Assaltaram a Gramática
Campeonato de Língua Portuguesa
Ensinando por meio da Competição
Cativar e seduzir estudantes de várias faixas etárias para uma vida de leituras e estudos são resultados que muitos de nós, professores e/ou pais, desejamos alcançar.
Para
conseguimos envolver nossos alunos nas matérias dadas em
salas de aula, temos de pensar em métodos que atenuem a
visão negativa (que muitos de nossos alunos têm)
de que professores são seres distantes da realidade
“jovem” e desconhecedores de assuntos considerados
indispensáveis a eles, pois quanto mais próximo o
professor conseguir chegar do aluno, mais chance terá de
sucessos no aprendizado deste.
Toda matéria de língua portuguesa, assim como de
outras áreas do conhecimento, podem ser trabalhadas numa
metodologia muito mais prazerosa e que tenha alguma afinidade com nosso
alunado.
Porém, ao inserir algum método na sala de aula, é importante o professor assegurar-se que este seja realmente de conhecimento e agrado de todos, uma vez que é fundamental respeitar a faixa etária e o grau de particularidade que cada qual tenha com aquilo que se pretende tornar um canal de ensino.
Isto porque nenhum aluno poderá se sentir desconhecedor de algo que a maioria sabe, pois assim o abismo entre ele e a escola somente aumentará e, certamente, é exatamente o contrário que queremos ver acontecer.
Há várias formas de jogos que o professor pode levar à sala de aula. Para não se correr o risco de causar diferenças entre um e outro no que se refere à afinidade com o método de aprendizagem proposto pelo professor, organizar um campeonato com assuntos referentes à língua portuguesa é uma ótima ideia.
Acredita-se que não há aluno que não se sinta estimulado a competir. Competição é algo que ele sempre estará envolvido e nós, professores, precisamos ensiná-los a adotarem comportamentos de um competidor ciente de seu papel e de sua responsabilidade.
Se a competição for entre grupos, a capacidade de trabalhar em equipe e traçar metas para ganhar de uma equipe adversária poderá ser uma valiosa arma a favor da aprendizagem.
Neste patamar, é importante o professor expor regras que contemplarão alunos com dificuldades de se integrarem socialmente, uma vez que a seguinte máxima é de inteira concordância: “uma equipe é tão forte quanto a parte mais frágil”, sendo assim, até aquele aluno que não é muito querido pelos seus colegas de classe poderá ver seus temores e receios serem vencidos numa competição em que todos aprendem.
É importante frisar que toda competição tem um vencedor que é agraciado com uma premiação, mas se o professor achar conveniente poderá ter alguma premiação para segundo e terceiro lugares, de forma que ninguém se sinta excluído.
Contudo, até mesmo as equipes não vencedoras poderão ser contempladas neste rico aprendizado. O fato de não se vencer e ter de assistir a premiação da equipe adversária é momento de o professor trabalhar valores desconhecidos pela maioria de nossos alunos, como a capacidade de integrar todos na equipe, descobrir virtudes no outro e assim absorvê-las, reconhecer que a culpa da falha de uma equipe é de todos e não apenas de um, identificar deficiências e então corrigi-las....
Um campeonato de língua portuguesa ou de outras matérias também poderá ser realizado em parceria com professores de educação física, uma vez que estes também têm mais experiência na organização desse tipo de atividade.
No
caso, seria interessante realizar um campeonato que una esporte e saber
teórico, ou seja, para chegar a participar de um campeonato
esportivo, o aluno teria de mostrar suas habilidades em sala de aula, o
que certamente será estimulante para ele se comprometer com,
no mínimo, dois importantes aspectos, ou seja, o esportivo e
o intelectual.
É interessante o professor organizar os componentes de cada
equipe de forma a desfazer grupos previamente formados pelos
próprios alunos, formando um novo grupo mais
heterogêneo, ou seja, em que alunos que nunca se falaram
tenham chances de trabalharem juntos. Acredite, este aprendizado os
auxiliarão a vida inteira!