Diário de Classe
Leitura e a Produção de Textos: Atividades obrigatórias na sala de aula e em casa
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel
O aluno deve se tornar um Leitor e Autor de textos. Para tal, o educador deve disponibilizar textos, os mais diversos para leitura, como, por exemplo:
- Texto Narrativo.
- Poema.
- Fábula.
- Parlendas.
- Adivinhações.
- Conto.
- História em Quadrinhos.
- Texto Informativo.
- Receita Culinária.
- Bula de Remédios.
- Texto Imagético (Fotografia, Pintura em Tela, Desenho e outros).
- Charges
- Crônica, entre outros.
O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, na biblioteca, na sala de leitura, e na sala de aula (com o cantinho de leitura). Nesses três espaços, o mobiliário deve estar adequado:
As estantes devem ser baixas, para que o aluno possa alcançar o livro no momento de apanhá-lo.
As mesas e cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos.
O acervo de livros deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de leitura, isto é, o gênero textual e devem estar em boas condições de uso.
O aluno deve se sentir à vontade nestes espaços para que fique motivado a ler.
Além dos livros, esses espaços podem oferecer textos diversos como charges e textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações e outros, dispostos dentro de uma caixa (a caixa de leitura). Esses textos devem ser disponibilizados aos alunos.
O educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de modo que este se torne um leitor crítico e depois um autor crítico. Para tal, deverá oferecer todos os elementos citados acima.
A leitura e a produção de textos são atividades essenciais ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade na qual estiver inserido, para melhor, tornando-a mais justa e igualitária.