que tenha alguma afinidade com nosso
alunado.
Porém, ao inserir algum método na sala de aula, é importante o professor assegurar-se que este seja realmente de conhecimento e agrado de todos, uma vez que é fundamental respeitar a faixa etária e o grau de particularidade que cada qual tenha com aquilo que se pretende tornar um canal de ensino.
Isto porque nenhum aluno poderá se sentir desconhecedor de algo que a maioria sabe, pois assim o abismo entre ele e a escola somente aumentará e, certamente, é exatamente o contrário que queremos ver acontecer.
Há várias formas de jogos que o professor pode levar à sala de aula. Para não se correr o risco de causar diferenças entre um e outro no que se refere à afinidade com o método de aprendizagem proposto pelo professor, organizar um campeonato com assuntos referentes à língua portuguesa é uma ótima ideia.
Acredita-se que não há aluno que não se sinta estimulado a competir. Competição é algo que ele sempre estará envolvido e nós, professores, precisamos ensiná-los a adotarem comportamentos de um competidor ciente de seu papel e de sua responsabilidade.
Se a competição for entre grupos, a capacidade de trabalhar em equipe e traçar metas para ganhar de uma equipe adversária poderá ser uma valiosa arma a favor da aprendizagem.
Neste patamar, é importante o professor expor regras que contemplarão alunos com dificuldades de se integrarem socialmente, uma vez que a seguinte máxima é de inteira concordância: “uma equipe é tão forte quanto a parte mais frágil”, sendo assim, até aquele aluno que não é muito querido pelos seus colegas de classe poderá ver seus temores e receios serem vencidos numa competição em que todos aprendem.
É importante frisar que toda competição tem um vencedor que é agraciado com uma premiação, mas se o professor achar conveniente poderá ter alguma premiação para segundo e terceiro lugares, de forma que ninguém se sinta excluído.
Contudo, até mesmo as equipes não vencedoras poderão ser contempladas neste rico aprendizado. O fato de não se vencer e ter de assistir a premiação da equipe adversária é momento de o professor trabalhar valores desconhecidos pela maioria de nossos alunos, como a capacidade de integrar todos na equipe, descobrir virtudes no outro e assim absorvê-las, reconhecer que a culpa da falha de uma equipe é de todos e não apenas de um, identificar deficiências e então corrigi-las....
Um campeonato de língua portuguesa ou de outras matérias também poderá ser realizado em parceria com professores de educação física, uma vez que estes também têm mais experiência na organização desse tipo de atividade.
No
caso, seria interessante realizar um campeonato que una esporte e saber
teórico, ou seja, para chegar a participar de um campeonato
esportivo, o aluno teria de mostrar suas habilidades em sala de aula, o
que certamente será estimulante para ele se comprometer com,
no mínimo, dois importantes aspectos, ou seja, o esportivo e
o intelectual.
É interessante o professor organizar os componentes de cada
equipe de forma a desfazer grupos previamente formados pelos
próprios alunos, formando um novo grupo mais
heterogêneo, ou seja, em que alunos que nunca se falaram
tenham chances de trabalharem juntos. Acredite, este aprendizado os
auxiliarão a vida inteira!
1 GILDECI - pÃO DE AÇUCARAL
oLA ERICA. gOSTEI MUITO DA IDÉIA.gOSTARIA QUE VC ME ENVIASSE ALGUNS TIPOS DE COMPETIÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA. ESTOU QUERENDO FAZER UM TORNEIO DE LINGUA PORTUGUESA DO 6º AO 9º ANO E ESTOU PRECUSNDO MUITO DE MODELOS DE COMPETIÇÃO.
pOR FAVOR ENVIE PARA O MEU EMAIL. OBRIGADA ESTOU AGUARDANDO O SEU CONTATO
19/04/2013 21:31:27
2 joao victor - santos
eu tenho 10 anos e gostei desse artigo achei muito legal,e quero que isso contenui ate umas decadas
18/04/2012 20:38:50
3 Alexandra - São Paulo
Eu já tentei propor essa atividade nas escolas em que trabalho, mas como não consegui pensar em atividades específicas para este fim a ideia acabou por morrer na praia. Será que você tem alguma ideia de atividades que possam ser desenvolvidas? Trabalho com turma do ensino fundamental II. Grata
27/03/2012 18:47:27
4 iraisa almeida - acará/pa
gostaria de realizar uma gincana para alunos do 6º ao 9º ano, mas não tenho ideias, por favor me ajude!
04/02/2012 22:01:33
5 Simone Regis - Rio de Janeiro
Olá ! Adorei o artigo e estou começando a lecionar para jovens e gostaria de receber atividades para aplicar em sala de aula como essa.Abs,
21/05/2011 14:23:36
6 Eva Vasconcelos - Fátima To
Gostei muito. parabéns ..vc tem alguns jogos referentes a Literatura ou mesmo gramatica que possa me repassar. obrigada..
14/05/2011 16:10:15
7 Andriela Pereira da Silva - Coronel Murta
Olá Erica, adorei o artigo, muito legal. Gostaria muito de receber modelos de atividades como essas tambem. Aguardo! Bjos!!!
24/06/2010 17:07:48
8 ROBERVANDA ALVES PINTO - sobral cear
apreciei muito o seu trabalho e concordo plenamente com vc.um abraço
01/05/2010 10:38:45
9 Adriana Peixoto - Campos
Muito boa essa idéia, pois é importante estarmos sempre buscando algo novo para que nossos alunos tenham motivação em sala de aula. Gostaria de alguns exemplos para alunos do 2 segmento de Lingua Portuguesa.
06/02/2010 19:23:42
10 Jocelene - Laginha Pancas ES
Gostei muito do seu artigo. Também acho que para conquistar nosso aluno devemos inovar na maneira de ensinar. Se tiver sugestão de competições de Língua Portuguesa, seja de 5ª a 8ª série ou Ensino Médio, gostaria imensamente que compartilhasse comigo.
Beijos, Jocelene
25/11/2009 11:29:54
11 SILMARA DE SOUZA CRUZ - ALFENAS
ESTE ARTIGO FOI SUPER INTERESSANTE E ME TIROU MUITA DÚVIDAS DE COM TRABALHAR COM GRAMÁTICAS DE UMA FORMA MAIS CRIATIVA.
03/11/2009 21:41:47
12 Maria do Carmo Santiago - Rio de Janeiro
Oi, Erika!!!
Eu novamente. Trabalho com alunos do 2´º segmento do ensino fundamental 6´º ao 9´º ano Língua Portuguesa. Aguardo seu contato.
Abs,
Maria do Carmo
15/10/2009 17:10:29
13 Maria do Carmo - Rio de Janeiro
Oi, Erika!!!
Gostei muito da idéia e precisamos mesmo introduzir novidades, caminhos diferentes para que o aluno fique mais motivado e apresente resultados que os tornarão felizes ou mais felizes. Gostaria que vc me enviasse alguns tipos de competição, modelos, para trabalhar com Língua portuguesa. Envie por favor para meu email. Será ótimo e muito rico este trabalho. E pode tb me enviar outras idéias para trabalhar com meus alunos nesta disciplina. Obrigada e aguardo seu contato. A qualquer hora ele será muito bem recebido.
Abs,
Maria do Carmo
15/10/2009 17:07:09
14 Vivian Andrade - São Paulo SP
Muito legal o artigo, concordo com a parte de integração entre os alunos e o trabalho em equipe!!!
E parabéns Erika pela iniciativa...tbm cursei a Universidade Metodista.
bjos
30/07/2009 16:51:58
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.