Planeta Educação
NOTÍCIA
Forçar crianças de pré-escola a ler pode ser prejudicial - 20/01/2015 10:18:42
The Washington Post

A mais recente versão do Common Core, a base curricular nacional dos Estados Unidos, propõe que crianças sejam ensinadas a ler logo na pré-escola, mas especialistas alertam que isso pode ser prejudicial.

As organizações Defending the Early Years e Alliance for Childhood divulgaram um relatório dizendo que não há evidências que sustentem que crianças que aprenderem a ler nesta fase da vida vão se tornar grandes leitoras e alcançarão sucesso acadêmico. Entre outros pontos, os autores Nancy Carlsson-Paige, Geralyn Bywater McLaughlin e Joan Wolfsheimer Almon destacam ainda que pesquisas mostram que, para pré-escola, jogos são mais benéficos do que atividades acadêmicas.

O estudo demonstra ainda preocupação com o fato de que, desde os anos 1980, as crianças estão sendo cada vez mais forçadas a fazer coisas que não estão preparadas. Como recomendações, pede melhor formação inicial e contínua de professores e avaliações que levem em conta a observação dos alunos.

Fonte: The Washington Post via Porvir


Leia também…

# A incrível história da menina que leu 1.705 livros aos 9 anos

# Finlândia irá trocar letra cursiva por digitação nas escolas primárias