Aprender com as Diferenças
Maria Amélia Vampré Xavier Diretora para Assuntos Internacionais da Federação Nacional das APAEs - FENAPAES em Brasília, Assessora Especial de Comunicação de Inclusion InterAmericana e Assessora da Vice Presidência de Inclusion InterAmericana – Brasil , Relações Internacionais do Instituto APAE e da APAE em São Paulo, atua na Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, na Rede de Informações do COE, no Sorri Brasil e no Instituto Carpe Diem em São Paulo.

Temos que lutar - 23/05/2007
Maria Amélia Vampré Xavier

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Observações extraídas das páginas 38 e 39 do livro editado pela Rede Saci intitulado: Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?

Nessa luta sem quartel para que crianças brasileiras com deficiências tenham a possibilidade de estudar com outros alunos chamados “normais”, como sempre se diz e pessoalmente achamos uma designação altamente questionável, é fundamental que haja espaços físicos pelos quais possam transitar na escola, começando por bibliotecas, salas de leitura e outros equipamentos.

Uma coisa é termos mobiliário escolar aprovado pela Norma Técnica NBR 14007 (1997) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No entanto, essas mesas e cadeiras escolares não consideram a existência de estudantes com deficiência. Sendo assim, algumas adaptações são necessárias para facilitar o uso por alunos com deficiência.

Mesas para usuários de cadeiras de rodas: devem ser mais altas para o encaixe da cadeira de rodas.

Apoio para os pés: é importante o aluno ter apoio para os pés quando estiver sentado, para garantir um bom posicionamento e não escorregar da cadeira. Um caixote que mantenha um ângulo de 90o de flexão no quadril e nos joelhos pode ser a solução.

Cadeiras: pode-se serrar ou aumentar a altura das pernas das cadeiras, para que fiquem de acordo com a altura da criança. Encostos e assentos adicionais, como almofadas, podem ser combinados, se necessário, com apoio de pés.

Podem ser colocados cintos que facilitem a posição ereta ou evitem que o aluno escorregue ou caia para os lados. Estes cintos podem ser horizontais, em X e/ou que saiam dentre as pernas, para manter o quadril posicionado.

Armários: as prateleiras mais baixas devem ser reservadas para os alunos em cadeiras de rodas.

Pátios: devem estar livres de degraus e demais obstáculos à circulação de pessoas em cadeiras de rodas. O corredor de acesso, se houver, deve respeitar a largura de uma cadeira de rodas para facilitar a mobilidade e evitar acidentes.

Banheiros acessíveis: não existem especificações para a construção e adaptação de banheiros infantis no Brasil. Mas alguns critérios da NBR 9050 podem ser adotados nos banheiros escolares infantis, tais como: largura de portas, tipos de maçanetas, puxadores e torneiras, tipos de espelhos, local e tipo de pia, tamanho do box acessível etc.

Como vemos, nessa fase em que estamos pensando em crianças de idade escolar convivendo com crianças sem deficiências, é preciso atentar para todas as facilidades que podem ser colocadas para que crianças com necessidades especiais possam ter conforto dentro da sala de aula e aprender juntamente com seus colegas, mas com absoluto conforto.

Como um adendo importante, chamamos a atenção para o fato de que parques infantis devem ser acessíveis a todas as crianças.

Esta é uma recomendação muito acertada, que deve ser seguida, porque em todos os países adiantados em políticas sociais do mundo o ensino de crianças com deficiências começa bem cedo, dentro da escola maternal, creche, ou parque infantil.

Em nenhum desses lugares deve haver barreiras arquitetônicas que possam dificultar o acesso de alunos usuários de cadeiras de rodas, ou com locomoção reduzida (degraus, areia fofa em todo o solo, desníveis de um brinquedo para outro etc.).

Maria Amélia Vampré Xavier: Diretora para Assuntos Internacionais da Federação Nacional das APAEs - FENAPAES em Brasília, Assessora Especial de Comunicação de Inclusion InterAmericana e Assessora da Vice Presidência de Inclusion InterAmericana – Brasil , Relações Internacionais do Instituto APAE e da APAE em São Paulo, atua na Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, na Rede de Informações do COE, no Sorri Brasil e no Instituto Carpe Diem em São Paulo.

O livro editado pela Rede Saci intitulado “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o que o professor tem a ver com isso?” encontra-se para download neste Portal.

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5 COMENTÁRIOS

1 Flavia -
Bom dia. Achei o site artigo muito interessante. Sou arquiteta e urbanista e estou realizando o projeto de creche noturna e tenho dúvidas em relação a tamanho de cadeira de rodas infantil e qual a idade que a criança começa a utilizar uma. Existe alguma norma que não seja brasileira que fornece essas informações? Se puderem me responder agradeço, será muito útil em meu projeto! Obrigada!
06/07/2010 09:26:32


2 cynthia carolina - belo horizonte
gostaria de saber as medidas das cadeiras ,largura,altura,essas coisa etc .Ficarei muito agradecida pela ajuda
13/09/2009 22:01:58


3 shayenne mafra - sitio novo
se possivel gostaria de saber as medidas das cadeiras...largura,altura essas coisas.
14/04/2009 13:33:03


4 andre luis avancini - Itapira
quero fazer um projeto pra minha cidade a inclusão de cadeirantes na escola publica to precisando de muita ajuda de vcs por favor se tiver alguem de alma boa me ajuda por favor toda ajuda é valida so assim construiremos um Pais melhor uma nação mais justa
17/12/2007 22:09:20


5 Cilene Lobo - Macapá
É de suma importancia nos atertarmos para esses estudantes que querendo ou não se consideram excluidos do ambito escolar, pois nem o mobiliario adequado à eles o sistema não consegue resolver, desejo q/ esse artigo seja um chamado p/ essas causas necessarias para serem mudadas.
05/12/2007 00:17:35


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