Linguagem do Messenger - 30/04/2009
Adequação da Linguagem em Diversas Ocasiões
1 Pamela almeida - Sao Paulo
ESSA LINGUAGEM NOS ATRAPALHA MUITO POIS ENTROU EM NOSSA VIDA DE FORMA PERPREQUIÇA.
09/08/2010 15:00:23
2 GABRIELLE - SP
OI MEU NOME É GABI E EU TENHO 07 ANOS E EU
GOSTO MUITO DE VOCEIS E BORALHEIRA TOMA
CUIDADO COM A RATAZANA E COM OS BEBEIS E TODOS
TOMA MASTANTÃO CUIDADO BEJOS THAL:
11/07/2010 21:15:33
3 Nelcio Oneides Sousa Silva - Barra do MendesBA
Percebo que no decorrrer de minha vida que o uso desordenado de abreviaturas e uso exagerado do internetês vem causando polêmica. Os alunos já não discernem mais a escrita formal com essa tal linguagem. Tornouse um cìrculo vicioso, acredito. È imprencidível que seja trabalhada as mais diversas formas de linguagem e que contextualize tais linguagens.
02/11/2009 14:49:45
4 Renata Gonçalves Silva - Bertioga
É fato que a didática do professor em sala de aula tem que ser realizada de forma envolvente, ainda mais quando é necessário apresentar novo conteúdo específico aos alunos, principlamente sobre as nomenclaturas gramaticais como fala a reportagem. Quando o público alvo é os jovens esta didática deve estar aliada a criatividade e inovação. Agora, é de supra importância que professores de Língua Portuguesa façam com que seus alunos percebam que não existe uma única forma de comunicação, mas que precisam adequar sua linguagem de acordo com a situação: não dá pra escrever pô meu... num requerimento ao diretor da escola, mas é claramente permitido num papo com o amigo pelo Messenger. E mais, a simplificação de palavras e troca de fonemas são permitidos na conversa pelo tão famoso MSN, porém não é aceito numa conversa formal. Expor aos alunos novas formas de comunicação e o entendimento de saber usála no momento certo é um grande passo para uma aprendizagem com sucesso e nada melhor que finalizar a receita com sucesso!
05/06/2009 23:38:37
5 Ana Paula Dias Morales - Lençóis Paulista
Como trabalho com Educação Infantil, não tenho experiência com trabalho em Lingua Portuguesa, que acaba sendo uma realidade bem forte no Ensino Fundamental, mas já pensei muitas vezes no uso da linguagem dessa forma que é feita, principalmente, através do Messenger.
Posso então falar como usuária do recurso. Concordo com o início do texto que discute que não se justifica o fato de dizerem que tantas abreviações podem ser usadas por causa da pressa do dia a dia, e também concordo que a linguagem deve ser usada como roupagem, adaptandose a realidade do ambiente. Porém, acredtio que o problema real está em que, atualmente, os jovens não sabem escrever corretamente, independete do tipo de texto que produzem. Falo isso analisando o meu comportamento. Quando iniciei o uso da ferramenta messenger, não conseguia fazer nenhuma abreviação, era muito estranho algumas vezes ter que escrever até errado só para economizar algumas teclas na digitação, como ksa, por exemplo. Com o passar do tempo, comecei a me acostumar com certas abreviações mais simples como: vc, pq, q, fds, bjs... mas há várias coisas que não consigo utilizar.
Enfim, o que posso concluir com isso é que por fazer uso correto, formal da linguagem, sinto dificuldade em usála incorretamente e sei que há lugares específicos para seu uso, o que não acontece com aqueles que não se apropriaram ainda da forma correta formal de escrita .
21/05/2009 11:56:24
6 Edilene Faco do Prado - Lençóis Paulista
Podemos observar com o passar do tempo que os alunos só irão escrever bem e melhor através de diferentes textos e recursos, pois estes facilitam a intereção do aluno com omeio e com a tecnologia ao qual está inserido. Se trabalharmos tendo um objetivo específico e usarmos a tecnologia a nosso favor só teremos benefícios.
05/05/2009 15:22:20
7 Ilana Gottardi - Lençóis Paulista
Creio que é muito interessante esse posicionamento a respeito do uso da liguagem adaptada aos meios informáticos, vez que a maioria dos educadores apressentam uma visão diversa sobre o tema.
Assim, a maioria tem cosiderado prejudicial o uso da linguagem difundida pelos meios eletrônicos, sob a desculpa de transmitir tais erros para a prática da linguagem culta.
05/05/2009 14:17:10
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.