Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Pluralizando - 12/02/2009
O plural de cores e palavras compostas

'

É sempre importante relembrarmos o plural de palavras compostas, uma vez que estas sempre são motivos de indagações advindas de dúvidas no momento que precisamos escrever.

Abaixo, há dicas de quando devemos ou não pluralizar tais palavras. Você verá que está sendo abordadas, de uma maneira geral, as cores, uma vez que através destas teremos uma visão amplificada no que se refere à forma pluralizada de algumas palavras.

Observe:

Quando tivermos numa construção frasal, um substantivo que vem modificado por um adjetivo composto, ou seja, por duas palavras ligadas por hífen que adiciona alguma característica a ele, será sempre necessário recordar que:

Concorda com o substantivo somente o último elemento quando as cores estiverem modificadas por “claro/escuro”. Nestes casos, a primeira palavra não sofrerá nenhuma flexão, ou seja, sempre ficará no masculino e no singular.

Exemplo: Seus olhos são azul-claros. No caso, claros concordou com olhos e azul não sofreu nenhuma flexão, pois está composto.

Isto não ocorre apenas com as cores, mas com todos os adjetivos compostos, numa frase, independente de quantas palavras ele for formado, somente o último elemento concorda com substantivo, os demais ficarão no singular na composição de tal adjetivo. Exemplo: As competições franco-brasileiras nos trouxeram excelentes recordações dos velhos tempos.

Percebe-se, até aqui, que estamos nos referindo a adjetivos compostos, ou seja, dois adjetivos ligados por hífen que caracteriza um nome (substantivo), ou seja, o substantivo não está na composição, mas sim somente os adjetivos.

Com base nisto, faça estas outras ponderações:

Se um dos elementos formadores do adjetivo composto for representado por um substantivo (nome de alguma coisa), todo o adjetivo composto ficará invariável. Exemplo: As calças rosa-claro. No caso, rosa é, originalmente, um substantivo, ou seja, a rosa ou cor-de-rosa.

É por isso que tudo que significar “cor de” nunca irá para o plural, pois se é “cor de” é, evidentemente, substantivo, logo, um substantivo na forma adjetivada.

Atenção apenas para os adjetivos compostos surdo-mudo e pele vermelha, eles têm sempre os dois elementos flexionados, pois são dois nomes, ou seja, dois substantivos que agem como adjetivo ao qualificarem ou caracterizarem algum nome.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










3 COMENTÁRIOS

1 joão - ruasaumanuéu numero12
eu usei na Escola
03/11/2012 23:33:28


2 joão marcos - ruasaumanuéu numero 12
gostei do lapes de cor eu usei na Escola Eu pintei o sasiperere
03/11/2012 23:24:09


3 Silvia - Rio de Janeiro
Qual é o plural de lápis de cor?
12/07/2011 19:34:04


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.