Assaltaram a Gramática
Erika de Souza Bueno Coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação; Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo; Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família; Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br). E-mail: erika.bueno@fk1.com.br

Contos de Fadas - 23/04/2009
Uma Possibilidade de Trabalho com Adolescentes

'

Apesar dos contos de fadas serem materiais utilizados normalmente para o ensino de crianças nos primeiros anos escolares, o que na maioria das vezes são fontes riquíssimas para começar a inseri-las no mundo letrado, tal categoria de contos também pode se apresentar como matéria-prima para as aulas de língua portuguesa para adolescentes.

Ainda que na fase da adolescência haja uma forte tendência de eles fazerem um muro de separação com a infância, apresentar os contos de fadas sob uma nova perspectiva faz estes jovens alunos refletirem sobre pontos que lhes eram obscuros na infância, uma vez que a “enciclopédia de vida” na infância é pequena, não permitindo a identificação de pontos mais profundos.

Quando os contos de fadas são contados a uma criança, ela não absorve pontos que poderão ser questionados com um adolescente em sala de aula. Um exemplo disso é quando recontamos a história da “A Bela Adormecida” para adolescentes.

Pontos como o da espera de 100 anos para a concretização do amor podem ser discutidos com eles, uma vez que o professor poderá lançar mão do artifício de fazê-los compreender que é preciso esperar o encerramento de um ciclo para que outro possa começar naturalmente.

Os 100 anos de sono da Bela adormecida é uma tipologia da necessidade de amadurecimento para o amor, um tema de extrema importância para ser discutido entre adolescentes que estão cada vez ingressando mais cedo em mundos que deveriam apenas ser participado por adultos.

Como a grande maioria dos alunos adolescentes já conhece os vários contos de fadas, fica fácil para o professor explicar que assim como eles não entenderam muitos pontos em tais contos porque eram crianças quando estes lhe foram apresentados, há muitas coisas hoje em plena a adolescência deles que só entenderão na vida adulta.

Tratar sobre assuntos referentes a conflitos familiares e sociais também é uma ótima oportunidade, pois muitos desses conflitos só existem porque pais e filhos com idades, evidentemente diferentes, entram em debate por um não compreender as posições de outro.

No conto de “A Branca de neve” pode também ser levantados pontos sobre a rivalidade que existia entre a madrasta e a protagonista desse belo conto...

Sendo assim, utilizar os contos de fadas em sala de aula para trabalhar assuntos de diversas ordens com adolescentes constitui-se uma riquíssima fonte para o desenvolvimento da arte de lecionar.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










10 COMENTÁRIOS

1 Lidia Moreira - Nova Iguaçu
Muito interessante, eu já trabalhava contos de fada no 6º ano, mas confesso que não tinha essa visão. Vou reformular minha maneira de abordar o gênero. Parabéns
26/06/2011 16:52:33


2 ana karoline - sao paulo
nossa meu deos e miuto legal
23/05/2011 13:14:53


3 elyege - inhambupe
adorei a idéia , mas goataria de saber como trabalhar na prática!!!esse conteúdo que é tão gostoso
16/10/2009 19:26:51


4 Cris - SP
Gostei mais acho que precisava de mais dicas de como trabalhar, há várias possibilidades, pois com adolescente não podemos trabalhar como na Ed. infantil, senão vão achar ruím e o trabalho já era.
31/05/2009 14:04:58


5 Gilvana Karla - CaruaruPE
Gostei do artigo, mas também gostaria de uma dica de como trabalhar com contos de fada com adoslescentes.
24/05/2009 19:44:25


6 Tânia Maria da Silva Barros - Lençóis Paulista
Adorei o artigo. Qualquer pessoa adora contos de fadas e trabalhar eles com adolescentes seria muito interessante e enriquecedor, pois nessa fase os jovens adoram histórias românticas, portanto através dos contos poderá fazer grandes ligações com a realidade.
18/05/2009 14:06:04


7 Aparecida - Lençóis Paulista
tRABALHAR CONTOS DE FADAS É ENTRAR NO MUNDO DA MAGIA, VIVER NUM MUNDO DE SONHOS E FANTASIAS, ASSIM VOLTA O ROMANTISMO PERDIDO AO LONGO DA HISTÓRIA.
12/05/2009 09:44:05


8 SILMARA CRISTIANE BAZO - LENCOIS PAULISTA
É MUITO GOSTOSO E INTERESSANTE TRABALHAR CONTOS DE FADAS COM AS CRIANÇAS O MATERIAL E MUITO RICO E AS CRIANÇAS GOSTAM MUITO E SE INTERESSAM ABRAÇOS
11/05/2009 13:58:27


9 camila - lençóis paulista
gostei do artigo mas gostaria que tivesse mais informções de como trabalhar na pratica com este tema
26/04/2009 16:33:56


10 eliete rodinski mota campos - foz do iguaçu pr
Achei muito interessante essa possibilidade de trabalhar com adolescentes contos de fadas, levandoos a perceber ligações que podem ser feitas entre a fantasia e a realidade, vou aproveitar essa idéia para a minha pratica educativa. amplexos.
24/04/2009 16:07:37


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.