A mais recente versão do Common Core, a base curricular nacional dos Estados Unidos, propõe que crianças sejam ensinadas a ler logo na pré-escola, mas especialistas alertam que isso pode ser prejudicial.
As organizações Defending the Early Years e Alliance for Childhood divulgaram um relatório dizendo que não há evidências que sustentem que crianças que aprenderem a ler nesta fase da vida vão se tornar grandes leitoras e alcançarão sucesso acadêmico. Entre outros pontos, os autores Nancy Carlsson-Paige, Geralyn Bywater McLaughlin e Joan Wolfsheimer Almon destacam ainda que pesquisas mostram que, para pré-escola, jogos são mais benéficos do que atividades acadêmicas.
O estudo demonstra ainda preocupação com o fato de que, desde os anos 1980, as crianças estão sendo cada vez mais forçadas a fazer coisas que não estão preparadas. Como recomendações, pede melhor formação inicial e contínua de professores e avaliações que levem em conta a observação dos alunos.
# Finlândia irá trocar letra cursiva por digitação nas escolas primárias
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular