Em tempos de crise hídrica, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Ruy Brasil Pereira estão engajados em estudo sobre a importância da água, solo, oxigênio e luz para a vida no planeta Terra. É o projeto “Fábrica de Água”, parceria da Secretaria da Educação e a empresa Planneta.
As atividades acontecem nas aulas de Produção Textual e Informática e tiveram início com a construção de um terrário, onde foram plantados dois vegetais diferentes: um cacto, planta que não necessita de água, e um coentro, este em sementes, para que o ciclo seja observado desde a germinação.
Paralelamente à observação e manutenção do terrário, os alunos realizam na internet pesquisas sobre o solo, água, ar e tudo que compõe o ecossistema. Outras ferramentas eletrônicas são utilizadas, como processador de texto para realização dos registros, e planilha eletrônica para construção de tabelas comparativas e gráficos sobre as mudanças ocorridas no ecossistema que foi montando. Por fim, por meio de uma apresentação eletrônica, os estudantes explicam todo o trabalho realizado.
“Além da aprendizagem sobre os recursos oferecidos pela Informática, a observação do terrário faz as crianças compreenderem melhor conceitos como germinação, luz, efeito estufa, lençol freático e fotossíntese. Nesse contexto, é comum os alunos trazerem às aulas relatos pessoais de plantações em suas casas”, afirma a Prof.ª Camila Cruz dos Santos, de Produção de Texto.
Já a estudante Joyce Aparecida da Silva relata como tem sido esta experiência interdisciplinar desenvolvida nas aulas de Produção Textual na Informática: “O mediador Eduardo mostrou o ciclo da água, assunto que eu só tinha ouvido falar em livros. Outra coisa que gostei foi mexer na terra. Essa atividade vai nos ajudar muito nas aulas de ciências”.
Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
AVALIE A NOTÍCIA
INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO
0 COMENTÁRIOS