Administrando sua Empresa Pessoal ou Como Gerenciar sua Carreira - 06/04/2010
Parte I
Ultimamente tenho recebido inúmeros questionamentos dos meus alunos e de alguns amigos sobre o que devem ou não fazer para progredir na carreira que escolheram. As formas de questionamentos são as mais diversas possíveis e imagináveis, mas no fundo o problema é um só: Como obter sucesso e não ser “mais um” dentro da empresa.
Particularmente, eu não acredito em “receitas mágicas” de sucesso, mas existem algumas dicas que ajudam bastante e têm se mostrado bastante eficientes. A primeira e maior dica é mudar a forma de pensar.
Parar de pensar como um empregado e começar a pensar como um patrão. Seu próprio patrão. Você já percebeu que na realidade você é uma empresa? Não? Então veja: Segundo os conceitos modernos de Administração de Empresas, o objetivo de uma empresa é disponibilizar no mercado seus produtos aos consumidores de forma lucrativa, por meio da atração e retenção de clientes, mantendo a equipe orientada e motivada.
Quando você está trabalhando em alguma empresa, na realidade você também está disponibilizando os seus produtos (que você chama de mão de obra, conhecimento, esforço, etc.) de forma lucrativa (ou seja, o seu salário deve ser maior do que você gasta para trabalhar), atraindo e retendo o cliente (agradando o seu chefe através da entrega do serviço/produto e procurando estar seguro no emprego), mantendo a equipe orientada e motivada (você sabe o que deve ser feito e deveria curtir isso).
Complicou? Vou tentar explicar de outra forma:
Você está preocupado em estar empregado, ganhando bem, reconhecido, com o patrão satisfeito e (por que não?) recebendo convites para crescer na empresa ou em outra companhia. Ah, e fazendo o que gosta.
No mercado empresarial, as empresas possuem contratos de trabalho entre elas e os clientes. Observe que você também possui um contrato entre você e seu empregador. Este contrato pode ser por tempo ilimitado (registro na carteira de trabalho) ou por tempo determinado (temporário).
Viu como as coincidências não são poucas? Talvez porque não são coincidências e, sim, fatos.
Se você se vir como uma empresa, poderia ser chamado de Você S.A. (parece nome de revista), Eu Mesmo Ltda., Eu Sozinho S.C. etc. Ponha o nome que desejar, mas comece a se ver como uma empresa, pois, queira você ou não, é isto que você é: Uma empresa prestadora de serviços.
Talvez a única diferença seja o fato que
você possui somente um cliente, seu empregador, e as pessoas
jurídicas normalmente possuem mais de um cliente.
Espera aí, o meu chefe é meu cliente?
É isso aí.
Quando você está num restaurante, quem é o cliente? Você.
Quem é o prestador de serviço? O Restaurante.
Quem paga? Você.
Quem recebe pelo serviço? O Restaurante.
E na sua empresa? Quem presta serviço e recebe por isso? Empresa. E quem paga pelo serviço? Cliente. Entendeu?
Agora, você já deve estar convencido de que você é uma empresa e a minha dica é: Comporte-se como uma Empresa Prestadora de Serviço.
Agora vem, então, o segredo do sucesso:Faça o que as Empresas de Sucesso Fazem. Aplique em sua carreira os conceitos de excelência empresarial.
Vejamos:
1 - As empresas de sucesso não só atendem às necessidades dos clientes, mas principalmente superam suas expectativas e procuram sempre encantá-los. Você faz apenas o que o seu cliente pede ou supera as expectativas?
2 - As empresas de sucesso estão constantemente investindo em treinamento e em novas tecnologias que as diferenciem dos concorrentes. Você está investindo em treinamentos e aperfeiçoamentos ou está esperando o Cliente Pagar Por Isso?
3 - As empresas de sucesso fazem marketing e mostram ao cliente todos os benefícios que eles têm obtido com os produtos e serviços (revenda ou pós-venda). E você? Há quanto tempo não senta com o cliente para discutir sobre isso? Ou você é daqueles que só conversa com o cliente quando ele vem falar contigo?
Aqui vale um esclarecimento: Quantas vezes você como cliente falou bem espontaneamente de uma empresa para ela mesma? Quantas vezes você ligou para sua operadora de celular para falar “... Alô, olha só: eu liguei para dizer que estou muito feliz e satisfeito com o seu serviço, parabéns”. Acredito que nenhuma vez ou bem poucas. Agora, quantas vezes você ligou para reclamar de um serviço mal-prestado? Muitas, não?
Pois é, os clientes são assim, a não ser que ele seja realmente muito bem-surpreendido, ele não vai tecer elogios para o fornecedor. Nós só fazemos isso quando realmente somos encantados e surpreendidos, por isso, não espere elogios espontâneos do seu cliente, pois eles raramente virão. Então, não fique frustrado se o seu chefe não elogiar você, você só está fazendo o básico. Surpreenda-o e ele PODERÁ elogiá-lo.
Por outro lado, você, quando está satisfeito com o fornecedor, pode não elogiar, mas não o troca, permanece fiel a ele. O seu chefe também.
As semelhanças entre você e uma empresa não param por aqui, mas o objetivo deste artigo é levá-lo à reflexão com relação ao seu comportamento e sua relação com a empresa onde você trabalha. Pense nisto, pense se você quer ser mais um número ou se quer ser o número um.
No próximo artigo, vamos discutir um pouco sobre Planejamento Estratégico, pois nenhuma empresa chega a lugar algum sem ele, nenhuma empresa, inclusive a VOCÊ S.A.
1 Joana - Palmeirópolis
Olá, trabalho na educação municipal com a função de supervisora educacional, tenho grande vontade de criar meu propria empresa, gostaria de uma sujestão hoje no mercado de trabalho q esta no augio, e o capital não tenho capital suficiente, tenho muito medo de investir em um negocio e nao obter sucesso, gostaria de uma sujestão.
13/11/2011 18:27:11
2 Davi - são Paulo
Olá! gostaria de obter algumas informações: estou desenvolvendo um projeto empreendedor, devo atuar em minha própria residência como um representante para uma empresa do ramo gráfico, mas quero eu mesmo divulgar o nome de minha empresa, mas tenho duvidas sobre o nome da razão social, até tenho o nome da empresa já projetado, mas a minha duvida é sobre se eu teria que por produtos e serviços etc. ou representações. mas não gosto do nome representação, mas que fará o trabalho de impressão não será eu!. obrigado desde já, e gostaria da ajuda de vocês!
19/01/2011 17:07:45
3 moises - são paulo
muito obrigado pelo conteudo passado pois apartir de agora mudarei totalmente minha forma de ver e fazer as coisas parabens. pelo artigo
05/01/2011 18:34:59
4 Cristiane Andréa - Araçatuba
Apreciei a visão de colocar o empregado como uma empresa prestadora de serviço. Parabéns pelo artigo.
24/04/2010 22:45:32
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