Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Crônica na Escola - 14/05/2009
Uma Proposta para a Sala de Aula

'

Inserir o aluno no mundo da leitura é uma tarefa desafiadora para quaisquer professores que a entendem como fundamental para ampliar a visão de mundo de seus alunos e, também, o vocabulário de cada um deles, aumentando a possibilidade de saberem se posicionar ante aos diversos temas na sociedade que pertencem ou fora dela.

O dicionário digital Aulete, traz a seguinte definição para crônicas:

“Breve narrativa sobre temas cotidianos e atuais. Narrativa com descrição de personagens e da evolução de fatos e circunstâncias ao longo do tempo. Relato detalhado dos principais acontecimentos de uma determinada situação ou evento. Conjunto de notícias ou boatos referentes a certos fatos ou assuntos.”

As crônicas são materiais que podem ajudar o professor nesta tarefa, pois quando um aluno tem contato com crônicas, ele começa a perceber que o campo da leitura pode ter muito mais a ver com a realidade do cotidiano das pessoas de uma comunidade do que ele supostamente tenha imaginado até aquele dado momento.

As crônicas também podem ser valioso método para incentivá-los a escrever sobre a própria vida ou sobre a vida de alguém e, ainda, resgatar valores na vida de pessoas próximas a eles (uma vez que alguém só conta o que viu ou sabe) que talvez passassem despercebidos.

Em crônicas é comum autores tratarem de assuntos sérios através de uma linguagem mais coloquial e, algumas vezes, tratá-los com humor, tais características podem despertar a atenção dos alunos para o universo das palavras.

Além disso, outra possibilidade de trabalho é o da reflexão, uma vez que o aluno/autor começa a sentir-se no poder de “dar os contornos” que achar interessante no que pretender retratar.

Isto pode ser feito através de perguntas direcionadas pelo professor que pode perguntar a eles, entre outras coisas, como é a vida cotidiana hoje e como ela poderia ser no futuro.

Esses momentos de reflexão podem fazê-los compreender o nosso poder de protagonista da crônica da nossa própria vida, e que um futuro brilhante está condicionado a um presente bem-regido.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










2 COMENTÁRIOS

1 FRANCINELIO - JATAIGO
NOIS SOMOS BONITO
20/02/2013 13:36:52


2 Karin Mendes - Fortaleza
Ótima cnclusão: o aluno percebe que é o protagonista da crônica de sua vida. Comprei a ideia e vou tornála vivenciável onde trabalho.
16/03/2010 07:55:49


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.