O suicídio - 19/03/2009
O verbo suicidar e o pronome reflexivo
Antes de começarmos a discutir sobre este verbo, considero necessário relembrarmos que a partícula “se” é reflexiva e, por isso, faz com que a ação do verbo volte para o sujeito de uma frase ou revele mutualidade, segundo o dicionário Aulete.
Sendo assim, para que o emprego desta partícula seja correto, o verbo não pode ter uma carga semântica que, por si só, reflete ou indique a ação que está sugerindo.
São muitos os verbos que precisam deste pronome (se) para fazer a ação voltar para si mesmo ou para indicar o sujeito de uma frase, como os verbos dignar-se, arrepender-se, esforçar-se, entre outros.
Contudo, no caso do verbo “suicidar”, não há esta necessidade, ou seja, o verbo suicidar não é pronominal, uma vez que a lexicografia traz a definição para ele como a ação de “acabar com a própria vida e/ou matar-se”.
Isto é bastante lógico porque não é comum ouvirmos pessoas dizendo que alguém suicidou alguém, quem suicida, suicida a si mesmo, evidentemente, dispensando assim a necessidade de um pronome reflexivo, como a partícula "se".
Todavia, nós todos sabemos que ninguém utiliza o verbo em questão desacompanhado do pronome “se”, por isso, ainda que neste caso identifica-se um pleonasmo, ou seja, a repetição desnecessária de um conceito ou redundância de um termo, não há maiores problemas em dizer “suicidar-se”, uma vez que a expressão já está consagrada pelo uso.
Fonte: http://www.nlnp.net/suicida.htm; Aulete – Dicionário Digital, Imagem extraída do blog Lira, palavras soltas.
1 Elza Fumagalli - São José do Rio Preto
Estou pesquisando a respeito dos verbos reflexivos e pronominais e, até agora, ainda estou em dúvida sobre os verbos suicidarse e pentearse, pois encontrei as duas classificações para os dois referidos verbos. Afinal, qual é o correto? Desde já agradeço a atenção.
26/08/2013 23:43:59
2 Tânia Maria Teles de Matos - Amélia Rodigues
seria bom que todas as pessoas tivesse acesso
11/07/2009 01:53:50
3 Rômulo Faria - São José dos Campos
Muito legal o texto Erika. Ja discuti isso com várias pessoas mas, realmente, dificilmente vemos alguém usando a expressão de forma correta. A maioria da pessoa ainda insiste no se matouse rs. Um dia, quem sabe, ainda conseguiremos reverter a situação.
24/03/2009 11:24:59
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.