Planeta Educação

Educação Profissional

 

A nova Educação Profissional no Brasil
Giles Balbinotti

Caros, hoje trago um tema extremamente relevante e moderno e que convivemos diariamente e ainda que estabelece a nossa evolução na sociedade moderna: A nova Educação Profissional no Brasil: ensino técnico e tecnológico.

Considero a Educação Profissional o pilar central das nossas realizações, é o caminho principal para chegarmos com “folga” aos nosso sonhos.

Segundo o meu amigo e coordenador de cursos técnicos da Faculdade Tupy, Edson Schultz, o mercado vive constantemente em mudança e os profissionais de hoje e do futuro devem estar preparados para acompanhar essa evolução tecnológica.

Isso porque a cada momento surgem novos conceitos e novas tecnologias, por isto é muito difícil conquistar um espaço no mercado de trabalho desempenhando sempre a mesma função, isto ocorre porque o mercado está exigindo profissionais que possuam a capacidade de tomar decisões frente à adversidade.

O professor Edson diz ainda que, o potencial competitivo das indústrias e empresas está ligado diretamente à formação de mão de obra (gosto de chamar de mente de obra) de seus funcionários.

Portanto o crescimento econômico de uma região depende das inovações didático-pedagógicas e tecnológicas oferecidas pelas instituições de ensino podendo ou não proporcionar uma melhor qualificação profissional.

Diante disto as instituições de ensino têm um grande desafio que é desenvolver o perfil de um profissional que deverá contemplar os conhecimentos teóricos (competências) e também aprimorar seus conhecimentos práticos (habilidades).

Isso proporciona uma formação completa do profissional, criando assim diferenciais competitivos em recursos humanos, desenvolvendo as competências gerenciais, comportamentais, técnicas e administrativas das pessoas que atenderão às áreas organizacionais, nos níveis Estratégicos, Tático e Operacional, completa Schultz.

E concordando e complementando o que foi escrito anteriormente, o desafio das instituições de ensino é o mesmo das organizações que querem vencer nesta era do conhecimento.

A parceria consistente e robusta entre as instituições de ensino e as empresas do conhecimento é condição sine quo non para o atingimento dos resultados organizacionais em termos de Qualidade (de atendimento e do produto / serviço), Custos (e o preço para o consumidor), Entrega (no local e prazo acordado com o cliente) e Pessoas (suas motivações e disposição para crescer e fazer bem feito.

Caros amigos de Curitiba e região, pensem e reflitam sobre a SUA educação profissional e a partir desta análise vamos em busca das competências que “reduzirão” a distância para os nossos sonhos!

Giles Balbinotti é Mestre em Ergonomia e coordenador do curso de Pós-Graduação da Unicuritiba.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas