Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Propagandas que não deram certo - 08/06/2009
Trocadilhos nas propagandas

'

Em postagens anteriores, já foram discutidos alguns aspectos do trocadilho que, segundo a ABL (Academia Brasileira de Letras), é o gracejo fundado na diferença de sentido entre palavras que se pronunciam de maneira semelhante. Ou seja, a pronúncia é parecida, mas o significado do resultado de tal semelhança é diferente.

A propaganda tem utilizado este recurso abundantemente e tem sido, ao que tudo indica, bem-sucedida, uma vez que de forma cômica consegue atrair pessoas a adquirirem determinados produtos e, também, tem conseguido fazer a marca propagada fixar-se na mente de um significativo número de pessoas.

Um bom exemplo disso é uma possível propaganda que, por não a acharem conveniente, não foi veiculada na mídia em geral, mas que está disposta no site “Desencannes” que faz referência às Lojas Todeschini, entre tantas outras marcas conhecidas por nós consumidores.

Observe: “Lojas Todeschini, toda esquina tem uma”. No caso, a presença do trocadilho é evidente, uma vez que a pronúncia da marca “Todeschini” favorece a formação da expressão “toda esquina”, que segue complementada, como vimos acima.

Usar desses recursos é uma importante estratégia para professores que trabalham com o público jovem, desde que zelado pelo bom-senso e nunca desrespeitando a faixa etária do alunado e, um fator muito importante também, ter consciência de que boa parte de materiais humorísticos atualmente, fazem alusão a situações apelativas, o que de maneira alguma é construtivo para a formação de nossos alunos.

No site citado acima, Desencannes, encontra-se diversas propagandas que, segundo seus editores, não foram e não poderiam ser aprovadas. Abaixo, há algumas destas para você, internauta, ter ideia dos trocadilhos que se pode encontrar por lá:

Cola Super Bond – “Bond mais” da conta, uai.

Mazda - Você pensa que não, “Mazda”.

Polícia Civil - Ajude-a, “Civil”, ligue.

Corega - Com Corega sua dentadura não “esCorega”.

Buscopan – “Busca o” leite também.

Sonny - Durma melhor, durma com “Sonny”.

Bicicletas Shimano – Aí, sua bike quebrou? “Shimano...”.

Citroën Xsara – Se você está doente por causa de um carro, compre um Citroën que “Xsara”.

Fonte das propagandas citadas, Desencannes: http://www.desencannes.com/perolas/slogans.php

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










3 COMENTÁRIOS

1 marina rosa nanicini - sao paulo
V.sas. como entendedores de alto nivel de nossa lingua peço, que, se possivel, fiquem alertas à propaganda de COREGA nos canais abertos e de TV a cabo. Quando da dita propagando eles nao se ¨ligaram ¨ quando ao plural da palavra gostoso, o acento continua como no singular e somente acrescentaram um ¨s¨ao final da palavra. Perdoeme mas nao consegui entrar no site e eles nao teem um link para contato, será que ninguem até agora notou que é uma coisa horrível? E verifiquei que V.Sas. trabalham para a melhoria de nossa lingua. Agradeço e peço que me perdoem caso esteja sendo inconveniente. marina
20/11/2010 21:19:23


2 luiza helena trecenti - lençóis paulista
achei muito criativo esses trocadilhos, uma forma legal para se trabalhar em sala de aula.
15/06/2009 14:15:31


3 Luciana -
Muito legal! Os trocadilhos que não foram utilizados são bem legais. Os jovens devem gostar muito de explorar esses tipos de textos. Professores que trabalham com esse nível de ensino devem ficar atentos.
15/06/2009 08:02:46


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.