Planeta Literatura
Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado Graduada em Pedagogia; Especializada em Orientação Educacional; Pós-Graduada em Psicopedagogia; Atua como Orientadora Educacional no Colégio Poliedro de São José dos Campos – SP.

Professor bonzinho = Aluno difícil - 12/09/2007
Coluna Planeta Literatura

'

Celso Antunes destaca neste livro que o professor bonzinho, permissivo, perde sua identidade como pessoa. Podemos ser amigos, compreensivos, mas o limite deve ser bem claro, bem definido e a preocupação em acompanhar o processo de construção do conhecimento dos alunos deve ser efetiva.

Na sala de aula a conversa entre os alunos é inevitável; é impossível ficar ao lado dos amigos sem conversar; o que devemos fazer é aproveitar essa conversa como instrumento para um trabalho pedagógico, aprender a ser um administrador de conversas, expositor de desafios, instigador de perguntas. O autor alerta que devemos tomar cuidado com o silêncio humano. Este esconde muitas vezes problemas emocionais ou disfunções agudas.

Ao ensinar, é fundamental que o professor peça aos seus alunos que opinem, sugiram, contem coisas de seu eu e de seu mundo. Jamais matar a curiosidade apresentando rapidamente a resposta; faça-os buscar pelos caminhos da pesquisa, pela reflexão do debate. E nunca se esqueça de levar para a sala de aula o sorriso, a boa educação (polidez) e o bom senso.

Com alunos difíceis, ou seja, aqueles que não querem nada com a aula, procurem não se exasperar, dar broncas. Após o final da aula chame esse aluno para conversar; faça-o descobrir que você quer ajudá-lo.

Diálogo, polidez e bom humor são aliados incondicionais para o bom relacionamento entre professores e alunos em sala de aula.

Existem algumas idéias levantadas por Celso Antunes que podem auxiliar os professores em seu dia a dia, obtendo assim maior prazer e sucesso no seu trabalho. Vamos a eles:

• Definir de forma clara e cristalina as regras disciplinares.
• Estabelecer canais límpidos de comunicação entre os alunos, diretores, pais, orientadores e professores.
• Assiduidade e pontualidade.
• Associar o conhecimento novo aos saberes que os alunos possuem.
• Preparar de maneira cuidadosa a aula.
• Traçar um projeto de atividades anuais, dividindo suas etapas semana após semana.
• Estabelecer, se possível em consenso com a classe, os limites desejáveis das condutas e cobrá-los sempre de maneira imediata e coerente.
• Entrar em sala e, sem demora, iniciar a aula.
• Cobrar, com firmeza, mas sempre com bom humor (quando possível), a colaboração de todos e ser um árbitro sereno no cumprimento das regras de conduta consensualizadas com a classe.
• Falar com expressividade e clareza.
• Iniciar os trabalhos com um plano de aula simples, mas objetivo e coerente.
• Movimentar-se todo o tempo, manter-se alerta a todos e também a todas as ocorrências.
• Mostrar sempre disposição para manter a calma e a serenidade, mesmo em situações mais difíceis.
• Saber dar a devida importância ao tom de voz empregado e estudar a linguagem gestual.
• Jamais comparar-se a qualquer colega. Nunca comparar um aluno ou uma classe com outra.
• Distribuir com uniformidade, serenidade e justiça a atenção de todos.
• Analisar com calma as razões que podem levar alunos ao desinteresse ou a indisciplina e discutir, particularmente com os mesmos essa postura.
• Conhecer diferentes estratégias de ensino, jogos operatórios, técnicas de ensino e aprendizagem.
• Possuir projetos de avaliação claros e explícitos.
• Manter atualizados seus registros e suas notas.
• Cumprir com integridade tudo quanto prometeu.


Ensinar utilizando diferentes recursos e estratégias para despertar a curiosidade e incentivar os alunos em sala de aula e projetos é eficiente medida contra a indisciplina.

• Fazer das perguntas uma eficiente ferramenta de aprendizagem.
• Não se desgastar ensinando aos alunos tudo aquilo que sozinhos eles podem aprender.
• Estimular o aluno para interpretar o aprendizado usando diferentes habilidades.
• Ensinar seus alunos a leitura dos saberes que se encontram em diferentes linguagens.
• Saber delegar aos alunos tarefas e funções junto à classe que explorem capacidades de aprender e de aprendizagem.
• Fazer revisões periódicas daquilo que foi aprendido.
• Organizar de forma eficaz, na medida dos possível em consenso com os alunos, o espaço da sala de aula e a disposição dos lugares de cada um.
• Cuidar da sua apresentação, dignificando a importância e até o sentido do ato pedagógico.
• Mostrar atenção aos problemas dos alunos.
• Concluir a aula de maneira amistosa e bem-humorada.

É importante destacar que os passos sugeridos costumam ajudar a resolver parte expressiva dos problemas disciplinares; mas não os eliminam por completo. A continuidade de aplicação dos procedimentos é que pode garantir a perenidade dos bons comportamentos, da participação dos estudantes nas aulas, o debate em torno das idéias e conteúdos trabalhados,...

Para concluir, o professor precisa ser amigo dos alunos, companheiro e compreensivo, ter a mentalidade aberta e acompanhar o processo de construção do conhecimento, atuando como agente entre os objetos do saber e a aprendizagem e ter a certeza de que, quem educa semeia um futuro melhor...

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










39 COMENTÁRIOS

1 Luiza Pereira - Mostardas Solidão
Eu não sou professora mais sou um aluno da 3° serie, eu adoro brincar de professora e então eu queria que alguma,professora me passasse algumas coisa dificeis alguém me passa?
25/06/2013 19:36:05


2 erica - nova iguaçu
É eu vou seguir conversar com os bagunceiros por último. Sou a boazinha e não consigo respeito nenhum. Agora vou ser mais dura. Tô cansada desses alunos mal educados.
31/10/2012 14:14:54


3 Maria Jocenilda - AlenquerPará
Essas dicas me ajudaram muito espero que seja útil para os outros professores
27/10/2012 16:41:14


4 gerciara ferreira - ananindeua
Adorei as práticas de ensino aprendizagem pois será uma ferramenta inesquecivel para os educadores.
20/09/2012 18:39:49


5 Aline - Porto Alegre
Tenho esse livro! É muito bom e indico aos colegas professores!
22/06/2012 17:23:46


6 QUESIA NEVES - SÃO LUÍS
ESSE ARTIGO É MARAVILHOSO! CELSO ANTUNES É UM GUIA NA EDUCAÇÃO.
10/06/2012 16:12:30


7 karen voeltz - santa cruz do sul
desafiei todas as questoes e assertei todas obrigada
07/02/2012 09:05:43


8 joao victor - sao paulo
eu estou com dificuldade,defazer desafiosde matematica
06/11/2011 21:49:47


9 ricardo gonçalves - niteroi
Se não ¨desconstruirmos¨ nós mesmos como professores, se não¨desmontarmos¨grande parte do que aprendemos em nossa profissão,nas nossas práticas e trocas com os colegas,no final das contas, a conta é cobrada dos alunos e dos familiares,da falta de postura dos mesmos em aula e nos espaços da escola.É mito pensarmos que não temos responsabilidades com a educação dos nossos alunos, que são os pais os únicos responsáveis pela sua formação.Quanto a isso, tenho a visão que sou a parte mais importante nesse processo, e com certeza, o mais preparado,muito embora pouco reconhecido, mas culpa não é do aluno do meu parco salário ou condições de trabalho e mais ainda,da minha inabilidade de resolver esses desafios que possuo perante a realidade de minha profissão.Preciso construir uma nova pedagogia que vá de encontro aos anseios de meus alunos e o que li acima me mostra a direção. Obrigado. professor de ed. física em CIEPRJ.
01/09/2011 16:22:24


10 Alessandra Pegoraro Gimenez - Pelotas
Parabéns!!!!!!!Trabalho maraviloso!!!!!!!!Senti mt alegria ao ler!!!!!Obrigada!!!!!!!!!!!!!! PS:É bibliografia de estudo,para prova do concursso irei prestar em maio. Abraço professora Alessandra
30/04/2011 19:02:49


11 Eliana - Formosa GO
Achei ótimo,pois colabora bastante,no sentido de orientar o Professor de primeira viagem.
03/09/2010 14:49:59


12 genir kestring silva - Nortelândiamt
Puxa, que legal! Gostei das dicas. Como profissionais da Educação,devemos estar sempre buscando algo novo para não caírmos na rotina e passarmos por meros bonzinhos`....
28/07/2010 15:38:56


13 Gilson Couras - Iguatu CE
Esse artigo é fundamental na vida dos professores, pena que nem todos estão abertos a críticas que possam fazer crescer.
26/12/2009 13:29:47


14 claudia ap. s. silva - governador valadares
Estou trabalhando um projeto sobre indisciplina, achei muito bom o artigo me ajudou bastante. Obrigada!
19/11/2009 11:36:22


15 nelma guerra xavier - salvador
Olá , gostei bastante das informaçãoes e orientaçãoes , sou coordenadora de uma escola municipal e alguns alunos desta escola estão apresentado comportamento indisciplinado. Gostaria que sugerirse atividades , orientações ou projetos que pudesse ser desenvolvido , para melhorar esse problema de indiscíplina. 31/08.2009.
31/08/2009 23:20:30


16 Anne gigante - araruama
Adorei o artigo . Infelismente alguns professores não conseguem pensar assim . Minha filha de 8 anos está no 3 ano . Sempre pegou otimos professores bons no Rio / Rio . Só que este ano está estudando em araruama / rj , Com uma professora concursada de 54 anos idade e com mais de 10 de carreira. Ela grita , coloca as crianças de cara na parede, fala alto ao microfone com som de interferência para as crianças calar a boca etc.. Ja reclamei na direção mas nada adiantou . com a minha filha ela não faz nada , mas faz com os amiguinhos . Mnha filha está assustada . Eu não teho como mudar la de escola agora . Deculpe o desabafo .
17/06/2009 19:15:34


17 raimunda de jesus silva - ji,paraná rondonia
gostei muito deste artigo, é muito importante para professora e alunos e muito importante para o meu futuro. parabéns,
01/06/2009 01:26:33


18 Cintia - Ponta GrossaPR
Quero agradecerlhes e lhes dizer parabéns pelo artigo...adorei... Estou fazendo magistério e este artigo vai ser muito útil para mim.Muito obrigado.
28/05/2009 16:29:25


19 wellma - Paranamirim rn
Olá. gostaria de poder contar com ajuda de vocês. Sou uma estudante do curso de Pedagogia e estou no final do curso, fazendo monografia onde defendo o tema avaliação. já vi o vídeo do Celson Antunes, o Avaliação da aprendizagem e gostaria que voces me enviassem, se possível, os dados para por nas minhas referências bibliográficas, pois perdi o contato do professor que nos mostrou esse vídeo e era do seu acervo pessoal. Agradeço desde já a atenção, Wellma Ciríaco
15/05/2009 19:33:41


20 Victória - Rio de Janeiro
é... eu gostei do artigo. Porém, é inviável aplicar tudo isso numa turma de bandidos e traficantes da rede municipal do Rio de Janeiro. Que pena.
24/03/2009 21:14:15


21 JOYSELAINE DOS SANTOS MOTA - BOA VISTA RR
OLA ADOREI ESSE ARTIGO CONFESSO QUE MUITOS DOS PROFESSORES MUITAS DAS VEZES NÃO SEGUEM ESSA LINHA DE PENSAMENTO, MAS O IMPORTANTE E QUE ESTAMOS NOS INTERESANDO CADA VEZ MAS ,POSSO AFIRMA CONVICTA QUE TENAREI SEGUIR ,ESTOU ME FORMANDO NESSA AREA E ESPERO FAZER O MELHOR NA MINHA PROFISSÂO.GOSTARIA DE RECEBER NOVIDADES
08/01/2009 22:12:09


22 ronaldo pires de lima - guaranesia
vc ai professora ficou linda dando aula parabens??
30/11/2008 19:16:50


23 Pablo André - Teresina
Quero saber qual a referência bibliográfica do livro do Celso Antunes
22/08/2008 11:02:05


24 Carneiro - rio de janeiro
Gostei das dicas. Estou iniciando com duas turmas de 45 alunos cada, com media de 15 anos no 2 semestre. E peguei as turmas muito agitadas. E se tem uma coisa que me issita é deboxe. Consegui por varias vezes por silencio na classe. Contudo ha alguns que precisam de um ser disciplinados. Hoje há muito mais malicia do que a uns 10 anos atras. Vou seguir a dica de conversar em particular, do que chamar a atenção em classe. Vamos ver no que da..
08/08/2008 17:51:50


25 Flávia Adriana - BrasíliaDF
Observamos muito que as pessoas só sabem dizer que a educação está em crise, que os professores que não ensinam direito, mas não observam que muitos pais tem a concepção de que a responsabilidade de educar é somente dos professores, mas se esquecem de que a educação começa em casa e assim se perpetua...
27/06/2008 10:47:01


26 maria das Dores - Ponto Belo ES
É muito facíl falar em soluções para educação de qualidade, porém a realidade é cruel salas super lotadas, alunos indisciplinados as extremo, baixo salários que nos obriga a trabalhar de manhã, a tarde e a noite sem descanso, sem falar das diversas cobranças ao professor na maioria das vezes quem escreve essas fantásticas soluções estão longe dessa realidade deveria criar estrategias como os governantes desse país valorizar o professor e não jogar a culpa do fracasso do ensino unicamente no professor...
22/06/2008 17:56:14


27 Manuela - Macaiba
Nossa adorei o artigo estava querendo um tema para o meu projeto e ápos ler esse artigo tenho certeza que ja encontrei.Obrigada!
10/06/2008 15:23:49


28 Isolete Vieira Borges - Rio Grande
Adorei as dicas. Vou partilhar com meus colegas na próxima reunião.Muito Obrigada. Sou professora alfabetizadora
17/05/2008 23:33:50


29 Erica Muniz - Vitória - ES
Este artigo é show de bola! Essa era a parte que a minha monografia estava precisando ser desenvolvida. Celso Antunes colocou ali dicas importantes até mesmo para nós educadores na sala de aula.
22/04/2008 16:15:55


30 Edilamar Marques Lourenço - São Cristovão/SE
Maravilhoso! Sou aluna do 4º período de Licenciatura em Ciências Naturais e os comentários de Celso Antunes sobre educação são sempre preciosos para quem vai atuar em sala de aula ou já está atuando.
21/03/2008 15:45:03


31 Maria de Nazare Batista Burger - Balneário Camboriú
Maravilha! Estou terminando o primeiro ano do curso normal superior de Pedagogia, para mim é de grande valia receber os e-mail do planeta educação. Muito Obrigado.
28/11/2007 05:11:37


32 Luciana Maria Bernardo Cessel - Goiânia
Estou no 6º periodo de Pedagogia, o artigo foi muito bem colocado Celso Antunes sem dúvida é grande percursor na area da educação. A indisciplina realmente esta presente nas salas de aula, cabe ao professor procurar estratégias , caminhos criativos e dinâmicas para envolver os alunos de maneira produtiva.
20/11/2007 13:39:26


33 SANDRA MARIA MACEDO RIBEIRO DE SOUZA - Nilópolis-RJ
Excelente! Sou Orientadora Pedagógica e trabalho com a EJA. Nas nossas reuniões Pedagógicas, falo muito sobre esse tópicos que acho de suma importância para o processo ensino/aprendizage.
07/11/2007 22:37:11


34 cleonice lima - campina da lagoa
Sou coordenadora do Curso de Formação de docentes e professora de Prática de Formação e todo bimestre temos um livro de leitura e neste 4º bimestre foi este o livro que mais de 150 alunos leram, discutiram e apresentaram em sala de aula e com certeza eles tornaram-se mais criticos e exigentes com os professores do curso e com eles mesmos enquanto futuros professores, chega de professores bonzinhos, precisamos sim de professores profissionais e este livro é tudo de bom para mostrar o perfil deste professor.
06/11/2007 21:23:27


35 Maria Leticia Mota Moreira - Fortaleza - Ceará
Como assídua usuária da produção intelectual do Mestre Celso Antunes, achei o artigo uma preciosidade para quem vive o chão da sala de aula. Regras claras e respeito para com a diversidade e individualidade do aluno é a coisa mais sensata que um educador pode fazer em sua prática pedagógica.
29/10/2007 16:43:47


36 Vivaldo do Amaral - Guaranésia - M.G
Sem comentários. Todos nós, professores devemos ter esse artigo na "cabeçeira da aula". Só assim a Aprendizagem pode fluir com serenidade. Um grande abraço a todos do Planeta Educação e nota 10 a Celso Antunes.
28/10/2007 01:12:03


37 LUCIANE CASARIL - guarujá do sul,sc
O que o autor escreve é de grande valia,todos os educadores deveriam ter acesso a estas dicas e até as universidades deveriam passar a seus acadêmicos como sugestão de leitura.
27/10/2007 18:02:27


38 Elizabeth Lopes - Sao João da Boa Vista
Ainda não sou professora, mas vou seguir seus passos, suas dicas serão importante para o meu futuro obrigada
04/10/2007 19:29:05


39 Nair - São Tomé - Paraná
Adorei este artigo. Na verdade, Celso Antunes, é uma pérola rara. Já comprei alguns de seus livros. E me auxiliaram mto em minhas aulas. Parabéns.
30/09/2007 22:12:37


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.