
Em tempos de crise hídrica, os alunos do 6º ano da Escola Municipal Ruy Brasil Pereira estão engajados em estudo sobre a importância da água, solo, oxigênio e luz para a vida no planeta Terra. É o projeto “Fábrica de Água”, parceria da Secretaria da Educação e a empresa Planneta.
As atividades acontecem nas aulas de Produção Textual e Informática e tiveram início com a construção de um terrário, onde foram plantados dois vegetais diferentes: um cacto, planta que não necessita de água, e um coentro, este em sementes, para que o ciclo seja observado desde a germinação.
Paralelamente à observação e manutenção do terrário, os alunos realizam na internet pesquisas sobre o solo, água, ar e tudo que compõe o ecossistema. Outras ferramentas eletrônicas são utilizadas, como processador de texto para realização dos registros, e planilha eletrônica para construção de tabelas comparativas e gráficos sobre as mudanças ocorridas no ecossistema que foi montando. Por fim, por meio de uma apresentação eletrônica, os estudantes explicam todo o trabalho realizado.
“Além da aprendizagem sobre os recursos oferecidos pela Informática, a observação do terrário faz as crianças compreenderem melhor conceitos como germinação, luz, efeito estufa, lençol freático e fotossíntese. Nesse contexto, é comum os alunos trazerem às aulas relatos pessoais de plantações em suas casas”, afirma a Prof.ª Camila Cruz dos Santos, de Produção de Texto.
Já a estudante Joyce Aparecida da Silva relata como tem sido esta experiência interdisciplinar desenvolvida nas aulas de Produção Textual na Informática: “O mediador Eduardo mostrou o ciclo da água, assunto que eu só tinha ouvido falar em livros. Outra coisa que gostei foi mexer na terra. Essa atividade vai nos ajudar muito nas aulas de ciências”.