A lição de casa é um fator importante no aprendizado dos alunos. Ela não só ajuda a reforçar os conteúdos vistos em sala de aula como também serve para desenvolver a autonomia, lidar com rotinas e melhorar a capacidade de organização e gerenciamento do tempo.
Diversas pesquisas apontam que os estudantes que fazem a tarefa de casa aprendem mais e têm notas melhores durante as avaliações.
Reunimos aqui 8 dicas que vão ajuda-lo a organizar melhor esta atividade. Confira:
É importante saber filtrar os exercícios que são essenciais para reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula. Se cinco questões não são suficientes para fixar a matéria na cabeça dos alunos, não serão 50 que os farão entender alguma coisa.
Faça com que o aluno aprenda a matéria através de exercícios práticos e também com questões que estimulem a revisão do conteúdo estudado recentemente. Prefira questões que desenvolvam a capacidade de pensar e não somente consulta ao material didático.
A idade do aluno pode ser um fator determinante na hora de mandar tarefa para casa. Alunos mais velhos devem dedicar mais tempo fora da sala de aula. Veja a sugestão do Departamento de Educação dos Estados Unidos:
• Até 9 anos – cerca de 20 minutos de estudo em casa
• De 9 a 12 anos – 20 a 40 minutos de estudos
• De 12 a 15 anos – Até 2 horas por dia
• De 15 a 18 anos – De 1h30 a 2h30 por dia
Lembre-se que a quantidade de tarefa é cumulativa, ou seja, se são vários professores para uma mesma série, é preciso distribuir o tempo sugerido entre eles.
Mostre aos estudantes como a tarefa pode ser importante para o desenvolvimento do aprendizado. Explique qual o peso delas na avaliação do ensino e defina regras para a entrega (prazos, formato, entre outros itens).
Estabeleça um cronograma para o envio de tarefas para que os alunos possam gerenciar o tempo. Oriente também os pais quanto aos dias que os estudantes irão levar tarefa para casa.
Deixe um aluno responsável por recolher as tarefas no início da aula e entregá-las ao professor, evitando ter que parar a aula para receber as atividades.
Alunos ausentes podem se informar das atividades assignadas através de um formulário específico, onde o estudante coloque seu nome e os dias em que esteve ausente, indicando o motivo. No final da folha, deixe um espaço para ser preenchido pelo professor, que indicará quais atividades ainda poderão ser entregues pelo aluno e qual o novo prazo.
Procure corrigir as tarefas dos alunos e dar um retorno positivo ou negativo do desenvolvimento de cada um. É importante mostrar onde o estudante está errando e qual conteúdo deve ser trabalhado para melhorar o resultado final.
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