Goiás conquista salto de qualidade na educação e comemora resultados do IDEB 2011 - 06/09/2012 08:41:20
Estado
teve o maior percentual de crescimento no IDEB em
relação a outros estados brasileiros: 16%, e
está hoje entre os cinco melhores.
De acordo com os dados divulgados pelo Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB) de 2011, o Estado de Goiás tem grandes motivos para
comemorar o resultado conquistado pelas escolas estaduais. Nos anos
iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), as
escolas obtiveram nota 5,3 e superaram a projeção
para 2011 (4,3) e para 2013 (5,0), alcançando, inclusive, a
nota prevista para o ano de 2015.
O desempenho dos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao
9º) também ultrapassou a meta (3,7) para 2011,
conquistando a nota 4,0. Já os resultados obtidos pelos
estudantes do Ensino Médio superaram, de uma só
vez, as projeções para 2011 (3,2) e 2013 (3,4),
alcançando a nota 3,6.
Para o Secretário de Educação de
Goiás, Thiago Peixoto, o resultado alcançado
comprova o quanto foram e são importantes
as ações, projetos e programas previstos no Pacto
Pela Educação, o plano de reforma educacional
goiano.
“O IDEB 2011 revela a melhoria na qualidade do ensino na rede
estadual e confirma que temos caminhado na
direção certa rumo a uma
educação cada vez mais inovadora e diferenciada
para todos”, afirma.
Peixoto atribui a melhoria observada em 2011 a dois fatores principais.
Um deles seria o papel do diretor. Muitas iniciativas desta
gestão – como oferecer um curso
prepatório e, após a posse, uma
especialização em Gestão Escolar
– fizeram com que o diretor se tornasse um líder
qualificado e capacitado para lidar com a escola.
“Outro ponto fundamental é que em 2011
nós tínhamos 14 mil professores fora da sala de
aula. A volta de 6 mil profissionais para a regência
também reforçou muito esse trabalho”,
acredita o gestor.
Os destaques no resultado obtido pelo Estado também podem
ser atribuídos aos constantes investimentos realizados pela
Secretaria de Educação, como, por exemplo, a
implantação de um projeto chamado
Mediação Inovadora, o qual beneficia mais de 50
mil alunos, 1.330 turmas, 114 escolas e 43 municípios.
O projeto contempla a implantação dos programas
educacionais Método de Aprendizagem Sistêmica, que
promove o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos
estudantes, bem como o Programa da Matemática, que tem por
objetivo ensinar a matéria de forma lúdica e
priorizando o raciocínio lógico. Os programas
já mostram resultados concretos no desempenho dos alunos
envolvidos, como a melhoria do comportamento e disciplina, bem como a
facilidade na aprendizagem da matemática.
Sobre
o Método Aprendizagem Sistêmica
Com um método diferenciado e inovador, a Aprendizagem
Sistêmica é aplicada em mais de 20
países e tem por objetivo aumentar o desempenho
acadêmico e as habilidades de convívio social dos
alunos. O resultado final tem alto impacto na perspectiva de sucesso no
trabalho e na vida social desses alunos, estimulando-os a desenvolverem
habilidades que valorizem e respeitem o trabalho em grupo e as
diferenças.
Com esta metodologia em sala de aula, as escolas de Goiás se
transformaram em um verdadeiro espaço cooperativo de troca
de ideias e conhecimentos, garantindo o desenvolvendo de habilidades
sociais e de relacionamento entre os estudantes.
A Aprendizagem Sistêmica transforma o processo
ensino-aprendizagem em momentos de prazer e
descontração, favorecendo o interesse e vontade
de aprender por parte do próprio aluno, que trabalha em
equipes formadas dentro da sala da aula.
Sobre
o Programa de Matemática
Atualmente, as dificuldades encontradas por alunos e professores no
processo de ensino e aprendizagem da Matemática
são muitas e conhecidas. A implantação
do Programa Matemática Descomplicada no Estado permitiu
desmistificar o ensino da disciplina e provar que é
possível aprender conceitos de matemática de
forma significativa, priorizando o raciocínio
lógico – por meio de jogos e brincadeiras
– e não apenas a memorização
de operações e fórmulas.
Sobre
o IDEB
O Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (IDEB), divulgado a
cada dois anos pelo MEC, é composto pelas notas obtidas
pelos alunos na Prova Brasil, e também pelas taxas de
aprovação das escolas. Desde o ano passado,
Goiás tem, também, o seu Sistema de
Avaliação da Educação
Básica (Saego), com aplicação de um
exame anual de avaliação, a Prova
Goiás, que complementa o IDEB e possibilita identificar
dificuldades e reorientar o ensino na rede pública.
Além da Prova Goiás, a Secretaria de
Educação do Estado realiza
avaliações diagnósticas ao longo do
ano letivo.