Planeta Educação

Assaltaram a Gramática

Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

A Arte do Convencimento
Comportamento Social

O comportamento de uma sociedade deve ser pensado e repensado várias vezes numa tentativa de, no mínimo, corrigir maus hábitos.

Se pararmos para refletir um pouco, veremos que nossa conduta é inúmeras vezes orquestrada pela mídia, a qual apregoa hábitos de conduta e, até mesmo, pensamentos e concepções, sabe-se lá com quais intenções.

Não é tão difícil de deduzir que tudo o que se apregoa em muitos canais de comunicação, como a internet, a televisão, a rádio, os jornais impressos e as revistas, tem um fundo propagandístico que pretende vender produtos, serviços e, acredite, até ideias e conceitos.

Professor, reserve uma aula para fazer o aluno desenvolver uma postura crítica diante de tudo aquilo que lhe é exposto, dia após dia, pelas muitas propagandas nos meios comunicativos.

Para isso, busque textos (ou os produza você mesmo) na internet ou nas revistas e livros impressos, em que uma ação de marketing gerou uma reação de aquisição quase que imediata.

Com textos que tratam de assuntos assim, o professor já terá argumentos suficientes para contribuir para boa formação de seus alunos, questionando-os, por exemplo, sobre quantas vezes adquirimos algo só porque este algo está na moda, sem ao menos desenvolvermos uma postura crítica a respeito do objeto, ideias ou sentimentos a ser adquiridos.

As novelas, por exemplo, costumam ditar hábitos de comportamentos à sociedade! Oriente-os a respeito delas, pois até a caracterização dos personagens (ou das personagens, como se preferir) é feita de modo a firmar (e quem sabe até perpetuar) modelos de como pensar e entender as mais diversas situações.

Esclareça que questão não consiste em assistir ou não a novelas, filmes ou propagandas, mas sim, em desenvolver uma forma de “filtro comercial”, de maneira que só fique em nós somente aquilo que conscientemente permitimos.

O jovem precisa saber que esta postura não deve ser desempenhada apenas ante as propagandas televisivas ou de alguma outra ordem, mas em todos os momentos de nossas vidas, pois é necessário filtrarmos todas as informações que nos bombardeiam diariamente, efetivadas nas mais diversas formas.

Um aluno bem-preparado em tais assuntos, torna-se um cidadão consciente, que contribuirá para uma sociedade melhor. O professor, por sua vez, terá um aluno cada dia melhor em suas aulas, pois este compreenderá que até mesmo a maneira como age ante a seus instrutores pode, também, sofrer interferências de modelos propagados por diversas fontes e que, muitas vezes, ele, como aluno, está reproduzindo comportamentos de outros, sem nem ao menos perceber.

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