Diário de Classe
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br

Leitura e a Produção de Textos: Atividades obrigatórias na sala de aula e em casa - 04/09/2007
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel

'

O aluno deve se tornar um Leitor e Autor de textos. Para tal, o educador deve disponibilizar textos, os mais diversos para leitura, como, por exemplo:

- Texto Narrativo.

- Poema.

- Fábula.

- Parlendas.

- Adivinhações.

- Conto.

- História em Quadrinhos.

- Texto Informativo.

- Receita Culinária.

- Bula de Remédios.

- Texto Imagético (Fotografia, Pintura em Tela, Desenho e outros).

- Charges

- Crônica, entre outros.

O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, na biblioteca, na sala de leitura, e na sala de aula (com o cantinho de leitura). Nesses três espaços, o mobiliário deve estar adequado:

As estantes devem ser baixas, para que o aluno possa alcançar o livro no momento de apanhá-lo.

As mesas e cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos.

O acervo de livros deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de leitura, isto é, o gênero textual e devem estar em boas condições de uso.

O aluno deve se sentir à vontade nestes espaços para que fique motivado a ler.

Além dos livros, esses espaços podem oferecer textos diversos como charges e textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações e outros, dispostos dentro de uma caixa (a caixa de leitura). Esses textos devem ser disponibilizados aos alunos.

O educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de modo que este se torne um leitor crítico e depois um autor crítico. Para tal, deverá oferecer todos os elementos citados acima.

A leitura e a produção de textos são atividades essenciais ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade na qual estiver inserido, para melhor, tornando-a mais justa e igualitária.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










12 COMENTÁRIOS

1 Maria das graças F.Januário - Ariquemes
A leitura é uma conquista que enriquece a mente intelectualizando o leitor, através de inúmeras viagens é conhecedor do mundo. Viaje nas páginas de um livro...
30/07/2012 21:13:32


2 debora - brasil
euamei este texto vc nos auxiia muito gostei muito
15/03/2011 17:13:10


3 maria - embu
REGINA E VOCÊ AINDA CONSEGUE ESCREVER ACHEI COM x. QUE MUNDO PERDIDO.
22/02/2011 14:52:53


4 Regina Elizabeth Ferreira - Francisco Beltrão PR
Axei bem importante a explicação, preciso de sugestões de atividades que poderia fazer com uma bula de remedio. agradeço desde já. obs: leciono para quarta série.
23/08/2010 22:11:53


5 Cássia Regina - Rio de Janeiro
COMO TODOS OS TEXTOS QUE LI, ESTE TAMBÉM É MARAVILHOSO . VC ESTA DE PARABÉNS!!!! COM TODA CERTEZA SEUS TEXTOS NOS INSPIRA E AUXILIA EM NOSSO COTIDIANO ESCOLAR. FIQUE NA PAZ DE CRISTO
24/01/2010 23:21:21


6 Leudilene Borga Sousa - Santas LuziaMA
Sou professora da Rede Municipal e trabalho com um projeto tem como tema ´´Balcão de Leitura´´, esse projeto vem sendo desenvolvido há dois anos e trabalhar com leitura e produção de textos e um trabalho muito rico e proveitoso pois aflora o gosto de ler e produzir seus própios textos, que vem sendo analisados pra produção de livro. Nesse projeto temos fotos de todos os passos que já foram realizados.
20/10/2009 10:48:38


7 adriana - pato branco
gostaria de trocar ideias de atividades de leitura e producao de texto
14/09/2009 21:45:41


8 Maria Isabel da Fonseca - Resende RJ
Estou cursando Pedagogia para as séries iniciais, estou no 3º periodo, e preciso montar um portifólio, só que para isso preciso de dois texto imagêtico para que possa fazer a interpretação da figura. Por favor, se puder me ajudar ficare imensamente agradecida. Desde já lhe agradeço Maria Isabel
20/11/2008 22:21:44


9 NEUSA APARECIDA RODRIGUES - RIO PIRACICABA
NÓS PROFESSORES PRECISAMOS DE AULAS PRÁTICAS E NÃO TEORIAS( ATIVIDADES)
09/06/2008 10:06:25


10 hozinete santos silva - nova bandeirantes
sou professora e necessito de materias para estar denvolvendo com meus alunos. No entanto gostaria nde receber mail com materias diferentes.
16/04/2008 16:28:40


11 arnaldo goottmbergue mangueira - serra talhada-PE
Concordo com o professor que fez o texto. É realmente necessaria a leitura e produção de texto na sala de aula, pois como diz Possenti: o trabalho significativo do professor de língua portuguesa na sala de aula é leitura e produção de texto. A leitura é fundamental para o desenvovimento intelectual do aluno e para sua compreensão do mundo.
31/03/2008 19:17:03


12 Alcilene Costa de Magalhães - Belém - Pará
Leitura Escrita deve ser um trabalho constante na sala de aula Projetos de leitura e escrita são raros em nossas escolas. Na escola Cândida de Souza em Ananindeau, estamos trabalhando o Projeto Leitura Amiga, um trabalho que favoresce o prazer pela leitura, e através da leitura que entendimento tenho do que leio, como divulgar esta leitura para meus amigos e colegas. É um trabalho lento´, mas é gratificante quando seu aluno realizada todas as etapas do projeto. Socializar o que aprendeu é a maior prova concreta do aprendizado conquistado, e isso é a prova viva de que seu aluno adquiriu novos saberes, novas formas de conhecer o mundo.
30/09/2007 10:26:14


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.