Assaltaram a Gramática
 

Um Toque na Língua - 02/03/2011
Emprego do Hífen - Lições 5 e 6

'

Emprega-se o hífen nas palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento.

Exemplos: abóbora-menina, couve-flor, erva-doce, feijão-verde, benção-de-deus, erva-do-chà¡, ervilha-de-cheiro, fava-de-santo-inácio, bem-me-quer (nome de planta que também se dá à margarida e ao malmequer); ipê-do-cerrado; andorinha-do-mar, cobra-dágua, lesma-de-conchinha, bem-te-vi, porco-da-índia, etc.

Observações:

- Além das denominações botânicas e zoológicas, que já contam com uma regra clara no acordo, os produtos afins e derivados também devem receber hífen segundo a tradição ortográfica.

Exemplos: azeite-de-dendê, bálsamo-do-canadá...

- No entanto, não levam hífen expressões como: "água de coco" e "sumo de laranja", "suco de limão"....

Emprega-se o hífen nos compostos com os advérbios bem e mal, quando estes formam uma palavra com sentido próprio com o elemento que vem a seguir, sendo este elemento iniciado por vogal ou h. No entanto, o advérbio bem, ao contrário do mal, pode não se aglutinar, istoé, não se juntar com palavras começadas por consoante. Eis alguns exemplos das várias situações:

bem-aventurado, bem-estar, bem-humorado; mal-afortunado, mal-estar, mal-humorado; bem-criado (confira: malcriado), bem-ditoso (confira: malditoso), bem-falante (confira: malfalante), bem-mandado (confira: malmandado), bem-nascido (confira: malnascido), bem-soante (confira: malsoante), bem-visto (confira: malvisto).

Observação: Em muitos compostos, o advérbio bem aparece aglutinado com o segundo elemento, tendo, ou não, este segundo elemento um sentido próprio.

Exemplos: benfazejo, benfeito, benfeitor, benfeitoria, benquerença, etc.

Sugestão: Para melhor memorizar esta e as próximas regrinhas sobre o emprego do hífen, procure formar frases com alguns dos exemplos acima, associando-os a algumas tarefas do seu dia a dia.

Abaixo, segue o endereço para quem desejar pegar o arquivo contendo as 16 lições e respectivos exercícios da primeira parte da série Um Toque na Língua sobre os principais pontos de ortografia:

http://www.nlnp.net/toque.zip

Lembrete Importante aos Deficientes Visuais: Procure ler também em Braille, ele o ajudará a fixar melhor a grafia das palavras.

Bons estudos e ótimas leituras!

Prof. Eduardo Fernandes Paes
Porto Alegre, RS
E-Mail: nlnp@nlnp.net

Avaliação deste Artigo: 5 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.