É fato que nossos alunos sabem muito bem expressar-se com
clareza dentro de um meio social mais informal, pois acreditam que em
ambientes assim eles têm mais liberdade de
utilização de quaisquer palavras e frases.
Um dos grandes desafios do professor é quebrar essa
barreira, mostrando aos seus alunos que, mesmo formalizada, a
língua portuguesa é rica e repleta de
possibilidades de uso.
Alunos barulhentos, que falam muito, que interagem das mais diversas
formas são rotinas em muitas de nossas escolas.
Para vencer o desafio de ampliar os conhecimentos de seus alunos quanto
ao
uso formal da língua portuguesa, o professor pode
lançar mão das (muitas) falas que sempre ouve
durante suas aulas.
Uma piada, uma brincadeira qualquer, uma fofoca (não cite
nomes), uma narrativa sobre alguma cena de novela ou filme... Nossa, as
oportunidades são imensas, por isso, anote todas elas.
Você pode aproveitar a riqueza de palavras e
expressões que eles usam diariamente e, ao final da semana
ou da aula, surpreendê-los com seus registros.
Assim, você terá grandes chances de conseguir a
atenção de seus alunos, dado os
conteúdos reais que, mesmo informalmente, são
elaborados por eles todos os dias.
Com isso, você também pode aumentar as
possibilidades de eles prestarem um pouco mais de
atenção no que falam perto de você,
aumentando ainda mais as aprendizagens dessas crianças,
jovens e adultos.
Podemos nos surpreender com os resultados de abordagens a partir do
informal e daquilo que os alunos já conhecem.
Mesmo se eles falarem de modo inadequado a um contexto formal, o que
é perfeitamente possível dentro do calor do
momento da conversação entre os colegas da
classe, você pode transferir quaisquer frases ao formal.
Essa ação ficará ainda mais rica se
esse processo for realizado juntamente a eles.
Para se ter ideia dos conteúdos que podem ser
úteis às suas aulas, você pode
até mesmo usar gírias e expressões
específicas da idade e do contexto da região que
seus alunos residem.
Brinque com as frases que eles usam para se comunicar, mas
faça isso de um modo sadio, sem expor ninguém.
Considere que, a partir do momento que um aluno fala e outro o entende,
a língua cumpriu a função de
estabelecer comunicação entre as partes, mesmo
sem utilizar qualquer regra da gramática normativa que tanto
zelamos.
O que acontece é que, sem saber, esses mesmos alunos
não sabem que fazem uso de algumas formas de regras, as
quais são perfeitamente compreendidas por eles.
Utilizando textos orais criados pelos próprios alunos em
contextos informais, você, prezado professor, dará
grande contribuição para que sejam rompidas
algumas barreiras quanto à aprendizagem da língua
formalizada.
Você ainda contribuirá para que seus alunos
adquiram maior consciência quanto ao uso da língua
portuguesa, adequando-a aos mais diferenciados contextos comunicativos.