A Arte do Convencimento - 22/12/2009
Comportamento Social
O comportamento de uma sociedade deve ser pensado e repensado várias vezes numa tentativa de, no mínimo, corrigir maus hábitos.
Se pararmos para refletir um pouco, veremos que nossa conduta é inúmeras vezes orquestrada pela mídia, a qual apregoa hábitos de conduta e, até mesmo, pensamentos e concepções, sabe-se lá com quais intenções.
Não é tão difícil de deduzir que tudo o que se apregoa em muitos canais de comunicação, como a internet, a televisão, a rádio, os jornais impressos e as revistas, tem um fundo propagandístico que pretende vender produtos, serviços e, acredite, até ideias e conceitos.
Professor, reserve uma aula para fazer o aluno desenvolver uma postura crítica diante de tudo aquilo que lhe é exposto, dia após dia, pelas muitas propagandas nos meios comunicativos.
Para isso, busque textos (ou os produza você mesmo) na internet ou nas revistas e livros impressos, em que uma ação de marketing gerou uma reação de aquisição quase que imediata.
Com textos que tratam de assuntos assim, o professor já terá argumentos suficientes para contribuir para boa formação de seus alunos, questionando-os, por exemplo, sobre quantas vezes adquirimos algo só porque este algo está na moda, sem ao menos desenvolvermos uma postura crítica a respeito do objeto, ideias ou sentimentos a ser adquiridos.
As novelas, por exemplo, costumam ditar hábitos de comportamentos à sociedade! Oriente-os a respeito delas, pois até a caracterização dos personagens (ou das personagens, como se preferir) é feita de modo a firmar (e quem sabe até perpetuar) modelos de como pensar e entender as mais diversas situações.
Esclareça que questão não consiste em assistir ou não a novelas, filmes ou propagandas, mas sim, em desenvolver uma forma de “filtro comercial”, de maneira que só fique em nós somente aquilo que conscientemente permitimos.
O jovem precisa saber que esta postura não deve ser desempenhada apenas ante as propagandas televisivas ou de alguma outra ordem, mas em todos os momentos de nossas vidas, pois é necessário filtrarmos todas as informações que nos bombardeiam diariamente, efetivadas nas mais diversas formas.
Um aluno bem-preparado em tais assuntos, torna-se um cidadão consciente, que contribuirá para uma sociedade melhor. O professor, por sua vez, terá um aluno cada dia melhor em suas aulas, pois este compreenderá que até mesmo a maneira como age ante a seus instrutores pode, também, sofrer interferências de modelos propagados por diversas fontes e que, muitas vezes, ele, como aluno, está reproduzindo comportamentos de outros, sem nem ao menos perceber.
1 ROCK HUDSON MATIAS FARIAS - Nossa Senhora do Socorro/SE
Acredito nesse artigo no qual mostra a procupação de muitos venderos vender e ditar modismos para os consumidores de carteirinha.Muitos comprão pela marca da etiqueta e não pelo tecido se é bom ou ruim.É claro que devemos buscar o melhor,mas não se apegar no melhor.Devemos saber o que nos é bom e saber excluir o que nos empurra para o consumismo exagerado.
26/06/2012 12:57:23
2 LINDINALVA FERNANDES - VITÓRIAES
Eu adorei todo o conteúdo do artigo .Isso nos faz refletir que, atualmente o adolescente pouco se expressa com os colegas,e quando o faz é de modo virtual. Essa é uma ótima oportunidade para dialogarmos e ouvirmos nossos alunos.Trabalho como professora de língua portuguesa no ens. fundamental.
07/01/2011 09:54:32
3 Valéria Rosa Gonçalves - Bertioga / SP
Eu concordo com o artigo.Faz falta no currículo existir uma matéria,um espaço a fim de que as crianças/adolescentes, pudessem aprender a pensar,nessa suposta aula de filosofia poderíamos discutir com os pequenos sobre essa pressão da mídia sobre eles.
26/11/2010 13:57:21
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