Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

O Show de Truman -
A TV e o show da vida

'

Imagem-de-homem-saindo-de-uma-porta-com-bracos-abertos

Muito antes dessa onda de shows televisivos que invadem a privacidade de pessoas anônimas ou de celebridades (refiro-me a Casa dos Artistas e ao Big Brother) tomarem conta da televisão foi lançado um filme nos cinemas (que fez grande sucesso) cuja temática explora, justamente essa questão tão essencial a todos nós, a privacidade.

Era "O Show de Truman", do competente diretor Peter Weir (o mesmo de "A Testemunha" e "Sociedade dos Poetas Mortos", filmes que merecem ser conferidos), estrelado pelo careteiro Jim Carrey (em seu melhor papel até aquele momento).

Truman (Jim Carrey), o sujeito do tal show, é um inocente, cuja vida tem sido transmitida ao vivo e em cores para os Estados Unidos inteiro em canal de TV paga. Desde o seu nascimento, até o momento em que a história se desenvolve, tudo o que se refere ao personagem de Carrey aparece na TV 24 horas por dia.

O problema é que ele é o único personagem dessa novela da vida real que não sabe o que está acontecendo, tudo o que ocorre ao seu redor é fictício, seu emprego é uma criação, seu casamento uma farsa (assim como foram o romance, a sedução e o namoro com sua esposa), seus amigos estão junto dele por estarem cumprindo um contrato como atores da rede que transmite o "Show de Truman".

Todos e tudo que o cerca são, literalmente, artificiais. Cenários compõe a cidade da vida de Truman, os carros são sempre os mesmos, cumprindo o ritual de rodar a cidade e dar a impressão de que a vida segue seu rumo, sua normalidade. Quando vai ao supermercado e adquire um produto, as imagens de Truman segurando e comprando determinados produtos viram marketing para as mercadorias adquiridas.

Nesse ambiente de mentiras, Truman desperta ao quase ser acertado por uma câmera que despenca do alto dos cenários. Seria Deus tentando alertá-lo ou seria apenas um acidente dos "deuses" da mídia televisiva que o colocam no ar todos os dias?

A partir desse incidente, sua relação com o mundo que o cerca muda completamente, ele passa a desconfiar de tudo e de todos, inicia uma procura incessante pelos olhos eletrônicos que estão a monitorá-lo todo o tempo, começa a duvidar da seriedade dos amigos e da esposa, percebe que o mundo ao seu redor repete-se com uma insistência irritante!

Homem-de-mala-com-os-bracos-abertos

Numa época como a nossa, quando a discussão acerca dos direitos das pessoas é uma constante nos cenários nacional e internacional, a questão da privacidade sendo invadida por câmeras de televisão merece uma discussão acalorada em sala de aula. Muitos se perguntam os motivos que levam pessoas a enfrentar, conscientemente, o desafio de serem vistos diariamente por milhões de pessoas como o que ocorre com os já citados programas veiculados por canais abertos e fechados. Alguns, cedem a tentação da fama instantânea, conseguida graças a superexposição na mídia mais procurada por todas as classes sociais, a TV. É um tiro certeiro, as pessoas são reconhecidas nas ruas, tornam-se familiares a milhões de desconhecidos por invadirem seus lares através das telinhas e, com maior ou menor habilidade, conseguem ficar em evidência por mais alguns meses mesmo depois do programa terminar. Outras pessoas arriscam o espaço, a individualidade e, em muitos casos, correm o sério risco de se exporem ao ridículo movidas pelos prêmios milionários dados aos vencedores dessas verdadeiras maratonas.

Mas, e no caso de Truman, levado ao estrelato sem consulta prévia, na mais pura inocência, desconhecedor de sua própria história de vida? Não há dinheiro movendo suas ações, assim como, no seu cotidiano ele não consegue imaginar a repercussão de seus atos e o montante de popularidade por ele obtidos junto ao grande público que acompanha sua "novela da vida real".

Os direitos aos quais temos acesso não terminam quando começam os dos outros? A manipulação da rede de televisão que controlava o "Show de Truman" não consistia portando um desrespeito a um dos direitos essenciais da cidadania? Em que consiste a cidadania senão na consideração pelos outros e por suas dignidades? Não deve existir (e pelo que sei, já existe) por parte das emissoras de televisão um código de ética que não os faça lesar a integridade física e moral das pessoas que são apresentadas em seus programas? O próprio conceito de ética, foi criado para ser violado ou tem valor real e deve, por isso ser respeitado?

Discussões como essas podem nos levar a fomentar aulas interessantes em história, relacionando com o surgimento das Declarações dos Direitos Humanos em diferentes contextos, como no da Revolução Francesa ou no do final da 2ª Guerra Mundial (na época da criação da ONU); pode alimentar interessantes debates para a área de redação, com o adendo de que, o professor pode se utilizar de textos extraídos de jornais ou revistas que façam um contraponto, um termo de arguição e aprofundamento; pode servir como indicador de caminhos para aulas de filosofia e pode gerar o questionamento da questão da própria ética na sociedade em que estamos inseridos.

Homem-com-a-mao-sobre-um-vidro-verde-aparecendo-rosto-de-alguem

Por outro lado, o filme nos lança uma situação das mais interessantes ao afirmar a vida cotidiana como o maior dos espetáculos. Momentos tão desprezados de nossas existências quando realçados pelo brilho dos refletores das câmeras de TV parecem ganhar em vigor, fôlego e graça. Um abraço numa criança, a reunião com os amigos depois do expediente, ler um livro ou dar um beijo na mulher amada ganham contornos de grandes acontecimentos. Será que nós não estamos deixando essas cenas da vida real passarem sem dar a elas o verdadeiro reconhecimento e valor que elas merecem?


Ficha Técnica

O Show de Truman
(The Truman Show)

Direção: Peter Weir Produção:
País: EUA
Ano da Produção: 1998
Duração: 102 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney, Noah Emmerich, Natascha McElhone.

Links

- www.trumanshow.com - Site oficial
- http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=1900

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










70 COMENTÁRIOS

1 Elliton Endlich - Ariquemes RO
O filme é maravilhoso. Lembra o O mito da Caverna de Platão. Acredito que, primeiro, devemos fazer uma análise filosófica sobre a nossa realidade, questionar: Truman: Quem é você?... e quem sou eu?... Nada era real? e lembramos de Neo em Matrix: Não é real?, Morpheu: O que é real?. Em ambas histórias há criadores. Devemos nos lembrar das várias criações das nossas realidades em que acreditamos ser REAL. Aí sim, podemos fazer a análise sobre a privacidade, a ética: POIS ISSO TAMBÉM ESTÁ DENTRO DAS CONVENÇÕES QUE FORAM CRIADAS. TUDO É UMA INVENÇÃO!!! Oh grande criador dos céus e da terra quando vamos nos libertar de acreditar em ti!
16/02/2011 13:31:08


2 Rugerie - Fortaleza
O filme é excepcional! Sem dúvida o que temos de mais valioso é a vida, e esta deve ser respeitada e livre. O filme viola totalmente essa liberdade. Mas por outro lado nos faz refletir se estamos, nós mesmos, dando valor a ela, se não estamos agindo como uma emissora de TV manipulandonos.
04/05/2010 13:12:25


3 cassio humberto da fonseca - santa juliana
o filme retrata muito bem o nosso mundo atual cheios de câmeras em todos os lugares, serviço, escola, bares, e até mesmo em suas intimidades. enfim o que podemos tira de exemplo do filme e explorar tudo em sua volta opnar por coisas diferentes, novos lugares conhecer pessoas novas, e assima de tudo tentar ser feliz e contentar com que se tem...
28/03/2010 21:54:18


4 MARIA TEREZA LIMA - Salvador
O filme o Show de Truman mostra a realidade,quando queremos alcançar nossos objetivos temos que lutar ,enfrentar obstaculos ir atras dos nossos idéais, pois cada um sabe o que realmente nescessita para ser feliz.
20/11/2009 13:38:46


5 Isa - santo andre
kurtii... vai seer uma otimaa ajuda pra mim ... agora da pra fazer meu trabalho sobre o filmee
18/10/2009 17:22:51


6 Lucas leal - Caçapava
Primeiramente, parabéns pelo artigo. O filme é ótimo, tive oportunidade de assistir anteriormente. É interessante analisar a busca pela realidade em que Truman se envolve, sem desistir jamais, até alcançar seu objetivo e revelar toda a verdade. A mentira roda meio mundo antes da verdade ter tido tempo de colocar as calças. Winston Churchill. Abraços e fique com Deus.
25/08/2009 13:12:00


7 mariana fernandes - rio de janeiro
Esse filme é otimo para analisar os fatos sociais,Truman é influenciado a todo tempo pela sociedade em que vive,atraves das leis e ate de sua familia.A morte de seu pai acabou conseguentemente deixandoo com medo da agua esse exemplo servi para mostrar como os fatos exersem uma força sobre o individuo.
06/09/2008 17:07:05


8 Glenio de Sousa - São Paulo
Creio que ele quis dizer: Como anossa vida em nosso dia dia é monotomo
09/06/2008 14:52:13


9 P .bandeira - PE - Pernambuco
È um filme que aparentemente apresenta um proposta tímida , mas que desnevolve uma temática que é um dos maiores paradigmas da humanidade , o direito a liberdade.
03/06/2008 07:33:43


10 BATSANT - São Paulo
Um filme muito interessante,a primeira impressão que temos é que é um filme bobo e até pensamos em não ver mais,so quando paramos e avaliamos e o associamos com o nosso cotidiano,com a sociedade em que vivemos,efim,com as pessoas que estão a nosso lado,e a forma a observamos,é que temos uma melhor visão daquilo que o filme almeja mostrar.O filme mostra além fato que é estarmos sendo observados o tempo todo,mostra a persistencia e obstinação quando entendemos o complexo mundo em que vivemos,quando conseguimos enxergar com mais precisão como a vida nos incube determinadas tarefas,empecilhos,como se fosse um teste.É muito interessante esse filme.Além de destacar o encontro com a pessoa "Amada".
11/05/2008 20:17:04


11 BATSANT - São Paulo
Um filme muito interessante,a primeira impressão que temos é que é um filme bobo e até pensamos em não ver mais,so quando paramos e avaliamos e o associamos com o nosso cotidiano,com a sociedade em que vivemos,efim,com as pessoas que estão a nosso lado,e a forma a observamos,é que temos uma melhor visão daquilo que o filme almeja mostrar.O filme mostra além fato que é estarmos sendo observados o tempo todo,mostra a persistencia e obstinação quando entendemos o complexo mundo em que vivemos,quando conseguimos enxergar com mais precisão como a vida nos incube determinadas tarefas,empecilhos,como se fosse um teste.É muito interessante esse filme.Além de destacar o encontro com a pessoa "Amada".
11/05/2008 20:13:47


12 cleiton alex fusinatto - são bernardo do campo
o filme nos conduz a reflexão acerca da manipulação nos meios de comunicação de massa,que impossibilita o indivíduo buscar o conhecimento.
10/05/2008 22:18:00


13 Antonio Henrique da Torre - São Paulo - SP
Para mim este filme é sobre o auto conhecimento, ele vivia bem (apesar de já se sentir preso àquela cidade), porém ao começar a tomar conciência sobre si mesmo a opinião dos outros realmente não parecia impotante.
10/05/2008 17:02:47


14 Dirce da Silva - São Paulo
O filme sugere uma reflexão sobre o que é a verdade. Vivemos num mundo de ilusões passageiras e temos medo da verdade? Medo do que pensam de nós,ou medo dos nossos sentimentos e de quem realmente somos? Medo de olhar nossas atitudes ou de não ser aquilo que gostaríamos de ser? A verdade sempre dói,e a transformação também.Porisso nos refugiamos num mundo ilusório onde existem heróis e vencedores? Não sei a resposta verdadeira se é que ela existe de fato.
09/05/2008 04:40:31


15 Regina Aparecida da Silva - Osasco
Não podemos nos esconder, vivemos num mundo onde somos observados a todo instante nem é preciso ser artista, temos em primeiro lugar é que ter carater e dignidade e levar nossa vida buscando cada vez o melhor para nos e os que tão ao nosso redor e tirar de letra os que nos observa.
05/05/2008 01:04:57


16 max alan novais lopes - barueri
o filme e muito bom tras nossa relidade da vida ,sempre estamos sendo vigiados por todossempre tem alguém nos olhando sempre.
05/05/2008 00:19:21


17 severino gomes ribeiro - sao paulo
muitos pensam que a vida tem que ser como os programas ,e,nao dao o devido valor a sua propia vida ,familia.
03/05/2008 18:51:34


18 Almiro Dias da Silva - Carapicuíba, São Paulo
O filme tem dois importantes temas interligados, que são, a questão moral e a auto corrupção, pois comenta que muitos personagens de reality shows participam desses eventos apenas por dinheiro, deixando se expor em suas intimidades sem se importarem em cair em situações jocosas e ridículas; à eles o que importa é o dinheiro. Por outro lado, o personagem do filme é explorado em sua intimidade sem saber, como nós quando somos filmados, por câmeras espalhadas por tantos lugares, muitas vezes sem mesmo perceber, e muitas vezes essas nossas imagens podem estar sendo usadas de forma a nos ridicularizar, mesmo sem nós sabermos. Quanto ao comentário do relator do texto (João Luis Almeida Machado),sobre professores poderem usar matérias retirada de textos de outros autores, sem prévia autorização; eu acredito que toda vez que alguem escreve um texto ou um livro, é para que seja comprado e lido, se alguem comentou sobre o assunto é porque essa mesma pessoa ou outra pessoa já comprou e pagou pelo referido texto ou livro. E sobre as pessoas não filmarem seus momentos simples deixando os passar, sem valorizar,é apenas uma questão de visão pessoal, pois esses momentos ficam gravados em nosso íntimo, e somente a nós eles devem pertencer. Mas são sempre temas abertos para muita doscussão.
03/05/2008 08:49:34


19 Jerri Vasconcelos - São Paulo
Em busca de melhores condições de vida, fama e sucesso, muitos acabam se submetendo a fazer algo que fere um pouco os seus príncipios. Na verdade somos todos corruptíveis, a medida que nos sujeitamos a tais práticas seja no ambiente escolar para obter vantagem numa brincadeira, no trabalho em busca de promoção, ou no pessoal para alcançarmos alguma meta. Muitas vezes invadimos a privacidade alheia sem nos preocuparmos com o outro. O respeito torna-se raro a cada dia. Nos preocupamos com a vida das pessoas e com as pessoas.
01/05/2008 15:40:17


20 Thalita casemiro Pires de souza - santo andré
A mídia pela TV, nos informa diariamente o que está acontecendo no nosso país o brasil, ficarmos informados diariamente é muito importante para nosso conhecimento pessoal e profissional.
01/05/2008 15:13:46


21 Eduardo Gonçalves Almeida - Sao Paulo
O filme é muito interessante, e os comentários a seu respeito nos levam a uma reflexão sobre a privacidade, ética e a certas atitudes de afeto que eventualmente deixamos de lado.
30/04/2008 11:00:14


22 alex gabriel da silva - barueri-sp
o que podemos ver hoje que a população estar totalmente ligaa na televisão e internet vendo coisas não educacional sendo que existe varias formas de estudar e essistir um progama educativo então hoje o mundo precisa de mais cultura e lazer não so trabalho
24/04/2008 02:42:47


23 Angelita Gusmão - São Bernardo do Campo
Através deste filme observamos se nossas atitudes, pensamentos e comportamentos estão voltados para as regras impostas pela mídia.
20/04/2008 17:40:44


24 Ericsson da Silva Santos - Taboão da Serra
Este é um filme baseado justamente em duas situações bem pensadas e existentes em nossa sociedade 1° vivemos a vida que queremos ter ou somos manipulados a fazer o que a sociedade impõe. 2° Mídia e o poder de impor costumes e hábitos.
19/04/2008 15:27:49


25 maria leonida matias dos santos - carapicuiba
a vida é interessante e como um sonho que quando você comessa a compreender é hora de acordar.
19/04/2008 00:17:50


26 Samuel - diadema
Um bom filme, que nos mostra a realidade da vida, somos livres e ao mesmo tempo presos por falta de iniciativa e coragem, prescisamos lutar pelos ideais e assim ir em busca da liberdade.
16/04/2008 18:31:32


27 gilvan b silva - são paulo
este filme é muito bom, porque mostra o drama da vida real, sendo o ser manipulado pelo conhecimento.
15/04/2008 14:25:27


28 Rosangela F.da silva - osasco
O filme trata-se de um homem q é monitorado 24 hrs por milares de pessoas q ficam torcendo pelo seu "bem", mas q na verdade ele esta preso sem ter noção do q realmente está acontecendo com ele,qdo por ajudas de pessoas q não acham certo o q estão fazendo com Thuman, tentão alerta-lo, ele por sua vez sendo um humano como qualquer outro q tem sua percepção começa a investigar a realidade, tomando posições a seu favor, lutando contra o seu medo e buscando com todas as suas força e vontade de liberdade a verdade.
13/04/2008 15:14:20


29 Anselmo Paulo Ramos - São Bernardo do Campo
Esse filme demonstra claramente o hiato e a relativização entre realidade e ficção. Truman passa a maior parte da história acreditando viver uma vida utopica, uma realidade perfeita, o trabalho, lazer, o amor, o casamento e a vida doméstica, sem se dar conta que era o protagonista de um reality show, 24 horas por dia. Esse filme é uma analogia e nos remete ao "Mito da Caverna", onde é narrada a alegoria da teoria do conhecimento, no livro VII da obra "República", do Filósofo Platão, e da paídeia platônicas. - A caverna, diz Platão, é o mundo sensível onde vivemos. A réstia de luz que projeta as sombras na parede é um reflexo da luz verdadeira (as idéias) sobre o mundo sensível. Somos os prisioneiros. As sombras são as coisas sensíveis que tomamos pelas verdadeiras. Os grilhões são nossos preconceitos, nossa confiança em nossos sentidos e opiniões. O instrumento que quebra os grilhões e faz a escalado do muro é a dialética. O prisioneiro curioso que escapa é o filósofo. A luz que ele vê é a luz plena do Ser, isto é, o Bem, que ilumina o mundo inteligível como o Sol ilumina o mundo sensível. O retorno à caverna é o diálogo filosófico. Os anos despendidos na criação do instrumento para sair da caverna são o esforço da alma, descrito na Carta Sétima, para produzir a "faísca" do conhecimento verdadeiro pela "fricção" dos modos de conhecimento. Conhecer é um ato de libertação e de iluminação. Isto posto, somos pois, aquilo que acreditamos ser e fazer. Vivenciamos, pois, nossas "realidades parciais inseridas em uma realidade total", até que em um lampêjo de idéia - ousamos questionar essas realidades parciais, alterando dessarte, nossa realidade total. E o filme mostra exatamente isso, quando Truman, movidopor um impulso exterior, passa a questionar sua realidade, quebrando todos os paradigmas que até então, para ele eram dogmas. Em suma, não é possível aprender o que são as coisas... mas necessário apenas aprender a procurá-las... Abraços fraternos. Anselmo
12/04/2008 04:27:38


30 rosana dos santo neves - osasco
eu adorei o filme ele fala da realidade humana, trata do valor do ser humano
11/04/2008 14:19:40


31 Rogério Sanches - São Paulo
Acredito que o filme se analisado de um ponto de vista positivo nos levará a dar o verdadeiro valor àquilo que realmente somos e fazemos e principalmente a valorizar as pessoas que nos cercam e fazem parte de nossas vidas, além de nos alertar da importância da vida em coletividade e da não menos importante privacidade.
11/04/2008 12:36:36


32 FABIANA GOMES DE OLIVEIRA ALENCAR - SÃO PAULO
TIRAR A PRIVACIDADE DE UM SER HUMANO, MOSTRA O QUE REALMENTE A PESSOA TEM E NÃO DÁ VALOR.
10/04/2008 21:53:38


33 juliana de lima damasceno - sao paulo
Nos mostra a realidade, nos fas despertar e abrir os olhos tirando o que nos cega superar nossos medos e deixarmos de ser cego de esirito.....
10/04/2008 17:33:46


34 Roberth Araujo de Jesus - São Paulo
Bom dia, pessoal! O filme serve de exemplo para que possamos refletir sobre a realidade mundial.Chega de admirar gaiolas de 29,32,44 polegadas. Acredito em mudanças.
10/04/2008 10:02:41


35 Ademir de Oliveira - São Paulo
A liberdade de imprensa é fundamental para o discorrer de uma democracia, mas quando ela disvirtua o seu papel para apenas aglomerar massas sem dar a contribuição que o povo deveras necessita para o desenvolvimento cultural e eduacional, isto se torna uma derrocada. Entreterimento é visitar um museu, ler livros de história, cìências, assistir um bom filme que deixa um legado de experiência de vida a quem busca uma boa formação em termos gerais.
10/04/2008 08:13:04


36 vania rocha rosa - embu
O filme mostra com clareza, que há pessoas que vivem um mundo irreal,perfeito,com detalhes perfeitos e pessoa normais.Na verdade não a vida não é bem assim, e é preciso ter senso de realidade para própria sobrevivencia.
09/04/2008 15:21:10


37 Fábio Tadeu Jek - santo andré
O filme conta a história de Truman Burbank, um vendedor de seguros , que vive desde o nascimento vigiado por câmeras de televisão,vinte quatro horas por dia.
09/04/2008 13:15:56


38 luiz fernanado mendes - sao paulo
Eu adorei o filme sensacional, mostra extamento o que acontece hoje em que vivemos em um mundo onde nos controla e vigia diariamente todos os dias e interessante ver como a midiaq e a sociedade nos manipula .... Poderia acontecer com qualquer um de nos e se nao forem tomada providencias para se controlar o poder da midia em algumas situaçoes colocaram cameras em todos os ambientes para filmeram a nossa intimidade ...
09/04/2008 09:01:24


39 Elisangela Cruz Bezerra da Silva - São Paulo
Este filme só desperta em nós algo que está na nossa frente e não vemos, que a cada dia perdemos a sensibilidade para pequenas coisas como dar um beijo de bom dia em seus pais e até mesmo evitar aquela briga com seu namorado ou colega, pois pode ser que amanhã tudo mude e você não tenha mais aquela pessoa perto para se desculpar.Ao mesmo tempo mostra a fragilidade e a necessidade de nossa sociedade que se permite aparecer nesses shows televisivos se expondo e expondo suas famílias em troca de um dinheiro que não consegue trabalhando e seguindo uma vida normal.
09/04/2008 08:50:53


40 ana maria de almeida sanches - são paulo
Esse filme nos mostra o qanto somos frágeis, e dominados pela massa, e na nossa ignorancia, somo vítimas do medo, do pensamento , da timidez, e se temos uma percepção do que acontece, devemos acreditar nela e sair pela pela porta aberta em busca de uma luz, que nos produza o conhecimento.
08/04/2008 17:44:24


41 Messias Ferreira de Almeida - São Paulo
Este filme fala da nossa realidade, não percebemos o quanto somos cercados de ilusões, fazendo com que esquecemos de pesquisar-mos, deixando nos levar-nos ao comodismo, acreditando em meios de comunicaões fazendo muitas vezes fugirmos da realidades.
08/04/2008 15:16:00


42 Letícia Soares D Aquino - São Paulo
Esse filme mostra, a privacidade de uma pessoa que vive sua vida normalmente . Tem seus abitos suas manias e é exposta a todos que queiram ver. Porem ele não escolheu isso para ele
08/04/2008 00:22:59


43 fernanda bezerra da silva - santo andré
Muito bacana esse filme mostra a realidade da vida de todos acredito pois todos nós nos prendemos a alguma coisa e as vezes não queremos saber a realidade, este filme ensina que não somos livres por completo mas isso é possível se nos quisermos.
07/04/2008 21:38:20


44 rodrigo pereira - sao paulo
esse filme nos mostra a verdadeira missao dos meios de comunicaçao em influenciar nossas vidas e nos prender nas cadeias do comodismo e ignorancia de forma sutil e eficaz que nao percebemos a manipulaçao de nossas vidas e particularidades do nosso cotidiano nos levando ao ridiculo e nao temos sequer consciencia disto a fama e o dinheiro nos humilham suscitamente diversas vezes pense nisto?
06/04/2008 23:58:44


45 gilvania - Diadema
O filme e excelente, mostra que muitas pessoas vivem no mundo irreal e nao sabem, uma realidade que nao existe.
06/04/2008 21:52:02


46 Angelica de Camargo Oliveira - São Paulo
É muito importante mantermos nossa integridade , não nos deixando levar pela mídia que muitas vezes tenta nos manipular.A informação não pode vir somente da tv ou radio.Precrisamos buscar conhecimento tb em livros.
06/04/2008 14:17:47


47 Romeu de Oliveira Alves dos Santos - São Paulo
O filme" O Show de Truman", representa a realidade da sociedade, submersa no mundo materiaslita e consumista, onde as pessoas vivem de forma artificial sem percebe, pois o ser humano tende a aceitar a realidade que lhe é apresentada sem questionar.
06/04/2008 12:22:28


48 Antonio Alves de Souza Junior - São Paulo
O filme não só revela a fragilidade das pessoas, mas tambem da uma mostra do caminhos que estamos seguindo a respeito do que as pessoas julgam ser relevante para seu futuro. Pessoas que vendem sua libedade para conquistar monentos de glória , como acontece netes programas de tv como BIG BRODER mas não se dão conta que tudo o que fizerem ira refletir diretamente não só sobre les mas tambemsobre a familia de cada um podende trazer cosequencia estremas , boas e tambem ruins sem ter a cuidado de avaliar se podera ter controle dos fatos. Mas o mais importante é que se revela que as pessoas estão deixando seus valores de lado por dinheiro que a maioria que conquista se que sabe como utiliza-lo da forma correta, o clamur das cameras e fãs manipulas do (comentario; manipulados porque se jungam fãs de pessoas que não trazem relevancia a a nada que ira mudar nossas vidas ,não agregam cultura apenas ostentação ) os deixam cegos e de uma hora pra outra caem no esquecimento de todos.
06/04/2008 12:15:10


49 Antonio Marcos - Embu
esse filme e muito bom ele mostra muita coisa como uma pessoa pode ser manipulado nim mundo que nem ele sabe qual e .
05/04/2008 22:13:58


50 Gracielle Cardoso - São Paulo
É IMPORTANTE QUE BUSQUEMOS NOVOS CONHECIMENTOS, PARA NÃO FICARMOS PARA TRÁS, POIS O TEMPO PASSA, E O FILME O SHOW DE TRUMAN NOS AJUDA A REFLETIR E MUITO, É REAMENTE UMA LIÇÃO DE VIDA...
05/04/2008 22:00:46


51 bruno - Cajamar
Basendo na política governamental e no tipo e qualidade de educação que temos e sempre tivemos, eu perguntaria se, estamos do lado de dentro ou de fora da caverna e ainda que fora dela, estamos sendo educados ou adestrados com que e para que fins; e até que ponto não somos inconscientes Trumans deste show
05/04/2008 17:31:27


52 Bruno Loureiro - Sao Paulo
Sm duvida nenhuma a reflexao do se humano quanto a isso se depara, nao refleti, passa-se de forma que a realidade e sim o status manipulador da Midia (TV), é sim a pura e mais sensata realidade de que o "dinheiro" e a "novela" faz deles "homens GRANDIOSOS".
05/04/2008 16:33:18


53 Raul Lavorat - taboao da serra
Somos literalmente engolidos pelo sistema e quando tomamos partido torcendo pelo ¨Rafinha ou outro concorrente qualquer¨ assinamos nosso atestado de escravidao e entramos nas cavernas da vida- há esperança? talvez. Mas não fique pensando que está tudo bem. Comece a ficar inquieto até perceber que existe vida inteligente la fora.
05/04/2008 14:12:10


54 Maria Fernanda Mendes Meira - Taboão da Serra
O filme mostra um pouco de nossa vida. Quase sempre não valorizamos as coisas mais importantes, como o amor da família.
05/04/2008 10:16:15


55 Rodrigo - Osasco
O filme Show de Truman, mostra que nossa vida é um realit show, mesmo que embora não seja visto por todos, por isso devemos valorizar cada minuto, cada instante de que vivemos, porque o importante é sermos felizes, pois sempre estaremos sendo observados e até mesmo críticados, por isso devemos ter atos de coragem para vivermos nossa vida e não a vida que nos impõem as várias formas de pensamentos de outros. Sendo o mais importante é vivermos honestamente, com a nossa conciência e de uma forma mais agradável possível.
02/04/2008 13:03:55


56 geraldo v p rosa - sao paulo
o filme o show de truman e o texto alogoria da caverna nos mostra uma realidade que embora nao aceitemos como normal, as condiçoes sociais e governamentais de serta forma nos obriga a viver assim.
02/04/2008 10:33:00


57 Silvia F. Strazza - Osasco-SP
Isso mostra que devemos valorizar a vida, e não deixar que nossa vida caia na rotina, e sempre procurar buscar coisas novas.
02/04/2008 02:01:52


58 Tania Alves - São Paulo
O filme "o show de Truman" nos mostra que a vida das pessoas podem ser monótonas, porém cada um é responsável por ampliar a visão critica do mundo atual. E o mais importante é dar valor para as pessoas que estão ao nosso redor.
02/04/2008 00:18:50


59 Carmen Lúcia Gomes da Silva - São Paulo
O mito da caverna e o filme o show , nos mostra a importância de buscar o conhecimento para sermos pessoas críticas , corajosas capazes de enfrentar as mudanças do dia-a-dia.
01/04/2008 16:14:17


60 Gerson Sant Ana - Santa Isabel-SP
Mostra que nossa vida é o mais facinante show e que devemos valorizar cada momento. Porque,oque vale acima de tudo na vida,é ser feliz ! fica aqui uma pergunta: se sua vida fosse um filme, que filme seria ? Comédia , Romance , Drama , Aventura, etc..... se for um filme triste, Faça de tudo para ter um final feliz !!!!!!
01/04/2008 12:23:48


61 Vanessa - jordanopolis
Gostei das ideias sugeridas, acho que textos e interpretações do cotidiano são validas e de mais facil compreensão
31/03/2008 10:35:26


62 Carlos Roberto de Piava - são paulo
No show de truman, está empregada uma idéia onde o ser_humano tem a capacidade de ir além com a imaginação,mostrando sua capacidade e criatividade,onde o filme e um drama,e o autor nao sabe o q esta acontecendo,tudo no seu mundo e uma farsapra todos,mas pra ele não.
30/03/2008 15:12:54


63 emerson rocha sabino - jandira
nos temos q nos atentar para o q as emissoras de tv tentam passar para nos, eles tentam nos inludir com coisas banais pensam que a sociedade é leiga e que acredita em tudo o q se passa por isso temos que escoler bem o ue vamos assistir.
28/03/2008 16:16:05


64 Aguinaldo Martins - Sao Paulo
quanto ao relato do Filme , foi de grande importancia, pois precisamos realmente atentar para os canais de televisao que permitimos que entre em nossas casas e ter um olhar crítico em tudo que ouvimos buscando o devido conhecimento par expor nossas falas e nos proteger de falsas informaçoes. infelizmente o dinheiro é quem corrompe o homen que nao se atenta aos verdadeiros valores da vida, que é o amor a família os amigos e o prazer de viver., muitos que se prestam a expor suas vidas aqueles que os assistem muitos deles devem querem se libertar dos grilhoes mas a condiçao nao o permite, assim ficando preso a está realidade.
28/03/2008 09:57:43


65 orlando vasques - são paulo
vivemos num show 24 horas, neste show somos filmados, e todo dia é sempre a mesma coisa. Creio que Peter Weir quis mostrar neste filme, não um show de como saber da vida alheia, mas como nosso dia a dia é monótono e como tudo é sempre a mesma coisa.
28/03/2008 08:35:37


66 luciana nunes dos santos - são paulo
este artigo é um alerta, que devemos tomar por um bom conselho,devemos questionar tudo o que ocorre no nosso dia a dia,não deixar que a rotina nos envolva e nos leve para uma condição de estagnação, onde aceitamos tudo que nos é imposto,e o principal de tudo termos opiniões próprias,e para formarmos nossas próprias opiniões é necessário termos conhecimento.
27/03/2008 19:47:41


67 CRISTIANE FERREIRA BISPO - SAO BERNARDO DO CAMPO - SP
GOSTEI MUITO DESSE FILME E ISSO ME AJUDOU MUITO MAIS NA MINHA VIDA. A PERCEPCAO QUE TENHO É QUE ELE ME AJUDOU A ENFRENTAR O MUNDO E A VE-LO DE UMA MANEIRA DIFERENTE. EU O RECOMENDO A TODAS AS OUTRAS PESSOAS QUE AINDA NAO O VIRAM. SEM MAIS, GRATA CRISTIANE FERREIRA
27/03/2008 11:36:57


68 Mariana mendes - são Paulo
Esse texto deveria ser mas compreensivo e objetivo mas cla e opçã de pesquisa
15/03/2008 21:07:08


69 shirley adriana de sousa silva - sao Paulo- sp
Atividade Interdisciplinar: História: Leitura do Livro 1984 de Orson Wells e produção de um texto relacionando o tema abordado no livro com a liberdade vigiada que impera no mundo atual e o fenômeno de sucesso como os reality shows. Em todas as estratégias, buscamos colaborar para que os alunos tivessem sua capacidade de compreensão ampliada, formulação de idéias, produção de conhecimento estimulado. Esperavamos que localizassem informações explícitas, implícitas, dúbias num texto verbal ou não, e relacionassem os temas semelhantes mesmo que tratados em fontes diferentes. Acrescentamos a aqueles O filme (LEGENDA EM ESPANHOL) o show de Truman: A TV e o “Show da Vida” com o intuito de promover uma reflexão sobre a busca do sucesso, seguindo às orientações deste site e abordando o tema transversal ética e cidadania; Produção de maquetes: vide planejamento de História (baseado no Livro) E mais uma vez, de acordo com a sugestão do site, propusemos como produto fnal a produção de um CD cujas composições expressem a da Modernidade. As canções deverão vir acompanhadas de esclarecimentos que justifiquem o enquadramento da canção na época. Em seguida, deverão apresentar fatos, derivados de textos jornalísticos, que fundamentem a idéia apresentada na canção. Esses fatos devem estar relacionados com aspectos culturais, literários, históricos e geográficos das disciplinas envolvidas. 2º. Apresentação das canções e das relações estabelecidas com os textos jornalísticos, por escrito, dos motivos que levaram o grupo a enquadrar o material selecionado dentro da proposta. 3º. A turma deverá entregar a trilha sonora gravada 4º. Sarau e varal de produções, organizados pelos alunos e orientados pelos professores envolvidos. Previsão: Final do II trimestre.
10/07/2007 12:25:36


70 Sidnei Paixao Antunes - Sao Paulo
O filme o show de Truman , aguça a étimologia da natureza humana , mostrando que existe um potencial inerente na vida do ser-humano , uma força interna capaz de transformar tudo o seu redor , o pensamento percepitivo e critico é a fonte que impuciona ao adentrar-mos nas portas , que somente nós teremos que passar , porta essas representadas pelos nossos traumas , medos , complexos , timides , mas para transformarmos , nossas fraquezas é preciso , um pensamento determinado , corajosos e sábio . Este filme nos mostra essa possibilidade .
26/03/2007 21:18:18


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.