Planeta Educação
NOTÍCIA
Goiás conquista salto de qualidade na educação e comemora resultados do IDEB 2011 - 06/09/2012 08:41:20
Estado teve o maior percentual de crescimento no IDEB em relação a outros estados brasileiros: 16%, e está hoje entre os cinco melhores.

De acordo com os dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011, o Estado de Goiás tem grandes motivos para comemorar o resultado conquistado pelas escolas estaduais. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), as escolas obtiveram nota 5,3 e superaram a projeção para 2011 (4,3) e para 2013 (5,0), alcançando, inclusive, a nota prevista para o ano de 2015.

O desempenho dos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º) também ultrapassou a meta (3,7) para 2011, conquistando a nota 4,0. Já os resultados obtidos pelos estudantes do Ensino Médio superaram, de uma só vez, as projeções para 2011 (3,2) e 2013 (3,4), alcançando a nota 3,6.

Para o Secretário de Educação de Goiás, Thiago Peixoto, o resultado alcançado comprova o quanto foram e são importantes as ações, projetos e programas previstos no Pacto Pela Educação, o plano de reforma educacional goiano.

“O IDEB 2011 revela a melhoria na qualidade do ensino na rede estadual e confirma que temos caminhado na direção certa rumo a uma educação cada vez mais inovadora e diferenciada para todos”, afirma.

Peixoto atribui a melhoria observada em 2011 a dois fatores principais. Um deles seria o papel do diretor. Muitas iniciativas desta gestão – como oferecer um curso prepatório e, após a posse, uma especialização em Gestão Escolar – fizeram com que o diretor se tornasse um líder qualificado e capacitado para lidar com a escola.

“Outro ponto fundamental é que em 2011 nós tínhamos 14 mil professores fora da sala de aula. A volta de 6 mil profissionais para a regência também reforçou muito esse trabalho”, acredita o gestor.

Os destaques no resultado obtido pelo Estado também podem ser atribuídos aos constantes investimentos realizados pela Secretaria de Educação, como, por exemplo, a implantação de um projeto chamado Mediação Inovadora, o qual beneficia mais de 50 mil alunos, 1.330 turmas, 114 escolas e 43 municípios.

O projeto contempla a implantação dos programas educacionais Método de Aprendizagem Sistêmica, que promove o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos estudantes, bem como o Programa da Matemática, que tem por objetivo ensinar a matéria de forma lúdica e priorizando o raciocínio lógico. Os programas já mostram resultados concretos no desempenho dos alunos envolvidos, como a melhoria do comportamento e disciplina, bem como a facilidade na aprendizagem da matemática.

Sobre o Método Aprendizagem Sistêmica

Com um método diferenciado e inovador, a Aprendizagem Sistêmica é aplicada em mais de 20 países e tem por objetivo aumentar o desempenho acadêmico e as habilidades de convívio social dos alunos. O resultado final tem alto impacto na perspectiva de sucesso no trabalho e na vida social desses alunos, estimulando-os a desenvolverem habilidades que valorizem e respeitem o trabalho em grupo e as diferenças.

Com esta metodologia em sala de aula, as escolas de Goiás se transformaram em um verdadeiro espaço cooperativo de troca de ideias e conhecimentos, garantindo o desenvolvendo de habilidades sociais e de relacionamento entre os estudantes.

A Aprendizagem Sistêmica transforma o processo ensino-aprendizagem em momentos de prazer e descontração, favorecendo o interesse e vontade de aprender por parte do próprio aluno, que trabalha em equipes formadas dentro da sala da aula.

Sobre o Programa de Matemática

Atualmente, as dificuldades encontradas por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem da Matemática são muitas e conhecidas. A implantação do Programa Matemática Descomplicada no Estado permitiu desmistificar o ensino da disciplina e provar que é possível aprender conceitos de matemática de forma significativa, priorizando o raciocínio lógico – por meio de jogos e brincadeiras – e não apenas a memorização de operações e fórmulas.

Sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado a cada dois anos pelo MEC, é composto pelas notas obtidas pelos alunos na Prova Brasil, e também pelas taxas de aprovação das escolas. Desde o ano passado, Goiás tem, também, o seu Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saego), com aplicação de um exame anual de avaliação, a Prova Goiás, que complementa o IDEB e possibilita identificar dificuldades e reorientar o ensino na rede pública. Além da Prova Goiás, a Secretaria de Educação do Estado realiza avaliações diagnósticas ao longo do ano letivo.