Sobre mestres e professores - 26/01/2006
Georges Gusdorf
O mestre é aquele que ultrapassou a concepção de uma verdade como fórmula universal, solução e resolução do ser humano, para se elevar à idéia de uma verdade como procura.
O mestre não possui a verdade e não admite que alguém possa possuir. Faz-lhe horror o espírito de proprietário do pedagogo, e a sua segurança na vida.
O obscurantismo pedagógico procura asilo e refúgio na tecnicidade. Ele aborda os problemas do ensino através da particularidade das faculdades humanas, propondo-se educar a atenção, a memória, a imaginação, ou pela descrição das especialidades didáticas, propondo-se então a tarefa de facilitar a aprendizagem do cálculo, do latim ou da ortografia.
O pedagogo transforma a sua classe numa oficina que trabalha com vista a um rendimento; ele mantém a sua boa consciência à custa de gráficos e de estatísticas sabiamente dosadas e cheias de promessas.
No seu universo milimetrado, faz figura aos seus próprios olhos de feiticeiro laico e obrigatório, manipulador de inteligência sem rosto.
O mestre autêntico é aquele que nunca esquece, qualquer que seja a especialidade ensinada, que é da verdade que se trata. Há programas, bem entendido, e atividades especializadas.
É mister, tanto quanto é possível, respeitar os programas. Mas as verdades particulares repartidas através dos programas não são senão aplicações e figurações de uma verdade de conjunto, que é uma verdade humana, a verdade do homem para o homem.
A cultura não é outra coisa senão a tomada da consciência, por cada indivíduo, dessa verdade que fará dele um homem.
O pedagogo assegura o melhor possível ensinamentos diversos; reparte conhecimentos. O mestre quer ser antes de tudo um iniciador da cultura. A verdade é para cada um o sentido da sua situação.
A partir da sua própria situação em relação à verdade o mestre tenta despertar os seus alunos para a consciência da verdade particular de cada um.
Georges Gusdorf. Professores para quê? (1970)
1 Sonia Santana - Vila Velha ES
Gostaria de uma explicação sobre A linguagem fornece a senha de entrada do mundo humano` E a linguagem não cria o mundo,objetivando o mundo ja la esta. A virtude da linguagem,todavia,é a de constituir,a partir de sensações incoerentes,um universo á medida da humanidade.
31/07/2012 22:42:09
2 Masrcos Miranda Teles - Fortaleza
Perceberse que a concepção pedagógica do referido autor é extritamente objetiva, racionalista ficando a dimensão afetiva, emocional excluida, comop se explica uma educação dicotômica.
28/06/2012 16:30:34
3 Edicleia - sarzedo
gostaria de saber o significado dessa frase:“A linguagem não cria o mundo objetivamente o mundo já lá está. A virtude da linguagem, todavia, é a de constituir, a partir de sensações incoerentes, um universo à medida da humanidade.” Gusdorf
14/03/2012 13:00:35
4 Regina - Rio de Janeiro
Gostaria de saber por que Gusdorf diferencia o professor do mestre?
03/08/2011 17:53:03
5 Regina Célia de Jesus Carvalho - Rio de Janeiro
Gostaria de uma analise das afirmações abaixo de Gusdorf.
Mas a culpa de um pedagogo de tipo usual reside em não duvidar de si mesmo. Detentor da verdae, propõese apenas impôla aos outros pelas técnicas mais eficazes.
03/08/2011 17:46:53
6 Regina Célia de Jesus Carvalho - Rio de Janeiro
Gostaria de uma analise das afirmações abaixo de Gusdorf.
Mas a culpa de um pedagogo de tipo usual reside em não duvidar de si mesmo. Detentor da verdae, propõese apenas impôla aos outros pelas técnicas mais eficazes.
03/08/2011 17:46:33
7 Regina Célia de Jesus Carvalho - Rio de Janeiro
Gostaria de uma analise das afirmações abaixo de Gusdorf.
Mas a culpa de um pedagogo de tipo usual reside em não duvidar de si mesmo. Detentor da verdae, propõese apenas impôla aos outros pelas técnicas mais eficazes.
03/08/2011 17:44:11
8 Regina célia de Jesus Carvalho - Rio de Janeiro
Por que Gusdorf diferencia o professor do mestre?
03/08/2011 17:40:30
9 joao - poa
Gostaria de um comentário sobre: “A linguagem não cria o mundo objetivamente o mundo já está lá. A virtude da linguagem, todavia é, a de construir, a partir de sensações incoerentes, um universo à medida da humanidade.”
e a frase A linguagem fornece a senha de entrada no mundo humano
07/03/2011 23:11:25
10 dayvison - bh
gostaria de saber o significado dessa frase:“A linguagem não cria o mundo objetivamente o mundo já lá está. A virtude da linguagem, todavia, é a de constituir, a partir de sensações incoerentes, um universo à medida da humanidade.” Gusdorf
09/08/2010 09:58:46
11 nagela aleixo - belém
Discuta a seguinte idéia “A linguagem não cria o mundo objetivamente o mundo já está lá. A virtude da linguagem, todavia é, a de construir, a partir de sensações incoerentes, um universo à medida da humanidade.”
08/08/2010 19:03:55
12 leticia - uberlandia
Desejo saber informações sobre o tema: A linguagem é a senha de acesso para o mundo humano de Gusdorf
21/06/2010 14:11:03
13 Regina - são paulo
Gostaria de entender mais sobre a frase A linguagem fornece a senha de entrada do mundo humano` E a linguagem não cria o mundo,objetivando o mundo ja la esta.A virtude da linguagem,todavia,é a de constituir,a partir de sensações incoerentes,um universo á medida da humanidade.
Obrigada
20/09/2009 21:24:54
14 Ana Paula - CURITIBA
Gostaria de uma explicação para as seguintes frases: A linguagem fornece a senha de entrada no mundo humano
04/04/2009 20:58:49
15 Mara - Bragança Paulista
Gostaria de um comentário sobre: “A linguagem não cria o mundo objetivamente o mundo já está lá. A virtude da linguagem, todavia é, a de construir, a partir de sensações incoerentes, um universo à medida da humanidade.”
18/03/2009 14:49:27
16 Bia Sil Dores - Curitiba
Gostaria de uma explicação para as seguintes frases: A linguagem fornece a senha de entrada no mundo humano. e A linguagem não cria o mundo. Objetivamente o mundo já lá esta. A virtude da linguagem, todavia, é a de constituir, a partir de sensações inocoerentes, um universo à medida da humanidade.
30/11/2008 22:45:03
17 Aline Bitencourt - Santa Cruz do Sul
Gostaria de entender melhor a frase: a linguagem não cria o mundo, objetivamente o mundo já lá esta. a virtude da linguagem, todavia, é a de contituir, a partir de sensações incoerentes,um universo á medida da humanidade.
14/11/2008 12:24:59
18 Pedro Paulo Sampaio de Lacerda - MauritiCe
O mestre deve acreditar em uma verdade. Não acreditar em uma verdade, não ter uma verdade para viver, é viver nas nuvens, sonhando. O mestre pode errar mas não pode titubear. O pecado pelo erro do mestre é menor do que pela sua indecisão. Mestre que é Mestre acredita no que faz e recomenda aos seus ouvintes. Não concordo portanto com o texto professores para quê?
02/07/2008 18:58:40
19 Francienne gois - Botucatu
Gostaria de um comentário sobre:
“A linguagem não cria o mundo; objetivamente o mundo já está lá. A virtude da linguagem, todavia é, a de construir, a partir de sensações incoerentes, um universo à medida da humanidade.”
30/05/2008 15:14:31
20 Angela Maria Frenhan - Americana
Gostaria de uma explicação da frase: "Os professores são espelhos onde nós procuramos a nós mesmos" (Gusdorf)
12/04/2008 15:06:45
21 Ivan Rocha - Salvador
Gostaria de uma explicação sobre: "Que venho eu fazer aqui e o que vêm fazer todos eles? Que queren eles de mim? Que quero eu deles?"(Gusdorf).
05/04/2008 22:35:54
22 enedina delgado e claudiana ramos - coxim ms
gostaria de uma explicaçao´para a frase: a linguagem nao cria o mundo, o mundo ja esta la. e o mundo como fica?????
25/11/2007 18:58:30
23 ana lucia dos santos - osasco
gostaria de uma exlpicação para; a linguagem não cria o mundo; objetivamente o mundo já lá esta. a virtude da linguagem, todavia, é a de contituir, a partir de sensações incoerentes,um universoá medida da humanidade.
24/09/2007 19:18:40
24 glauciene alves - santo antonio do leste
gostaria de uma explicação,para:
"a linguagem não cria o mundo,objetivando o mundo ja la esta.A virtude da linguagem,todavia,é a de constituir,a partir de sensações incoerentes,um universo á medida da humanidade". São palavras do próprio Gusdorf.
25/05/2007 20:34:27
25 Charliana B. Menezes Ferreira - Brasilia
Gostaria de uma explicação sobre "Alinguagem fornece a senha de entrada do mundo humano'
E a linguagem não cria o mundo,objetivando o mundo ja la esta.A virtude da linguagem,todavia,é a de constituir,a partir de sensações incoerentes,um universo á medida da humanidade.
São palavras do próprio Gusdorf.
04/05/2007 16:35:30
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