Educação Profissional
 

A nova Educação Profissional no Brasil - 02/06/2010
Giles Balbinotti

'

Caros, hoje trago um tema extremamente relevante e moderno e que convivemos diariamente e ainda que estabelece a nossa evolução na sociedade moderna: A nova Educação Profissional no Brasil: ensino técnico e tecnológico.

Considero a Educação Profissional o pilar central das nossas realizações, é o caminho principal para chegarmos com “folga” aos nosso sonhos.

Segundo o meu amigo e coordenador de cursos técnicos da Faculdade Tupy, Edson Schultz, o mercado vive constantemente em mudança e os profissionais de hoje e do futuro devem estar preparados para acompanhar essa evolução tecnológica.

Isso porque a cada momento surgem novos conceitos e novas tecnologias, por isto é muito difícil conquistar um espaço no mercado de trabalho desempenhando sempre a mesma função, isto ocorre porque o mercado está exigindo profissionais que possuam a capacidade de tomar decisões frente à adversidade.

O professor Edson diz ainda que, o potencial competitivo das indústrias e empresas está ligado diretamente à formação de mão de obra (gosto de chamar de mente de obra) de seus funcionários.

Portanto o crescimento econômico de uma região depende das inovações didático-pedagógicas e tecnológicas oferecidas pelas instituições de ensino podendo ou não proporcionar uma melhor qualificação profissional.

Diante disto as instituições de ensino têm um grande desafio que é desenvolver o perfil de um profissional que deverá contemplar os conhecimentos teóricos (competências) e também aprimorar seus conhecimentos práticos (habilidades).

Isso proporciona uma formação completa do profissional, criando assim diferenciais competitivos em recursos humanos, desenvolvendo as competências gerenciais, comportamentais, técnicas e administrativas das pessoas que atenderão às áreas organizacionais, nos níveis Estratégicos, Tático e Operacional, completa Schultz.

E concordando e complementando o que foi escrito anteriormente, o desafio das instituições de ensino é o mesmo das organizações que querem vencer nesta era do conhecimento.

A parceria consistente e robusta entre as instituições de ensino e as empresas do conhecimento é condição sine quo non para o atingimento dos resultados organizacionais em termos de Qualidade (de atendimento e do produto / serviço), Custos (e o preço para o consumidor), Entrega (no local e prazo acordado com o cliente) e Pessoas (suas motivações e disposição para crescer e fazer bem feito.

Caros amigos de Curitiba e região, pensem e reflitam sobre a SUA educação profissional e a partir desta análise vamos em busca das competências que “reduzirão” a distância para os nossos sonhos!

Giles Balbinotti é Mestre em Ergonomia e coordenador do curso de Pós-Graduação da Unicuritiba.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










1 COMENTÁRIOS

1 Pedro Augusto Carlos - São Paulo
Produzir ... produzir ... produzir ... produzir !!!!!!!!!!! Redução de custo ... redução de custo ... redução de custo! Maximizar lucro ... maximizar lucro ... maximizar lucro !!! Reduzir a distância para os nossos sonhos ??? Só rindo !! Estamos na era do ensino linha de montagem pós futurista !! HOMEM PRIMATA ... CAPITALISMO SELVAGEM !!
05/06/2010 12:04:30


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.