Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Alunos Barulhentos nas Aulas de Língua Portuguesa? - 06/11/2012
Aproveite Essa Grande Oportunidade de Trabalho

'

É fato que nossos alunos sabem muito bem expressar-se com clareza dentro de um meio social mais informal, pois acreditam que em ambientes assim eles têm mais liberdade de utilização de quaisquer palavras e frases.

Um dos grandes desafios do professor é quebrar essa barreira, mostrando aos seus alunos que, mesmo formalizada, a língua portuguesa é rica e repleta de possibilidades de uso.

Alunos barulhentos, que falam muito, que interagem das mais diversas formas são rotinas em muitas de nossas escolas.

Para vencer o desafio de ampliar os conhecimentos de seus alunos quanto ao uso formal da língua portuguesa, o professor pode lançar mão das (muitas) falas que sempre ouve durante suas aulas.

Uma piada, uma brincadeira qualquer, uma fofoca (não cite nomes), uma narrativa sobre alguma cena de novela ou filme... Nossa, as oportunidades são imensas, por isso, anote todas elas.

Você pode aproveitar a riqueza de palavras e expressões que eles usam diariamente e, ao final da semana ou da aula, surpreendê-los com seus registros.

Assim, você terá grandes chances de conseguir a atenção de seus alunos, dado os conteúdos reais que, mesmo informalmente, são elaborados por eles todos os dias.

Com isso, você também pode aumentar as possibilidades de eles prestarem um pouco mais de atenção no que falam perto de você, aumentando ainda mais as aprendizagens dessas crianças, jovens e adultos.

Podemos nos surpreender com os resultados de abordagens a partir do informal e daquilo que os alunos já conhecem.

Mesmo se eles falarem de modo inadequado a um contexto formal, o que é perfeitamente possível dentro do calor do momento da conversação entre os colegas da classe, você pode transferir quaisquer frases ao formal.

Essa ação ficará ainda mais rica se esse processo for realizado juntamente a eles.

Para se ter ideia dos conteúdos que podem ser úteis às suas aulas, você pode até mesmo usar gírias e expressões específicas da idade e do contexto da região que seus alunos residem.

Brinque com as frases que eles usam para se comunicar, mas faça isso de um modo sadio, sem expor ninguém.

Considere que, a partir do momento que um aluno fala e outro o entende, a língua cumpriu a função de estabelecer comunicação entre as partes, mesmo sem utilizar qualquer regra da gramática normativa que tanto zelamos.

O que acontece é que, sem saber, esses mesmos alunos não sabem que fazem uso de algumas formas de regras, as quais são perfeitamente compreendidas por eles.

Utilizando textos orais criados pelos próprios alunos em contextos informais, você, prezado professor, dará grande contribuição para que sejam rompidas algumas barreiras quanto à aprendizagem da língua formalizada.

Você ainda contribuirá para que seus alunos adquiram maior consciência quanto ao uso da língua portuguesa, adequando-a aos mais diferenciados contextos comunicativos.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.