Planeta Educação
NOTÍCIA
Alunos de Lorena escrevem livro em homenagem aos 226 anos da cidade - 13/11/2014 14:16:22
Alunos de Lorena escrevem livro em homenagem aos 226 anos da cidade Os alunos da Escola Municipal Geraldo José Rodrigues Alckmin realizam uma atividade especial em comemoração ao aniversário de 226 anos do município de Lorena, que acontece na próxima sexta-feira (14).

O projeto, intitulado “Lorena, nossas origens”, tem como objetivo fazer um resgate histórico e cultural da cidade, mostrando para as crianças desde o surgimento do primeiro povoado, conhecido como Vila de Guaypacaré, quando o Brasil ainda era uma colônia até os aspectos naturais e socioeconômicos que podemos encontrar atualmente.

As pesquisas sobre o tema têm sido trabalhadas desde setembro nas aulas de Informática Educacional, quando as crianças iniciaram também a criação de um livro com base no hino da cidade. “Muitos não tinham o domínio da letra do hino, então, nós trabalhamos a interpretação de parágrafo por parágrafo. Para concretizar o aprendizado, as crianças fizeram desenhos para representar cada trecho do hino e compor o livro”, conta a coordenadora pedagógica da Planeta Educação, Clayse Werneck.

As atividades foram realizadas em parceria entre a mediadora de informática educacional Mariane Santos e a professora titular do 1º ano do Ensino Fundamental, Ana Lúcia de Oliveira. “Nós tivemos a ideia de montar um livro sobre o hino justamente para que eles pudessem conhecer mais sobre o lugar em que vivem. Eles puderam compreender que a letra traz a história de nossa cidade, tão rica culturalmente”, afirma Ana Lúcia.

O livro “Lorena, nossas origens”, confeccionado no formato da bandeira da cidade, será exposto na escola, junto com as maquetes e cartazes produzidos ao longo dos meses.

A prefeitura apoia este projeto e ressalta a importância deste envolvimento e dedicação dos alunos, que por meio desta atividade lúdica aprenderam mais sobre a cidade de Lorena, além de identificarem pontos turísticos que até então ainda não conheciam.