O projeto, intitulado “Lorena, nossas origens”, tem como objetivo fazer um resgate histórico e cultural da cidade, mostrando para as crianças desde o surgimento do primeiro povoado, conhecido como Vila de Guaypacaré, quando o Brasil ainda era uma colônia até os aspectos naturais e socioeconômicos que podemos encontrar atualmente.
As pesquisas sobre o tema têm sido trabalhadas desde setembro nas aulas de Informática Educacional, quando as crianças iniciaram também a criação de um livro com base no hino da cidade. “Muitos não tinham o domínio da letra do hino, então, nós trabalhamos a interpretação de parágrafo por parágrafo. Para concretizar o aprendizado, as crianças fizeram desenhos para representar cada trecho do hino e compor o livro”, conta a coordenadora pedagógica da Planeta Educação, Clayse Werneck.
As atividades foram realizadas em parceria entre a mediadora de informática educacional Mariane Santos e a professora titular do 1º ano do Ensino Fundamental, Ana Lúcia de Oliveira. “Nós tivemos a ideia de montar um livro sobre o hino justamente para que eles pudessem conhecer mais sobre o lugar em que vivem. Eles puderam compreender que a letra traz a história de nossa cidade, tão rica culturalmente”, afirma Ana Lúcia.
O livro “Lorena, nossas origens”, confeccionado no formato da bandeira da cidade, será exposto na escola, junto com as maquetes e cartazes produzidos ao longo dos meses.
A prefeitura apoia este projeto e ressalta a importância deste envolvimento e dedicação dos alunos, que por meio desta atividade lúdica aprenderam mais sobre a cidade de Lorena, além de identificarem pontos turísticos que até então ainda não conheciam.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular