Notícia
8 dicas para trabalhar a lição de casa com seus alunos - 07/10/2013 09:58:09

Foto de aluno fazendo a lição de casa


A lição de casa é um fator importante no aprendizado dos alunos. Ela não só ajuda a reforçar os conteúdos vistos em sala de aula como também serve para desenvolver a autonomia, lidar com rotinas e melhorar a capacidade de organização e gerenciamento do tempo.

Diversas pesquisas apontam que os estudantes que fazem a tarefa de casa aprendem mais e têm notas melhores durante as avaliações.

Reunimos aqui 8 dicas que vão ajuda-lo a organizar melhor esta atividade. Confira:

Não atribua conteúdos desnecessários

É importante saber filtrar os exercícios que são essenciais para reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula. Se cinco questões não são suficientes para fixar a matéria na cabeça dos alunos, não serão 50 que os farão entender alguma coisa.

Prefira exercícios práticos e revisão de conteúdo

Faça com que o aluno aprenda a matéria através de exercícios práticos e também com questões que estimulem a revisão do conteúdo estudado recentemente. Prefira questões que desenvolvam a capacidade de pensar e não somente consulta ao material didático.

Use a idade dos alunos para determinar a quantidade de tarefas

A idade do aluno pode ser um fator determinante na hora de mandar tarefa para casa. Alunos mais velhos devem dedicar mais tempo fora da sala de aula. Veja a sugestão do Departamento de Educação dos Estados Unidos:

• Até 9 anos – cerca de 20 minutos de estudo em casa
• De 9 a 12 anos – 20 a 40 minutos de estudos
• De 12 a 15 anos – Até 2 horas por dia
• De 15 a 18 anos – De 1h30 a 2h30 por dia

Lembre-se que a quantidade de tarefa é cumulativa, ou seja, se são vários professores para uma mesma série, é preciso distribuir o tempo sugerido entre eles.

Crie regras para a lição de casa

Mostre aos estudantes como a tarefa pode ser importante para o desenvolvimento do aprendizado. Explique qual o peso delas na avaliação do ensino e defina regras para a entrega (prazos, formato, entre outros itens).

Crie um cronograma

Estabeleça um cronograma para o envio de tarefas para que os alunos possam gerenciar o tempo. Oriente também os pais quanto aos dias que os estudantes irão levar tarefa para casa.

Escolha um representante de classe

Deixe um aluno responsável por recolher as tarefas no início da aula e entregá-las ao professor, evitando ter que parar a aula para receber as atividades.

Crie um formulário para alunos ausentes

Alunos ausentes podem se informar das atividades assignadas através de um formulário específico, onde o estudante coloque seu nome e os dias em que esteve ausente, indicando o motivo. No final da folha, deixe um espaço para ser preenchido pelo professor, que indicará quais atividades ainda poderão ser entregues pelo aluno e qual o novo prazo.

Forneça feedback

Procure corrigir as tarefas dos alunos e dar um retorno positivo ou negativo do desenvolvimento de cada um. É importante mostrar onde o estudante está errando e qual conteúdo deve ser trabalhado para melhorar o resultado final.


Leia também...
# Teatro, música e dança são aliados no ensino de 227 mil alunos de SP

# Unesco estima que mais de oito milhões de professores serão necessários no mundo até 2030

# Concurso premia experiências pedagógicas bem sucedidas

# Veja outras notícias do Planeta Educação


Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)