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Rodolfo R. Arantes Economista com Pós-Graduação em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial Avançada. Professor dos Cursos de Marketing e Gestão Estratégica da Universidade Paulista – UNIP e Faculdade Anhanguera. Coaching Executivo Internacional pela ALAC Associação Latino Americana de Coaching. Como Gestor e Executivo trabalhou em empresas como Embraer e OrbiSat da Amazônia.

Administrando sua Empresa Pessoal ou Como Gerenciar sua Carreira
Parte I

Ultimamente tenho recebido inúmeros questionamentos dos meus alunos e de alguns amigos sobre o que devem ou não fazer para progredir na carreira que escolheram. As formas de questionamentos são as mais diversas possíveis e imagináveis, mas no fundo o problema é um só: Como obter sucesso e não ser “mais um” dentro da empresa.

Particularmente, eu não acredito em “receitas mágicas” de sucesso, mas existem algumas dicas que ajudam bastante e têm se mostrado bastante eficientes. A primeira e maior dica é mudar a forma de pensar.

Parar de pensar como um empregado e começar a pensar como um patrão. Seu próprio patrão. Você já percebeu que na realidade você é uma empresa? Não? Então veja: Segundo os conceitos modernos de Administração de Empresas, o objetivo de uma empresa é disponibilizar no mercado seus produtos aos consumidores de forma lucrativa, por meio da atração e retenção de clientes, mantendo a equipe orientada e motivada.

Quando você está trabalhando em alguma empresa, na realidade você também está disponibilizando os seus produtos (que você chama de mão de obra, conhecimento, esforço, etc.) de forma lucrativa (ou seja, o seu salário deve ser maior do que você gasta para trabalhar), atraindo e retendo o cliente (agradando o seu chefe através da entrega do serviço/produto e procurando estar seguro no emprego), mantendo a equipe orientada e motivada (você sabe o que deve ser feito e deveria curtir isso).

Complicou? Vou tentar explicar de outra forma:

Você está preocupado em estar empregado, ganhando bem, reconhecido, com o patrão satisfeito e (por que não?) recebendo convites para crescer na empresa ou em outra companhia. Ah, e fazendo o que gosta.

No mercado empresarial, as empresas possuem contratos de trabalho entre elas e os clientes. Observe que você também possui um contrato entre você e seu empregador. Este contrato pode ser por tempo ilimitado (registro na carteira de trabalho) ou por tempo determinado (temporário).

Viu como as coincidências não são poucas? Talvez porque não são coincidências e, sim, fatos.

Se você se vir como uma empresa, poderia ser chamado de Você S.A. (parece nome de revista), Eu Mesmo Ltda., Eu Sozinho S.C. etc. Ponha o nome que desejar, mas comece a se ver como uma empresa, pois, queira você ou não, é isto que você é: Uma empresa prestadora de serviços.

Talvez a única diferença seja o fato que você possui somente um cliente, seu empregador, e as pessoas jurídicas normalmente possuem mais de um cliente.
Espera aí, o meu chefe é meu cliente?

É isso aí.

Quando você está num restaurante, quem é o cliente? Você.

Quem é o prestador de serviço? O Restaurante.

Quem paga? Você.

Quem recebe pelo serviço? O Restaurante.

E na sua empresa? Quem presta serviço e recebe por isso? Empresa. E quem paga pelo serviço? Cliente. Entendeu?

Agora, você já deve estar convencido de que você é uma empresa e a minha dica é: Comporte-se como uma Empresa Prestadora de Serviço.

Agora vem, então, o segredo do sucesso:Faça o que as Empresas de Sucesso Fazem. Aplique em sua carreira os conceitos de excelência empresarial.

Vejamos:

1 - As empresas de sucesso não só atendem às necessidades dos clientes, mas principalmente superam suas expectativas e procuram sempre encantá-los. Você faz apenas o que o seu cliente pede ou supera as expectativas?

2 - As empresas de sucesso estão constantemente investindo em treinamento e em novas tecnologias que as diferenciem dos concorrentes. Você está investindo em treinamentos e aperfeiçoamentos ou está esperando o Cliente Pagar Por Isso?

3 - As empresas de sucesso fazem marketing e mostram ao cliente todos os benefícios que eles têm obtido com os produtos e serviços (revenda ou pós-venda). E você? Há quanto tempo não senta com o cliente para discutir sobre isso? Ou você é daqueles que só conversa com o cliente quando ele vem falar contigo?

Aqui vale um esclarecimento: Quantas vezes você como cliente falou bem espontaneamente de uma empresa para ela mesma? Quantas vezes você ligou para sua operadora de celular para falar “... Alô, olha só: eu liguei para dizer que estou muito feliz e satisfeito com o seu serviço, parabéns”. Acredito que nenhuma vez ou bem poucas. Agora, quantas vezes você ligou para reclamar de um serviço mal-prestado? Muitas, não?

Pois é, os clientes são assim, a não ser que ele seja realmente muito bem-surpreendido, ele não vai tecer elogios para o fornecedor. Nós só fazemos isso quando realmente somos encantados e surpreendidos, por isso, não espere elogios espontâneos do seu cliente, pois eles raramente virão. Então, não fique frustrado se o seu chefe não elogiar você, você só está fazendo o básico. Surpreenda-o e ele PODERÁ elogiá-lo.

Por outro lado, você, quando está satisfeito com o fornecedor, pode não elogiar, mas não o troca, permanece fiel a ele. O seu chefe também.

As semelhanças entre você e uma empresa não param por aqui, mas o objetivo deste artigo é levá-lo à reflexão com relação ao seu comportamento e sua relação com a empresa onde você trabalha. Pense nisto, pense se você quer ser mais um número ou se quer ser o número um.

No próximo artigo, vamos discutir um pouco sobre Planejamento Estratégico, pois nenhuma empresa chega a lugar algum sem ele, nenhuma empresa, inclusive a VOCÊ S.A.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas