Planeta Educação

Diário de Classe

Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Pedagoga e Escritora. Especialista em Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atua como Orientadora Pedagógica na E.M.Francisca Pinheiro Teixeira e Orientadora Educacional no C.E.Lameira de Andrade, Cantagalo-RJ. Autora do livro Projeto Político-Pedagógico, Construção e Implementação na Escola, Editora Autores Associados. Consultora Pedagógica e Palestrante. Contatos pelo ravenamedel@yahoo.com.br

Leitura e a Produção de Textos: Atividades obrigatórias na sala de aula e em casa
Cássia Ravena Mulin de Assis Medel

O aluno deve se tornar um Leitor e Autor de textos. Para tal, o educador deve disponibilizar textos, os mais diversos para leitura, como, por exemplo:

- Texto Narrativo.

- Poema.

- Fábula.

- Parlendas.

- Adivinhações.

- Conto.

- História em Quadrinhos.

- Texto Informativo.

- Receita Culinária.

- Bula de Remédios.

- Texto Imagético (Fotografia, Pintura em Tela, Desenho e outros).

- Charges

- Crônica, entre outros.

O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, na biblioteca, na sala de leitura, e na sala de aula (com o cantinho de leitura). Nesses três espaços, o mobiliário deve estar adequado:

As estantes devem ser baixas, para que o aluno possa alcançar o livro no momento de apanhá-lo.

As mesas e cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos.

O acervo de livros deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de leitura, isto é, o gênero textual e devem estar em boas condições de uso.

O aluno deve se sentir à vontade nestes espaços para que fique motivado a ler.

Além dos livros, esses espaços podem oferecer textos diversos como charges e textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações e outros, dispostos dentro de uma caixa (a caixa de leitura). Esses textos devem ser disponibilizados aos alunos.

O educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de modo que este se torne um leitor crítico e depois um autor crítico. Para tal, deverá oferecer todos os elementos citados acima.

A leitura e a produção de textos são atividades essenciais ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade na qual estiver inserido, para melhor, tornando-a mais justa e igualitária.

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas