Diário de Classe
EAD – Reflexões e Instrumentalização
Conhecendo algumas bases do Ensino a Distância
Educação a distância tornou-se uma premência, uma necessidade urgente, uma realidade incontornável...
O surgimento e aperfeiçoamento das Tecnologias de Informação e Comunicação e a sua popularização pelo mundo afora a partir da segunda metade da década de 1990, ainda no século XX, também ainda no 2º milênio, constituíram o prenúncio de que tudo mudaria, inclusive a educação.
E a mudança deve ser encarada como elemento não
apenas irreversível, mas necessário e, ainda que
algumas pessoas resistam e temam as revoluções,
benéfica para todos.
EAD no mundo inteiro ainda está em desenvolvimento e aperfeiçoamento nesse princípio de século XXI.
Estudiosos de todas as partes do planeta, inclusive do Brasil pretendem entender melhor os ambientes virtuais de aprendizagem que estão surgindo (ou ainda propor outras soluções) ao mesmo tempo em que tem que utilizar os mesmos em seus cursos e aulas.
O avião está em pleno vôo e os pilotos devem mudar os parâmetros que utilizam para pilotar essa máquina, dos equipamentos analógicos para os digitais, sem tempo para pousar e verdadeiramente se apropriar dos saberes necessários para essa prática.
Os educadores, como pilotos do EAD, estão sendo colocados diante de desafios semelhantes.
Mal perceberam o valor de ferramentas como e-mail, comunicadores instantâneos, blogs, podcasts ou do YouTube e tem que lidar com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como o Teleduc ou o Moodle.
Para ler o artigo na
íntegra, clique no link abaixo:
(clique aqui para ver o arquivo
completo em PDF)