Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Alguns Prefixos e a Nova Ortografia - 27/02/2009
Entendendo os Prefixos pré, pró, re e co

'

Já se sabe que os prefixos acentuados sempre serão grafados com hífen independente do início da palavra que o segue, como é o caso das palavras pré-escola, pós-graduação e pró-amigo.

Contudo, é possível sermos confundidos com prefixos que, se não fosse a ausência do acento, são escritos de forma semelhante.

Neste artigo, falarei sobre quatro prefixos que possuem, de alguma forma, algumas particularidades. Numa próxima postagem, abordarei outros prefixos que no geral causam mais dúvidas.

  • Os prefixos “pre e pro”, quando não acentuados, seguem a tradição lexicográfica, ou seja, continuam sendo grafados como sempre foram registrados nos dicionários.

Exemplos: Proeminência, prosseguir, propor, preencher, preestabelecer, preexistir.

  • O prefixo “re” sempre se aglutina com o segundo elemento, mesmo que este comece por “h”.

    Exemplos: Reabastecer, reabitar, reembolsar.

Perceba também, que mesmo a segunda palavra começando por “e”, no caso de /re – embolsar/, houve a junção dos dois elementos.

  • O prefixo “co”, talvez o prefixo que mais causa dúvidas, sempre se aglutinará com o segundo elemento, ainda que este se inicie por "o" ou por "h".

Exemplos: Coabitação, coerdeiro, coordenar.

No caso de "carboidrato", assume duas grafias, ou seja, “carboidrato ou carbo-hidrato”, uma vez que não há perda do som da vogal.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u489796.shtml

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










6 COMENTÁRIOS

1 julian ester carvalho - ciabá
gostei muito da sua pagina na internet prosima trabalho meu ja vo entra aki pq minha prafessora falo que essa pagina é muito boa
27/09/2011 16:41:12


2 CLAUDIO - São Paulo
Como ficaria então o caso de cofundar/ cofundador??? Não há qualquer comentário ou referência a respeito nem nos dicionários atualizados. Gentileza responder, grato
27/06/2011 16:31:29


3 Rosalice Vieira da Silva - Barreiras Bahia
Ouvi outro dia alguém comentar que as mudanças ortográficas ainda não tinham sido assinadas definitivamente , não sei concretamente sobre esse fato. Porém os livros escolares já deviam ter vindo em 2009 pelo menos contendo observações sobre as novas propostas ortogáficas
08/06/2009 18:22:50


4 Maria Terezinha Pereira Giglioli - Lençois Paulista
Estou muito contente, em participar das leituras sobre a nova ortografia. Devemos ler muitas vezes,e aproveitar o uso cotidiano destas palavras nos textos das crianças.
19/05/2009 16:20:53


5 Ilana Andresa Silvetrini Gottardi - Lençõis Paulista
Adorei estes artigos a respeito da Língua Portuguesa. As alterações sofridas por nossa lingua merecem divulgação. Meus respeitos, Ilana.
12/05/2009 13:47:57


6 Jandira Augusta Dos Santos. - SalvadorBahia.
Espero continuar aproveitando de maneira positiva os artigos divulgados, referentes à nossa Língua Portuguesa.
10/03/2009 20:41:25


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.