Carpe Diem
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

FormiguinhaZ - 08/08/2007
Diálogo inicial da animação “FormiguinhaZ

'

Formiga Z - A minha vida inteira eu morei e trabalhei em uma cidade grande e, pensando bem, isso é um problema... Eu nunca me senti confortável no meio de multidões. É sério, eu fico angustiado em lugares fechados. Eu me sinto asfixiado. Eu sempre fico me dizendo que deve haver alguma coisa melhor lá fora. Talvez eu pense demais... Eu acho que tudo se deve ao fato de eu ter sido uma criança muito ansiosa. Sabe, minha mãe não tinha tempo para mim. Quando se é o filho do meio, numa família de 5 milhões, não se recebe muita atenção, é impossível, não é? E, eu sempre tive complexo de abandono. O meu pai era basicamente um zangão, como eu já disse, e ele saiu voando quando eu era só uma larva. E, o meu trabalho, ah, eu não quero nem começar a falar. Eu fico doente só de pensar. Eu não fui feito para ser um operário. Isso eu tenho absoluta certeza. Eu me sinto fisicamente inadequado. Minha vida inteira eu nunca, nunca fui capaz de levantar mais de dez vezes o meu próprio peso. E, pensando bem, carregar entulho... Não é bem a minha idéia de uma carreira promissora... E esse negócio de super-organismo eficiente, eu não consigo engolir, eu tentei, mas eu não consigo. Será que eu tenho que fazer tudo pela colônia? E os meus desejos? E eu? Quer dizer, eu tenho que acreditar que existe um lugar melhor fora daqui. Senão é melhor eu me encolher em posição larval e chorar... Todo esse sistema me faz sentir... Insignificante!

Formiga Terapêuta - Excelente! Conseguiu expressar suas emoções.

Formiga Z - É mesmo?

Formiga Terapeuta - É Z, você é insignificante...

Formiga Z - Ah! Sou é...

(Diálogo inicial da animação “FormiguinhaZ”, dos diretores Eric Darnell e Tim Johnson, produzido pela DreamWorks, em 1998)

 

Quantas vezes você já se sentiu insignificante? O que o faz sentir-se assim? Sua vida é do jeito que você imaginou ou será que os rumos tomados não foram aqueles imaginados? Você é feliz no trabalho? Como vai sua vida familiar?  E seus amigos, quem são? Estão sempre por perto quando você precisa deles?

É amigo... A vida é construída por nós mesmos a cada novo nascer do sol. Quando colocamos o pé na estrada vamos, aos poucos, definindo o que será de nós e das pessoas que estão mais próximas, como nossos filhos e cônjuges. Ao nos imaginarmos fracassados, perdedores ou insignificantes estamos, literalmente, assinando embaixo e dando o rumo da derrota a nossa existência...

Se as coisas não estão dando certo, é necessário e vital renovar-se, reinventar o seu mundo, atualizar-se para não apenas sobreviver, sobretudo para que a vida realmente valha à pena.  E qual é o primeiro passo? Desconstrua-se, busque sua história, compreenda seus passos, analise cada etapa de sua vida para entender o que o levou a situação que está vivendo e que lhe causa desconforto.

Não tenha receio de admitir que errou. Ao admitir e identificar seus problemas, dificuldades e erros procure pensar sobre eles e imaginar saídas alternativas. Enfrente as questões que o magoam e ferem. Analise tudo sem pressa, sem rancor, com calma e parcimônia. O que você está buscando é a dignidade, a felicidade e o sucesso que cada um de nós persegue ao longo de nossas vidas. Tudo isso está também ao seu alcance, como se encontra próximo de todos aqueles que acreditam e vão à luta para chegar lá.

Porém não pense e nem aja como se você fosse um guerreiro solitário nessa jornada em busca da paz e da harmonia. Saiba que todos somos parte de um projeto coletivo e que sempre há pessoas próximas que estariam dispostas a dar a vida por você. Identifique seus grandes amigos, conte com o amor de sua vida, dê a eles a sua força para que também se sintam mais seguros e, acima de tudo, creia-me, ninguém é insignificante!

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










15 COMENTÁRIOS

1 Renata Aguiar - Salvador
Adorei o texto,na verdade eu nunca tinha entrado nesses site,foi obrigada para fazer uma pesquisa do curso e acabei me apaixonando por esse tema e aprendi muito...acabei revendo tudo q fazia... emfim... Bom pra aula de amanhã ,acho q vou me sair bem rsrs vlw! bejitos!
11/12/2009 00:28:20


2 Laiza - Aratuípe BA
Achei super interessante e nos ajudou para o trabalho da Faculdade sobre as inteligencias multiplas.
13/10/2009 19:45:13


3 Laiza - Aratuípe
Achei super interressante e nos ajudou para o trabalho da Faculdade sobre as inteligencias multiplas.
13/10/2009 17:40:28


4 David - São Bernardo do Campo SP
Muito lindo, eu e meus colegas estavamos mesmo precisando ouvir essas palavras. Meus parabéns e que Deus abençoe cada dia mais e mais esse ator e a todos que contribuem para esse portal.
27/09/2009 13:19:26


5 Jôsy - São Luís MA
Adorei o texto. Era o que estava precisando para apresentar um trabalho sobre realções intra e interpessoais. Valeu
05/09/2009 21:39:14


6 monique - rj
Eu adorei o texto mostra muito a realidade de muito gente , o quanto as vezes nos sentimos tão insignificantes por pouco. O texto mostra q devemos buscar a harmonia e a paz em nos mesmos e que sempre há pessoas próximas que estar disposta a nos ajudar e estar ao nosso lado. Também mostra que muitas vezes temos medo de admitir nossos erros . Muitas vezes pensamos q não tem temos mais saídas, devemos rever nossas idéias e também as nossas opiniões . As vezes não nos sentimos capazes de tomar atitudes em situações inesperadas. E que não devemos nos sentir fracassados , perdedores .
27/03/2009 10:02:00


7 Thuanny de Souza - Rio de janeiro
Adorei o texto. Pois nunca tinha entrado nesse site. Gostei muito. Parabéns. Site deve ser muito bom, vou procurar saber mais sobre ele. Beiijos
27/03/2009 09:52:45


8 monique - rj
O texto é ótimo mostra muito a realidade de muita gente o texto é bem expressivo.....amei
27/03/2009 09:22:57


9 Hellen - Rio de Janeiro
gostei bastante do texto , pois ele ajuda bastante a nós mudarmos opnião em relação a muito coisa , e que você não é insignificante , é sim uma pedra muito valiosa
27/03/2009 09:22:11


10 leticia salles - rio de janeiro
rsrsrsrs sei que não era pra estar entrando aqui mas não resisti ... tive q escrever meu comentário sobre esse texto MEU NOME É LETÍCIA SALLES e SOU DO SARAH KUBTSCHECK o prof mandou fazer um trabalho de filosofia no laboratório de informática com esse texto formiguinha z e o resultado: EU ADOREIIIIII!!!!!! gostei tanto que tomei isso pra minha vida REALMENTE NINGÉM É INSIGNIFICANTE E QUANDO ERRAMOS AO CONSTRUIR NOSSO ``CASTELO DE AREIA`` PODEMOS DESMONTAR E RECRIAR TUDO DENOVO AINDA Q DEMORE E DEIXE MARCAS VALE APENA O RESULTADO É INCRIVEL um beijo da amioga letícia salles
27/03/2009 09:17:05


11 monique - rj
O texto é ótimo mostra muito a realidade de muita gente o texto é bem expressivo.....amei
27/03/2009 09:08:49


12 Gláucia - Rio de Janeiro
Bom... goste muito do texto achei muito incentivador... e bastante realista...
27/03/2009 09:08:01


13 Thuanny de Souza - Rio de janeiro
Adorei o texto. Pois nunca tinha entrado nesse site. Gostei muito. Parabéns. Site deve ser muito bom, vou procurar saber mais sobre ele. Beiijos
27/03/2009 09:05:07


14 claudia - rio de janeiro
Gostei muito deste texto e do site todo, somente gostaria de saber como faço para entrar nas áreas restritas? Não achei nenhum lugar para me cadastrar e fazer meu login..Alguém pode me ajudar? Obrigada.
21/11/2007 00:18:41


15 flavia maria de almeida machado - São Sebastião
Adorei, e a carapuça serviu muito bem. Beijos Te amo.
18/08/2007 12:40:44


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.