Assaltaram a Gramática
Propagandas que não deram certo
Trocadilhos nas propagandas
Em postagens anteriores, já foram discutidos alguns aspectos do trocadilho que, segundo a ABL (Academia Brasileira de Letras), é o gracejo fundado na diferença de sentido entre palavras que se pronunciam de maneira semelhante. Ou seja, a pronúncia é parecida, mas o significado do resultado de tal semelhança é diferente.
A propaganda tem utilizado este recurso abundantemente e tem sido, ao que tudo indica, bem-sucedida, uma vez que de forma cômica consegue atrair pessoas a adquirirem determinados produtos e, também, tem conseguido fazer a marca propagada fixar-se na mente de um significativo número de pessoas.
Um bom exemplo disso é uma possível propaganda que, por não a acharem conveniente, não foi veiculada na mídia em geral, mas que está disposta no site “Desencannes” que faz referência às Lojas Todeschini, entre tantas outras marcas conhecidas por nós consumidores.
Observe: “Lojas Todeschini, toda esquina tem uma”. No caso, a presença do trocadilho é evidente, uma vez que a pronúncia da marca “Todeschini” favorece a formação da expressão “toda esquina”, que segue complementada, como vimos acima.
Usar desses recursos é uma importante estratégia para professores que trabalham com o público jovem, desde que zelado pelo bom-senso e nunca desrespeitando a faixa etária do alunado e, um fator muito importante também, ter consciência de que boa parte de materiais humorísticos atualmente, fazem alusão a situações apelativas, o que de maneira alguma é construtivo para a formação de nossos alunos.
No site citado acima, Desencannes, encontra-se diversas propagandas que, segundo seus editores, não foram e não poderiam ser aprovadas. Abaixo, há algumas destas para você, internauta, ter ideia dos trocadilhos que se pode encontrar por lá:
Cola Super Bond – “Bond mais” da conta, uai.
Mazda - Você pensa que não, “Mazda”.
Polícia Civil - Ajude-a, “Civil”, ligue.
Corega - Com Corega sua dentadura não “esCorega”.
Buscopan – “Busca o” leite também.
Sonny - Durma melhor, durma com “Sonny”.
Bicicletas Shimano – Aí, sua bike quebrou? “Shimano...”.
Citroën Xsara – Se você está doente por causa de um carro, compre um Citroën que “Xsara”.
Fonte das propagandas citadas, Desencannes: http://www.desencannes.com/perolas/slogans.php