Aprender com as Diferenças
 

Processo de inclusão dos Portadores de Síndrome de Down - 03/05/2007
Ana Patrícia Beltrão Bastos

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A aprovação da Lei de Diretrizes Educacionais - LDB (Lei 9394/96) estabeleceu, entre outros princípios, o de "igualdade e condições para o acesso e permanência na escola" e adotou nova modalidade de educação para "educandos com necessidades especiais."

Desde então, a temática da Inclusão vem rendendo, tanto no meio acadêmico quanto na própria sociedade, novas e acaloradas discussões embora, ainda, carregue consigo sentidos distorcidos.

De acordo com uma pesquisa realizada em 1999 pela Federação das Associações de Síndrome de Down, a única realizada no Brasil até o momento, "quase 80% das pessoas com Síndrome de Down freqüentavam a escola no momento da pesquisa.

Quanto à natureza dos estabelecimentos de ensino mais freqüentados: 30% dos estudantes freqüentam escolas especiais públicas e 24%estão em escolas especiais privadas. Observa-se pois, que mais da metade dessas pessoas estão em escolas especiais, o que não coaduna com a tendência mundial para Educação Inclusiva."

Na efervescência das discussões a respeito da Inclusão, tais dados são reveladores e ganham ainda mais importância neste momento de afirmação das práticas e teorias que a fundamentam.

Falar desta para portadores da Síndrome de Down significa entender que seu grau de desenvolvimento e socialização pode ser bastante satisfatório quando os mesmos passam a ser vistos como indivíduos capazes de fazer parte de um mundo designado para habilidosos e competentes.

O portador da Síndrome de Down é capaz de compreender suas limitações e conviver com suas dificuldades, "73% deles tem autonomia para tomar iniciativas, não precisando que os pais digam a todo momento o que deve ser feito."

Isso demonstra a necessidade/possibilidade desses indivíduos de participar e interferir com certa autonomia em um mundo onde "normais" e deficientes são semelhantes em suas inúmeras diferenças.

Como se sabe, o referencial de pessoas que vivem segregadas acarreta o desenvolvimento de sentimentos preconceituosos, aumentando a visão de mundo estereotipado.

Neste contexto, a escola especial priva esses indivíduos de expandir suas relações sociais e impede que seus esforços intelectuais cresçam.

O portador da Síndrome de Down, e todo aquele com necessidades especiais, precisa antes de mais nada pertencer à sociedade, ser parte integrante e respeitado em suas limitações e alcances.

Por outro lado, "...atualmente, no ensino regular, a criança deve adequar-se à estrutura da escola para ser integrada com sucesso. O correto seria mudar o sistema, mas não a criança. No ensino inclusivo, a estrutura escolar é que se deve ajustar às necessidades de todos os alunos, favorecendo a integração e o desenvolvimento de todos, tenham NEE ou não" (Schwartzman, p253)

O Problema

Mas como mudar o sistema sem propor uma mudança nos seus componentes? Primeiramente, há de se entender que fatores internos à estrutura escolar, tais como a organização (administrativa e disciplinar), o currículo, os métodos e os recursos humanos e materiais da escola são determinantes para a inclusão desses alunos com deficiência.

Contudo, a figura do professor neste contexto é ainda mais relevante, uma vez que este é desenvolvedor das ações mais diretas no processo de inclusão, quais sejam, lidar com as diferenças e preconceitos por parte de pais e alunos; com as expectativas e possíveis frustrações dos familiares portadores da síndrome; com as limitações e alcances dos próprios portadores, dentre outras.

Neste novo paradigma, onde se verifica o surgimento de novas e maiores responsabilidades, parece clara a necessidade de uma formação mais eclética para o professor, que inclua conhecimentos teóricos específicos com fundamentos médicos, psicológicos, pedagógicos e sociológicos.

Pois bem, exatamente com a intenção de averiguar a qualificação do professor no tocante a esses diversos conhecimentos, desenvolveu-se uma Pesquisa de campo, cujo modelo está inspirado num estudo de caso - uma escola pública do ensino regular de Brasília, pioneira no processo de inclusão.

Metodologia

Para efetivação do estudo, foram elaborados questionários dirigidos para professores, diretores e especialistas que trabalham diretamente com alunos Portadores da Síndrome de Down e que fazem parte do processo de inclusão. Os resultados foram, então, analisados com base em fundamentação teórica para, mais tarde, respaldar proposições de mudança que pudessem interferir positivamente no quadro encontrado.

Análise e Proposição

Os questionamentos trouxeram informações importantes e por vezes reveladoras para compreensão de tantas dificuldades e alguns sucessos.

O professor que trabalha no processo de inclusão, não raro, direciona suas ações em sala de aula por meio de uma vontade enorme de acertar, busca soluções por meios abstratos e que transcendem alguns limites, é um batalhador que sonha com as transformações.

As carências no tocante a expansão de seu conhecimentos teóricos são muitas, mas ainda sim, consegue lidar com questões como identificação de limites e alcances cognitivos, motores e afetivos, ainda que para conhecer as dificuldades dos processos de ensino/aprendizagem das pessoas com Síndrome de Down, necessitamos da ciência médica, psicológica, sociológica e pedagógica.

O estudo revelou haver lacunas entre os ideais propostos e a prática existente nas escolas, é preciso que para além dos ideais proclamados e das garantias legais, se conheça o mais profundamente possível as condições reais de nossa educação escolar.

A partir daí, torna-se possível identificar e dimensionar os principais ponto da mudança necessária para o alcance da qualidade que se espera da educação escolar.

Os conhecimentos teóricos trazem contribuições importantes e permitem ao professor fundamentar suas ações.

A ausência destes conhecimentos limita as mudanças, restringindo também os papéis que a criança portadora da síndrome pode representar tanto na escola como na sociedade.

Como diria a Professora Doutora Leny Magalhães Mrech da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo "...é preciso fornecer aos professores de classe comum informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, dos seus processos de aprendizagem, do seu desenvolvimento social e individual..."

O professor precisa estar consciente de sua importância e da função que desempenha perante este momento tão importante.

Como se vê, é na relação concreta entre o educando e o professor que se localizam os elementos que possibilitam decisões educacionais mais acertadas, e não somente no aluno ou na escola.

O sentido especial da educação consiste no amor e no respeito ao outro, que são as atitudes mediadoras da competência ou da sua busca para melhor favorecer o crescimento e desenvolvimento do outro.

Outro dado importante é o conhecimento de uma abordagem holística, no sentido de integração e revelação do contexto de vida do portador da síndrome.

A relação com seus pais pode revelar expectativas e/ou frustrações, com irmãos pode determinar sentimentos positivos como grande afetividade ou negativos como vergonha, e amigos, que pode trazer informações sobre preconceitos e conquistas de espaço.

Ter acesso aos outros profissionais, como fonoaudiólogos e fisioterapeutas envolvidos no desenvolvimento deste indivíduo, podem também trazer contribuições significativas para as ações do professor em sala de aula.

Em que pese os esforços da instituição objeto da Pesquisa e, até mesmo, pessoais dos entrevistados, a análise da Pesquisa revela, entre os profissionais envolvidos com o processo de inclusão do portador da SD, por vezes alguma desinformação, outras vezes a informação distorcida.

Tal constatação aponta, necessariamente, para um melhor planejamento da formação dos recursos humanos, entende-se profissionais envolvidos, com vistas a criar uma cultura de base a respeito da Síndrome e outros tipos de deficiência e, também, dos referenciais teóricos tocantes à inclusão, que permita, uma vez combinada organizadamente com o conhecimento e a experiência prática desses educadores, alcançar novos patamares de qualidade no decorrer do processo de inclusão.

A evolução do processo torna-se mais evidente e significativa na medida em que o profissional toma posse dos conhecimentos, sente-se mais seguro e confiante para compreender os limites individuais, independente até das necessidades especiais que os alunos possam apresentar, e consegue explorar as potencialidades que os mesmos certamente possuem.

Outras Proposições

Após toda a explanação feita sobre o processo de inclusão, que se fixou numa preocupação quanto a formação dos profissionais ligados diretamente com o indivíduo incluso pode-se observar necessidades de trabalhar outros elementos que não foram contemplados na pesquisa e que agora serão mencionados junto a uma proposta de intervenção com sentido de agregar sugestões que visam melhorar as condições de adequação do Portador da Síndrome de Down em escolas do ensino regular.

Família do Portador da Síndrome de Down

Após a (in)formação dos professores, o passo seguinte, é realizar uma entrevista com a família e com o aluno para conhecer melhor a sua convivência familiar e social, suas dificuldades, potencialidades e quais as expectativas com relação a Escola.

Nesse momento deve ser esclarecido sobre a necessidade do comprometimento da família em acompanhar o aluno de forma sistemática em reuniões individuais e coletivas sempre que houver necessidade. Deve ser esclarecida, também, a proposta pedagógica da Escola, desde as regras coletivas até o processo de avaliação.

Deve-se colocar, por exemplo, que a sala onde o aluno frequentará as aulas dependerá de análise realizada pela equipe pedagógica em articulação com os professores, levando em consideração, entre outros fatores, a sua idade cronológica. É preciso que a família sinta-se confortável, segura, confiante e realista diante das novas possibilidades que surgem diante da inclusão.

Família dos Não Portadores da Síndrome de Down

Dentro das proposições, o próximo passo sugere abordar, adicionalmente, a família dos demais alunos como forma, inclusive, de sedimentar uma "primeira ponte" com as crianças que serão colegas de turma do portador da síndrome.

A idéia é que sejam promovidos encontros, seminários e palestras que visam gerar uma consciência crítica e cooperativa de todos envolvidos no cotidiano escolar, criar uma nova mentalidade junto aos alunos, educadores e pais de alunos, de modo a garantir o desenvolvimento de todos os alunos, portadores ou não, numa escola de qualidade.

O objetivo é lançar mão de novas (e antigas) proposições de conscientização das desigualdades sociais e culturais, que auxiliem a resgatar a verdadeira função social da escola e democratizá-la em todos os níveis, tornando-a um agente de reformulação dos princípios de ação individual e competitiva para uma articulação de ações solidárias e cooperativas. Enfim, o sentido é socializar os bons resultados para fortalecimento de todos envolvidos.

Colegas de Turma

O próximo passo, não menos importante, é preparar a turma para receber o aluno. Antes do aluno chegar a turma deve ser esclarecida a respeito de sua deficiência e como todos podem se ajudar mutuamente. É de extrema importância criar um clima de expectativas positivas com relação as possibilidades de aprendizagem do aluno e agrupar os alunos desde o primeiro dia de aula.

Ainda que as necessidades específicas de cada aluno possam redundar em adaptações necessárias das atividades realizadas em sala de aula, o mais importante é torná-los cientes da diversidade mas, também, das possibilidades de crescimento individual e coletivo em razão dessas diferenças.

Portadores da Síndrome

Finalmente, o último passo, com todo este aparato de informações oferecido a todos os intervenientes do processo de inclusão, cercar o portador de toda a atenção para que lhe seja permitido, segundo suas próprias possibilidades, desenvolver-se continuamente, tornando-o capaz, inclusive e quando possível, de discernir a respeito de sua condição especial sem, contudo, associá-la a um parâmetro inferior.

Considerações Finais

É na convivência com outros e com o meio ambiente que as necessidades de qualquer ser humano se apresentam. Em razão disso, é importante questionar os critérios que têm sido utilizados para distinguir as necessidades especiais das necessidades comuns e vice-versa, em particular no contexto escolar. Sabemos, de há muito, que o homem se distingue de tudo o mais no mundo pela palavra e pela ação.

E, como nos ensina Hannah Arendt, "esta inserção no mundo humano, por palavras e atos, é como um segundo nascimento, no qual confirmamos e assumimos o fato original e singular do nosso aparecimento físico original".

É fundamental, pois, a compreensão de que a inclusão e integração de qualquer cidadão, com necessidades especiais ou não, são condicionadas pelo seu contexto de vida, ou seja, dependem das condições sociais, econômicas e culturais da família, da escola e da sociedade. Dependem, pois, da ação de cada um e de todos nós.

Referências Bibliográficas

Federação das Associações de Síndrome de Down
Perfil das Percepções sobre Pessoas com Síndrome de Down e do seu Atendimento: Aspectos Qualitativos e Quantitativos. Relatório resumido - Brasília, 1999.
Síndrome de Down, José Salomão Schwartznan, São Paulo: Mackenzie: Memnon, 1999.

Ana Patrícia Beltrão Bastos é Pedagoga e Mestranda pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, no Brasil. Contato: belanap@icqmail.com

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106 COMENTÁRIOS

1 Marisllane - Formosa
Tenho a mesma preocupação de Luciana da luz de Ibiuna tem uma aluna SD e ela também joga as coisas no chão além de bater nos colegas e me bater também, quais os direitos que o aluno SD tem dentro de uma sala regular com 26 alunos e estando no 3 ano da alfabetização.
29/03/2013 19:51:57


2 Felipe Almeida - Sorocaba
Professora a inclusão de um aluno SD na rede pública de ensino fundamental depende de um profissional especializado para auxiliar o professor não especializado nesses casos? Um professor PEB I só com a formação de magistério ou pedagogia sem nenhum tipo de especialização em educação especial deve tomar qual atitude quando se depara com um aluno SD? Deve exigir do poder público um profissional especializado para auxiliálo ou dar seguimento normal com essa criança? Qual sweria a lei que orienta o profissional nesses casos?
26/03/2013 15:58:47


3 rosane moutinho - natal
Olá, professora, gostaria de saber como ajudar meu irmão,ele mora com minha mãe em pelotas rio grande do sul tem 36 anos só frequentou o cerenepe até os 9 anos é um menino inteligente mas não fala bem explicado, poucos o entendem.Quero saber se ainda existe a possibilidade de inserilo em uma escola pois ja tentei na apae nunca tem vaga,se a prefeitura tem que ajudar? obrigada desde ja
22/03/2013 13:07:43


4 Vera Lucia S. A . Costa - Sao Gonçalo
Gostaria de saber se existe alguma escola que eu possa matricular meu filho de 14 anos, ele não sabe ler nem escrever, estou tento mt dificuldade para encontrar uma escola que tenha inclusão, devido ao tanho e idade, a que eu encontrei não foi possivel devido ao seu tamanho e pelo fato dele não ser alfabetizado, colocaram ele com crianças da faixa etária de 03 a 05 anos IMPOSSÍVEL NÉ? estamos esperando desde o ano passado uma pessoa de apoio que a prefeitura indica nestes casos até hoje. O que faço?
14/03/2013 12:02:44


5 Audenice - jaboatãodos guararapes pe
por favor quero construir uma monografia coclusão de courso meu tema é educação inclusiva infantil de pessoas com dawn. por favor se poder mim ajude como devo faser. Antecipadamente agradeço
05/05/2012 20:34:02


6 Mirian - sao jose dos campos
Oi!Gostaria de sua ajuda se possivel,sou professora de uma escola particular e iniciou um aluninho na minha sala com sd ele tem apenas 3 anos estou super preocupada no que fazer para ajudalo tenho uma auxilar so para ele comprei uma bola grande fiz alguns jogos de encaixe para trabalhar a coodernação motora mas mesmo assim ele manuseia muito rápido e logo joga ao chão tentei dar diversas atividades em folha mas mesmo assim ele não aceita fazer, começa a chorar ai vem minha preocupação o que fazer?conversei com a mãe dele ela não faz nenhum acompanhamento com ele nem psicologa ,nem fono,e também não faz fisioterapia.Ele começou a andar faz 3 semenas só come alimentos sólidos, ele fica na escola apenas no período da tarde e no periodo que ele está na escola ele dorme 2 horas então resta apenas 3 horas para trabalhar com ele por favor me ajude! Desde já muitoooo obrigada.
22/04/2012 12:55:38


7 Luciana da luz camargo - Ibiuna
Tenho na minha sala de aula um aluno SD,e mais 30 alunos.Todos estão em fase de alfabetização e exigem demais de intervenções,mas o aluno com síndrome não me deixa sair de perto dele.Quando saio ele levanta,pega o que vê pela frente e joga nos colegas,bate nos colegas,rasga os cadernos e não me obedece.Gostaria de saber se pela lei não tenho direito de um auxiliar?Vc pode me mandar uma lei que possa me ajudar?
02/03/2012 16:23:57


8 edilaine - boituva
minha filha tem seis anos esta na escola regular mastem dificuldade em apreender quero saber se ela tem direito a uma monitora na sala de aula p/ ajudala obrigada
08/02/2012 18:54:51


9 sideli silva - belém
gostaria de uma orientação, meu filho se comporta de tal maneira que tem horas que não aguento,derruba td que tem na frente dele,quebra as coisas,bate nas pessoas e etc... então!Ele não sabe nada,nas escolas que ele frequentou nem uma deu jeito.O que eu devo fazer.E estou a proucura de outras escola e não consigo encontra.Obrigada!!!
07/02/2012 21:51:57


10 Marines v. Mossi - Garibaldi
Onde estão as respostas?
10/09/2011 23:00:12


11 Cleide - São Paulo
Bom dia. Gostaria de saber, quando terei acesso a resposta, sobre meu comentário... Desde já obrigada por sua atenção
05/09/2011 09:20:16


12 Cleide - São Paulo
Parabéns pelo artigo, pois ajudoume muito. Tenho um aluno de 9 anos e curso o 2 ano em uma escola regular, mas particular. A mãe resolveu tirálo do acompanhamento da APAE, alegando que só aprendia brincar e não estava contribuindo em nada em seu desenvolvimento. Estou muito insegura, pois ele já está alfabetizado, lê e escreve, faz a construção de pequenas frases, mas tem dificuldade na interpretação de textos e na assimilação de conteúdos de português, história e geografia. Na matemática realiza pequenas operações matemáticas com auxílio do material dourado. Ele não tem maturidade e nem conhecimento cognitivo para ingressar, no próximo ano no 3 ano. A mãe alega que são muitos conteúdos, mas temos uma apostila para seguir, usamos OBJETIVO. Ele foi alfabetizado pelo construtivismo, mas não tem maturidade para acompanhar o próximo ano. Também não sei mais o que fazer para tornar as aulas significativas para ele, pois tenho 13 anos normais e só ele som a síndrome. Formo grupos de ajuda com a sala, que adoram auxiliálo, uso figuras,jogos, material dourado,mas como ele não consegue abstrair, fica difícil dar o tempo todo informações visuais para ele, além do mais, os outros alunos não podem ser induzidos pelas imagens tb o tempo todo. Minha coordenadora diz que estou bem, no caminho certo, mas ele ande sem vontade de aprender, pois acabo cobrando muito dele e a mãe bate qdo lhe mando algum bilhete sobre seu comportamento:cuspiu na apostila, bateu no amigo, ficou brincando nos corredores da escola. POr favor preciso de sua ajuda, quero que ele se desenvolva mais, provavelmente venha a repetir, pois não tem nota suficiente para fechar o bimestre. Desde já obrigada por sua atenção e perdoeme pelo desabafo...estava precisando... Abraços fraternos.
04/09/2011 20:20:02


13 flavia - indaiatubasp
onde estão as respostas? gostaria de ter acesso .
14/08/2011 22:47:10


14 Leila - araxa MG
Peço orientação para fazer um relatorio para o psicologo de uma criança com sindrome down com 8 anos frequentando a turma da 2ª ano e realizando algumas atividades de alfabetização? Qual o papel da escola na inclusão do aluno , que apoio o professor tem direito em sala de aula ? Obrigada
02/06/2011 23:56:55


15 ivone aaprecida dos santos nobrega - sao jose dos campos
estou cursando o 5º semestre de pedagogia e fazendo apesquisa do meu TCC e estou precisando urgente mente de assunto sobre como avaliar o aluno com DOWN na sala regular.desde já agradeço a atenção
04/05/2011 18:53:22


16 Eliana Vieira - SBCampo SP
Estou fazendo uma pesquisa para o meu TCC: A Inclusão de Crianças Portadoras de SD no Ensino Regular, gostaria de informações de sites ou livros sobre o assunto. Se vc tiver algo enviame por favor. Desde já agradeço muito.Bj
04/05/2011 16:21:24


17 Márcia Santos - CampinsSP
Gostaria de receber um relatório,pois tenho um aluno com 11anos de idade que chegou na minha turma dO 2ºAno,ESSE ano. O mesmo não sabia escrever o próprio nome hoje ele já escreve porém como ele sempre foi um aluno presente em sala e não tinha uma rotina ele muitas das vezes quer continuar no seu mundinho tenho apresentado as letras, os números dentro das sua possibilidades será que estou agindo corretamente ou estou no caminho certo conversei com a mãe a respeito do material que lhe foi solicitado. comentei que gostaria de não trabalhar com o mesmo,pois para ele o mesmo é um bicho estranho por não fazer parte dos seus conhecimentos após tomar essa atitude o mesmo começou a atender e reconhecer as letras e os números, mas estou insegura como descrever um relátório para arquivamento no prontuario uma vez que ele ainda não esta habito a realizar avaliações. Será que vocês poderiam me orientar. Desde já agradeço. Márcia de CampinasSP.
27/04/2011 20:01:49


18 marines v. mossi - Garibaldirs
GOSTEI muito do artigo e gostaria que auxiliasse ,pois estou trabalhando com aluna com sindrome de down para como agir com a mesma ,e como trabalhar para alfabetizala pois a mesma está em uma escola regular no primeiro ano.
20/04/2011 22:44:32


19 cleide alves de gois vassão - guarujá
Adorei o artigo. Preciso de algumas referencias bibliográficas pois tenho que fazer um artigo sobre sindrome de down, aceito sugestões inclusive da pesquisa científica.. obrigada.. aguardo sugestões
22/03/2011 23:40:01


20 Rita de Cassia Nista - Guarulhos São Paulo
Sou estudante de serviço Sociale gostaria da sua ajuda para faze o meu TCC, não sei nem começar,estou perdida o meu tempo é curto, por favor me ajude se puder mandar essa ajuda para o meu endereço eu agradeço, Av. Benjamim Harris Hannicutt n. 1750 Cep. 07124000 VL. Rio de Janeiro Guarulhos São Paulo,Apto 53 Bloco 09
21/03/2011 16:33:24


21 lisandra - torres/RS
Oi!Gostaria de sua ajuda se possivel, estou me formando em pedagogia e meu tcc farei sobre a inclusão de alunos com sindrome de down na escola. Se tiveres mais materiais sobre este assunto, ou me indicar livros sobre esta inclusão, fico super feliz!! Parabéns pelo teu trabalho!! Fico no teu aguardo! Grata, Lisandra lika.souza@hotmail.com
01/03/2011 00:29:47


22 ridalva araujo santos pereira - SALVADOR
PARABENIZO POR ESTA BRILHANTE INFORMAÇÃO O QUAL IRà ME AJUDAR BASTANTE, POIS ACABEI DE RECEBER UMA CRIANÇA COM SIDROME DE DOWN E ESTAVA UM POUCO APRENSIVA,AGORA SEI COMO IREI CONDUZIR,TENDO A CERTEZA QUE VOU APRENDER MUITO COM ESTA NOVA EXPERIÊNCIA QUE PARA MIM ESTà SSENDO UM DESÃFIO GRATIFICANTE.
20/02/2011 05:46:48


23 SERGIO ALVES - Guarulhos/SP
Olá Parabéns, pelo material exposto. Tenho um filho com 13 anos com síndrome de down. Ele frequenta uma escola do município, mas eles basicamente vão para brincar. Por outro lado a professora falou que não ia envialo ainda para inclusão. Gostaria de saber se pode me orientar, bem como enviar material para que possamos ajudalo em casa, visto que ele vive com os livros e a bíblia na mão, tentando copiar o exemplo dos membros da família. Mas não sabemos como fazer com que ele possa aprender mais. Fico no aguardo e muito obrigado.
23/12/2010 16:30:41


24 Maria do Socorro Rodrigues de Sousa - FortalezaCE
Estou fazendo uma pesquisa para o meu TCC: A Inclusão de Crianças Portadoras de SD no Ensino Regular, gostaria de informações de sites ou livros sobre o assunto. Se vc tiver algo enviame por favor. Desde já agradeço muito.Bj
27/11/2010 19:41:41


25 Pierina cordeiro de miranda - blumenau sc
Olá!!! Já trabalhei com crianças com sindrome de down, mas este ano estou tendo uma experiencia de estar trabalhando com um casal de down, é muito gratificante, porém estou necessitando de idéias mais concretas para trabalhar com eles e tbm para avaliação dos mesmos. Se possivel me enviar com certa urgencia fico muita agradecida. Obrigada, Pierina
22/11/2010 21:01:13


26 Renata Roberti - osasco
Sou pedagoga, trabalho em uma escola publica e tenho um aluno sindrome de Down. estou cursando pos em psicopedagogia e minha monografia é sobre a inclusao de downs no sistema regular de ensino. gostaria de sugestoes sobre esse tema. obrigada Renata
07/08/2010 11:33:30


27 fernanda rangel - rio de janeiro
OLÁ!! ADOREI SEU ARTIGO. GOSTARIA QUE ME AUXILIASSE NA QUESTÃO DA AVALIAÇÃO ESCRITA COM MEU ALUNO. SE PUDER ME ENVIAR ALGUMAS SUGESTÕES , FICARIA MUITO AGRADECIDA.
23/05/2010 12:21:51


28 JULIA RODRIGUES E SILVA PAVÃO - campo grande ms
Olá sou pedagoga dou aula no primeiro ano do ensino fundamental e gostaria de dicas de atividades para trabalhar com meu aluninho com dawn!aguardo anciosa por respostas!! obrigada Julia Pavão
12/05/2010 23:07:14


29 Cláudia Tavares - Belo Horizonte
Li com muito interesse seu trabalho, porém como professora que já atuou em Escolas Especiais e atualmente em escola comum, posso afirmar pela experiência vivenciada cotidianamente e pelos relatos de pessoas que atuam e diversos locais, que a inclusão nos moldes como vem sendo, é irresponsável e cruel. Não beneficia nem pais, professores, os outros alunos ditos normais e sobretuto o aluno SD. Se tiver de ser que seja com responsabilidade.
12/05/2010 22:11:11


30 Darla - AtibaiaSP
Gostaria de receber sugestoes e dicas de atividades q posso sta trabalhando em sala com crianca q tem sindrome de down, cursa 1ª serie. OBs: Super inteligente, agressivo qndo é contrariado. Tem nocoes de escrita 08 anos
10/04/2010 01:30:37


31 solange amaro braga jorge - ribeirão preto
estou fazendo administração escolar, e preciso de materail para meu tcc sovre inclusão. obrigada
30/03/2010 17:40:30


32 MARIA LUCIA MONTEIRO SILVA - GOVERNADOR VALADARES, MINAS GERAIS
Estou precisando de nome de livros sobre sindrome de down, para pesquisar sobre uma das dificuldades evidenciadas e escrever sobre a contribuição de alguns teóricos para o enfrentamento do problema.PARA PASTA DE ESTAGIO do curso NORMAL SUPERIOR . obrigado 12/03/2010 9h55m
12/03/2010 09:56:05


33 Ivanaise Rezende Ferreira - Pires do Rio Goiás
Estou precisando de nome de livros sobre sindrome de down para escrever a monografia de conclusao do curso de pedagogia O processo de aprendizagem da criança com sindrome de down, numa perspectiva inclusiva . obrigado
24/02/2010 20:04:35


34 ANA PATRÍCIA BELTRÃO - Brasília
Olá, Agradeço a todos pelos comentários, GOSTARIA DE DEIXAR MEU EMAIL DE CONTATO, RESPONDEREI A TODOS COM CARINHO. abeltrao@hotmail.com
11/02/2010 11:50:44


35 Cristiane dos Santos Pereira - São Paulo
Olá, neste ano concluo meu curso de Pedagogia, escolhi como eixo temático da minha monografia a educação especial, que terá como tema A inclusão de Crianças Portadoras de Sindrome de Down no Ensino Regular Procurando por informações a respeito de materiais bibliográficos para esta pesquisa, encontrei seu artigo que achei muito bom, gostaria que se possível, me enviasse sugestões de livros a este respeito pois estou desesperada pois tenho que entregar em março e não encontro material de facil acesso como livros para comprar referente ao tema. Desde já obrigada Cristiane
02/02/2010 12:48:01


36 marcia menezes - valença
Achei seu texto maravilhoso!Gostaria de ter acesso a outros.Trabalho em uma escola especial.E ,ainda, com uma aluna de escola particular dando apoio psicopedagogico.Minha maior dificuldade é conseguir sugestoes de atividades especificas para ela.,que tem 07 anos, fala muito comprometida,um atraso cognitivo bem significativo.Quem sabe vc poderia me ajudar.Obrigada
11/01/2010 18:31:09


37 Thays Previato - Praia Grande/SP
Olá,, estou no 3º ano de Pedagogia, e estou fazendo TCC sobre a inclusão de crianças com síndrome de down no ensino regular. Meu orientador pediu que eu fizesse meu segundo capítulo sobre legislação. Gostaria de saber se por favor pode mandar material, por Favor, já estou ficando louca.... por favor
26/09/2009 19:03:44


38 francinalva lemos - IracemaRR
esse seu artigo é otimo gostei muito , pois acredito que com essa esplanação sobre essa tematica me audou bastante para refletir sobre a inclsão da criança com sindrime de down
19/09/2009 23:40:21


39 Aline Villar - Rio de Janeiro
Estou concluindo o curso de Licenciatura em Matemática e gostaria de conseguir materiais para montar minha monografia, cujo tema é: A matemática para crianças com Síndrome de Down.
16/09/2009 12:51:20


40 Aliene - rio de janeiro
Minha monografia tem como tema a Inclusão de Pessoas com Síndrome de Down no Contexto Escolar, se puderem me enviar algum material que possa me ajudar. Agraddeço desde de já.
27/08/2009 18:15:48


41 luana - Cascavel
Achei muito interessante o trabalho de vcs \justamente pq eu irei fazer um trabalho sobre o mesmo assunto e iremos seguir algumas ideis ,sem plagio ,claro . kkk
30/06/2009 21:09:37


42 Jacqueline Carli - Coronel Vivida
Achei muito interessante o teu trabalho, bem elaborado e com clareza. Estou fazendo minha monog´rafia sobre a Inclusão da Criança com Sídrome de Down, e gostaria, se possível, que você me enviasse exemplos de algumas atividades para ser trabalhadas com a criança em questão. Obrigada
25/06/2009 10:54:49


43 Bruna de Melo Quessada Medeiros - LimeiraSP
Muito interessante a matéria, estou cursando o 2º ano de pedagogia e pretendo fazer pós de educação especial ou psicopedagogia ainda estou em duvida pois gosto das duas. Pois bem preciso de artigos e slides sobre crianças com sindrome de down pois é o tema de elaboração do projeto de TCC que foi designada a desenvolver. Desde de já agradeço pelo conteudo construtivo da matéria adorei....
23/06/2009 16:24:15


44 elcilia malheiro - São Roque do Canãa ES
Sou prefessora de educaçao inclusiva e gostaria de receber sugestões de atividades para aluno com sindrone de down,pois estou trabalhando com dois alunos. eles estao na 2 série.
11/06/2009 20:10:26


45 Jandy Camargo Gomes da Silva - IpuCe
Sou professora da disciplina de Educação Especial do curso normal da Escola D. Thereza Odette e preciso de material,slids, enfim de tudo que desse suporte e uma ênfase maior as minhas aulas.
06/06/2009 11:52:53


46 Marinete - Volta Redonda
Tenho um aluno com Síndrome de Down , gostaria de obter uma adequação curricular para ele, ele tem 7 anos, encontrase na fase de rabiscação, em uma turma de 2ºAno
21/05/2009 18:36:27


47 Cristiane - são paulo
olá, sou formada em pedagogia e estou diante de um desafio, alfabetizer uma criança com sindrome de dowm, ainda não tive oportunidade de alfabetizar crianças e esse será um aprendizado para mim, gostaria e saber se vcs podem me ajudar enviar atividades, materiais, pois essa mãe está um tanto frustada e eu gostaria muito de ajudála.. obrigada..
12/05/2009 20:31:17


48 marineuza carbolin - peixoto de azevedo MT
Trabalho com uma aluna com Sindrome de Down, porém tenho dificuldades. Como posso obter materiais para trabalhar com a mesma? Gostaria de receber informaçoes, materiais. Obrigada
11/05/2009 09:46:39


49 Érica Silva de Lima Souza. - São Gonçalo RJ.
Estou cursando o 3º período de pedagogia, fiz o curso de formação de professores e dou aulas desde 1995, porém estou diante do desafio de alfabetizar uma criança com síndrome de down, com treze anos de idade, cujo seus pais hoje sonham apenas em vêlo alfabetizado, pois a esperança de vêlo chegar a uma universidade já não mais caminha com eles. Esses pais já passaram por experiências frustantes de exclusões escolares e inclusões mal sucessidas. Gostaria muito de contribuir para a formação desse menino. Peço orientação de como dar início a este processo de alfabetização, indicação de cursos etc.
25/04/2009 10:49:39


50 selma ferreira - passa vinteMG
Adorei o material. Acho muito interessante a inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais e achei muito intenso a forma como foi abvordado este tema.
18/03/2009 13:33:00


51 Lady Caroline - Belém
Olá, meu TCC é sobre a inclusão dos portadores da sindrome de down nas escolas, gostaria de receber ajudas e diversas informações se possivel, conto com vocês. Obrigada
01/03/2009 01:03:53


52 Ana Claudia - Nova Friburgo
Olá, neste ano concluo meu curso de Pedagogia, escolhi como eixo temático da minha monografia a educação especial, que terá como tema O papel do professor na alfabetização da criança com Síndrome de Down na classe regular desafios e possibilidades. Procurando por informações a respeito de materiais bibliográficos para esta pesquisa, encontrei seu artigo que achei muito bom, gostaria que se possível, me enviasse sugestões de livros a este respeito. Desde já obrigada, Ana Claudia
27/02/2009 13:55:30


53 Fernando Baptista - São Paulo
Tenho uma filha com Síndrome de Down, no ano passado mudei de escola por um lado ela era enorme com uma sala de 22 alunos e ela ficava perdida, para uma escola onde me falavam que faziam a inclusão, se passou meio ano e nada feito e estão cobrando um preço diferencial do que uma criança normal, ou seja mais caro. É isso corretamentamente certo? Não é contra a lei? Gostaria de ajuda para ter a certeza que p que estão fazendo é correto. Obrigado Fernando
10/02/2009 15:28:21


54 Ivete Lozovey - Cascavel/Parana
ola tudo bem? tenho um filho down com 10 anos e preciso de material para alfabetizaçao vc tem sugestoes? obrigada.
09/02/2009 22:33:27


55 edson nicochelli - guaramirim
meu filho tem sidrome down, ele tem 5 anos, queria saber se o municipio tem o dever de colocar uma auxiliar na sala de aula para ajudar a professora nas atividades com ele?
25/01/2009 21:20:40


56 olga Ribeiro - Mangueirinha
sou formada em história e estou fazendo pós em educação especial e preciso fazer meu tcc sobre a inclusão de crianças portadores de sindrome de down e preciso de ajuda , se possivel me auxiliarem com um modelo nessa area ficarei muito agradecida
13/11/2008 14:39:49


57 maria edna s. barbos - biritingaba
preciso de sugestões para dar inicio a minha monografia sobre inclusão social nas escolas do municipio onde moro, como devo iniciar
09/11/2008 14:07:32


58 SANDRA MORAES MATTOS - JUIZ DE FORA//MG
Meu filho é down e está com 12 anos. Aqui na minha cidade existe uma fundação particular que tem como objetivo acompanhar crianças especiais dentro da sala de aula. ´Deu certo enquanto eu pagava a fundação e também a escola . Esta na 4 série, e desde quando passou a ir sozinho sem a estagiária, de 05.2007 em diante, a escola não tem feito nada por ele, ele simplismente vai para sala de aula. Não foi feito nada para seu progresso.Gostaria de perguntar, esta escola está correta? meu filho não merece receber notas? avaliação?. É como se o colégio estivesse fazendo caridade em recebêlo. O que ele tem de direito, o que eu posso cobrar desta escola? Todas as vezes que procura a diretoria, sempre tenho que ouvir as mesmas coisas, isto é, querem que eu pague estagiária da tal fundação, até tentei uma outra estagiária, mais o colégio alegou não poder aceitar. Enfim, preciso de ajuda. Obrigada
29/10/2008 21:48:59


59 HILIANA PASSOS PESSANHA - campos dos goytacazes
sou estudante do curso de pedagogia e estou precisando montar um artigo sobre síndrome de down tem como voces me fornecerem alguma coisa como autores de livros com esse tema
16/09/2008 22:43:53


60 Rozane Rocha - Paraopeba/MG
Estou precisando iniciar meu TCC e escolhi falar da inclusão de alunos portadores da síndrome de Down no ensino regular,mas preciso de socorro...me oriente algum site que eu possa fazer uso.Ou me envie algum material por favor. Abraços. NAMASTÊ
15/09/2008 20:17:31


61 vania oliveira - Sao Paulo
Oi... sou estudante de pedagogia e preciso fazer um artigo sobre inclusão de cças portadoras de sindrome de down nas unidades escolares...me ajudem por favor... estou perdida sem saber por onde começar!!!! Bjus e muiiiiiiito obrigada!!!!
06/09/2008 00:45:19


62 Mara Dalila de Sousa - Rio de Janeiro Austin, Nova Iguaçu
Muito bom. Faço parte de um trabalho volutário como contadora de histórias em um Hospital em Nova Iguaçu, às vezes me deparo com criança especiais,e, confesso que me sinto impotente, em casos não sei como proceder. Estou fazendo meu TCC na o curso de letras sob o título: O Desafio dos Professores na Alfabetizção de Crianças Especiais, e, gostaria de obter alguma ajuda sobre o assunto. Obrigada.
25/08/2008 16:29:16


63 joão josé de oliveira - SÃO GONÇALO RJ
joão josé de oliveira são gonçalo, rj Gostei muito do site, sou estudante do curso de Direito e estou no 9º período,minha monografia é sobre inclusão do aluno com Síndrome de Down,estou precisando de sites e livros sobre este tema.Você pode me indicar algum site que fale sobre esse assunto?Obrigado.
23/08/2008 02:18:14


64 leonardo - rio de janeiro
Sensacional esse artigo, tenho certeza que vai me ajudar e muito na elaboraçao da minha monografia que fala sobre a inclusao de alunos SD nas aulas de Educaçao Física.
17/08/2008 21:51:01


65 katiane de oliveira carvalho da costa - Altamira_Pará
muito bom estou fazendo um tcc voltado para os os portaddres de nessidadades físicas, mais todos voltados para educaçõa especial e interessante, para se trabalhar o diferente e axclusão com o ser humano num todo
14/07/2008 14:57:02


66 Cira Ventura da Silva - Icém SP
Sou professora, estou cursando pós graduação em Educação especial, estou fazendo meu TCC sobre inclusão da criança com síndrome de Down, gostaria de sugestões.Obrigada.
13/07/2008 08:14:15


67 elisabete correa carvalho - florianopolis
sou estudante de pedagogia 5ª fase. preciso de referencias que tratem de inclusao de crianças com necessidades especiais em sala de aula. fico grata se puder me ajudar.
28/05/2008 11:12:56


68 Paula Cabral - Capão da Canoa
Olá, sou estudante de Direito e minha monografia refere-se a "educação como direito fundamental a inclusão dos Down". Se tiveres alguma sugestão, indicação de livros ou algo mais agradeço.
27/05/2008 20:31:29


69 Monique - Niterói
Estou no 5º período de pedagogia, e minha monografia é sobre "Qual é o papel da escola na inclusão de crianças especiais e se ela tem cumprido esse papel." Se puderem me mandar artigos sobre o assunto eu agradeço. Obrigada.
24/05/2008 17:45:41


70 Monique - Niterói
Estou no 5º período de pedagogia, e minha monografia é sobre "Qual é o papel da escola na inclusão de crianças especiais e se ela tem cumprido esse papel." Se puderem me mandar artigos sobre o assunto eu agradeço. Obrigada.
24/05/2008 17:40:48


71 antonio carlos teixeira de freitas - Campos dos Goytacazes est. do rio
Gostei deste site, estou terminando uma pos em docencia superior trabalho na Apae daqui e como temos tido dificuldades em incluir alunos especiais em escolas normais ,gostaria de fazer minha pesquisa sobre a inclusão e como a escola de fazer um planejamento para aceitar essas crianças, quem puder me ajuda eu gostaria muito.
22/05/2008 12:25:08


72 Margareth C S Fonseca - Monteiro Lobato
Gostaria de receber sugestões de atividades pra crianças autistas,pois acabo de receber um aluninho que apresentas este disturbio ,ele tem seis anos e esta na sala inicial.
16/05/2008 11:08:04


73 josiani de Nhandeara - Nhadeara -SP
Nhandeara-SP. Tenho 22 anos e sou estudante do curso de Serviço Social e estou fazendo um projeto de monografia (TCC) sobre a Inclusão com portador da Síndrome de Down na Educação. Estou tendo uma certa dificuldade em encontrar periódicos, conteudos, revistas com esse tema.Você tem alguma sugestão? Grata.....
22/04/2008 16:15:15


74 Débora - São Caetano do Sul
Olá, sou educadora a 20 anos e pela primeira vz, estou trabalhando com uma criança com SD. Tenho uma Auxiliar, mas parece que não leva muito a sério a inclusão. Estou meio perdida do tipo de atividade que devo desenvolver com a criança em sala de aula, se pode acompanhar os demais nas propostas desenvolvidas em atividades, quais as atitudes que devemos ter com estas crianças, se tirá-las da sala a todo momento se é uma atitude coerente. Por Lei tenho direito a uma auxiliar? Qual será o seu papel? Concluo, mesmo conhecendo pouco sobre como fazer esta criança participar do sistema educacional que para ser uma inclusão total ela deve fazer parte integrante da sala de aula.
21/04/2008 00:24:46


75 carla - rio de janeiro
Estou trabalhando com uma criança autista, preciso de idéias, sugestões de atividade e brincadeiras para desenvolver um bom trabalho com ele.
12/04/2008 23:26:39


76 Andressa Alarcon Cappelin - Guarulhos
Muito interressante,estou estudando para professora e para eu será necessário saber um pouco mais dessas adoravéis crianças e os procedimento que devemos tomar em sala de aula.
01/04/2008 15:29:50


77 josiani - Nhandeara
Tenho 22 anos e sou estudante do curso de Serviço Social e estou fazendo um projeto de monografia (TCC) sobre a Inclusão com portador da Síndrome de Down na Educação. Estou tendo uma certa dificuldade em encontrar periódicos, conteudos, revistas com esse tema.Você tem alguma sugestão? Obrigada
13/03/2008 10:57:56


78 EDVAN PEREIRA ARAÚJO - NAZARÉ
Preciso de idéias para trabalhar com crianças com necessidades especiais do 1º ao 5º ano. Urgente. Bjos Não vou fazer comentários e sim pedir ajuda ok?
13/03/2008 10:17:45


79 Alessandra Ferreira - Belém Pará
Olá eu adorei o material,estou fazendo minha monografia em como o gestor vai trabalhar junto com a escola sobre a inclusão dos alunos portador de necesidades especiais no ensino regular. Gostaria que vocês me mandassem mas material sobre o assunto ficarei feliz com sua contribuição para o enrequecimento do meu trabalho obrigado!
09/03/2008 18:43:18


80 Maria Rosaria Mesa - Bela Vista Mato grosso do sul
estou lendo sobre inclusão de crianças especiais e vou apresentar um projeto sobre o tema, gostei muito do que vc escreveu,vou apresentar minha monografia sobre inclusão de crianças especiais em escola reculares. preciso de material pra ler se tiver envie para o meu e-mail.obrigada
05/03/2008 16:52:46


81 clauci - mogi guaçu
adorei saber que voce se interessa pela inclusao, estou fazendo pós em educaçao inclusiva e preciso fazer um tcc. estou um pouco perdida, mas sei que irei conseguir, pois sempre fui apaixonada pelos alunos especiais. parabens seja muito feliz e que Deus te ilumine sempre
05/03/2008 08:18:39


82 Anna Paula Cunha - Rio de Janeiro
Curso o último ano da graduação em Pedagogia e meu tcc será sobre "O processo de alfabetização da criança com síndrome de Down". Gostaria muito de dicas de livros e sites sobre este tema. Meu e-mail é professora.annapcunha@hotmail.com Quem quiser me add no msn para troca de informações. Desde já agradeço a colaboração.
02/03/2008 13:39:58


83 Luzimar Costa do Nascimento - vitória ES
Sou alfabetizadora, tenho um a luno com síndrome de Down, sinto-me perdida e só para fazer meu trabalho. Simplesmente a criança está passando pelo Centro de Educação Infantil e o pedagógico não está sendo trabalhado. Tenho 23 alunos mais essa criança, necessito de informações se tem alguma lei que garante um profissional para me auxiliar em sala, pois suas necessidades são diferentes das demais crianças.
27/02/2008 20:01:43


84 Adriano Silva - Campo Grande-MS
Olá, faço matemática e estou procurando material ou estudos sobre "Educação Matemática Para portadores de Síndrome de Down", Gostaria que se alguém tivesse algo sobre , me enviasse. Grato. e-mail: fasdourado@hotmail.com
25/02/2008 18:34:44


85 Liliane de Souza Ferreira - Pirapetinga
Gostei muito do site, sou estudante do curso Normal Superior e estou no último período,minha monografia é sobre inclusão do aluno com Síndrome de Down,estou precisando de sites e livros sobre este tema.Você pode me indicar algum site que fale sobre esse assunto?Obrigada
10/02/2008 00:07:22


86 Giuseppe Colombo - Campinas
Sou estudante de Massoterapia do SENAC Campinas e estamos (eu mais dois colegas) iniciando um TCC para apresentação no final do curso em Fev 2009, sobre Massagem em Portadores de Sindrome de Down. Caso você tenha alguma informação a nos passar sobre o tema, agradecemos muito. Giuseppe Colombo (Jan/2008) colombo_giuseppe@hotmail.com
31/01/2008 12:44:49


87 morgana - londrina
Lourdes O meu tema foi o mesmo - se quiser alguma dica me escreva morgana.pinheiro@zipmail.com.br
15/12/2007 17:10:27


88 Lourdes Lopes Santos - Barueri/ SP
Estou cursando o último ano de Pedagogia e o meu TCC é : Como alfabetizar uma criança com Síndrome de Down ? Vocês podem me orientar por favor ? Obrigada
04/12/2007 21:23:18


89 Francisco Rangel - Brasília-DF
Gostaria de saber endereço da Viviane Murray da Luz. Vcs podem passar o meu e-mail pra ela?? Sou amigo de infância e gostaria de fazer contato
30/11/2007 15:10:45


90 carolina fernandes - rj
estou no último período da faculdade e estou elaborando minha monografia: A inclusão de prtadores da síndrome de down na escola regular e estou com dificuldades para elaboração da mono, será que vcs poderíam me mandar como montar minha monografia, tenho que entregá-la urgente na faculdade para fazer minha apresentação em dezembro, já está marcado e eu estou desisperada, tenho o material mas não sei como montá-la. um forte abraço e obrigada por quem poder me ejudar.
26/11/2007 12:14:01


91 priscilla adame - santa maria de jetiba
Estou cursando o quarto periodo de pedagogia, usei essa fonte como recurso e encontrei resultados maravilhosos Parabens!!!!
11/11/2007 19:12:49


92 Michelle - Campinas SP
Oi adorei o site. Estou no 2º ano de pedagogia e meu grupo e eu estamos fazendo o trabalho de TCC sobre COMO ALFABETIZAR UMA CRIANÇA DE SD, gostaria de saber se existe outros sites e livros pois estamos com muitas dificuldades em encontrar, pois coisas boas não são tão divulgadas. Desde já agradeço
28/10/2007 12:29:57


93 tatiana - nova friburgo
oi! Estou me preparando para fazer uma monografia no curso de pedagogia e gostaria de saber se podem me enviar sites e nomes de livros para que eu possa pesquisar.eu vou fazer sobre a sindrome de down,por favor,me ajudem!!!!
25/10/2007 21:59:22


94 jacqueline marques - salvador-ba
Olá! gostria de solicitar sua ajuda, estou fazendo meu Tcc, do curso de educação inclusiva cujo tema é a inclusão dos portadores de Sindrome de down na escola regular. poderia me ajudar com algum artigo?? agradeço desde já.
26/09/2007 09:56:08


95 Patricia Souza - São Paulo
Estou fazendo uma pesquisa para meu TCC sobre : inclusao dos portadores da sindrome de down nas escolas regulares, gostaria de uma indicação de sites para pesquisa sobre o tema, pois estou tendo dificuldade de encontrar algo especifico sobre o tema. Obrigada.
04/09/2007 12:32:17


96 Carmelina Márcia Souza Filardi - Santa Mária da Vitória - BA
Estou até o momento como Presidente da APAE DE Santa Mª da Vitória e a equipe esta enfrentando dificuldades com a inclusão de alunos com Síndrome de Down, nas escolas regulares, pois as idades variam entre 16 a 28 anos e os mesmos estão em fase de alfabetização, e, como não tem a modalidade jovens e adultos durante o dia, gostaríamos de saber, que alternativa para tal situação? Abraços apaeanos.
03/09/2007 01:00:28


97 Roseli Emboava Vieira - Pindamonhangaba
Sou estudando do curso de Educação Física, e estou fazendo meu TCC.. A Relação da Educação Física e crianças portdadoras de hipotonia muscular. mas não consigo me aprofundar dentro da hipotonia estou tendo dificuldade.Talves vc possa me ajudar? Indicando algun livro ou artigos..desde já muito obrigado..
30/08/2007 17:40:02


98 MARIANA MOREIRA ARTHUR EUGENIO - ANDRADINA
Sou mãe do Felipe de 2 anos e 7 meses que é portador de Sindrome de Down, ele começoua estudar numa escolar regular este ano, até o momento estamos satisfeitos com a sua evolução. Graças a Deus não tivemos nenhum problema com pais, nem professores, mas o que acontece e que a fono não está colaborando pois não é a favor da inclusão escolar. Mas vamso levando sei que não vou me arrepender de ter tentado e sei que o Felipe tem muito potencial e mostrará a esses profissionais que acham que portador de sindrome de down não são capazes de ser independentes de tiver todo um monitoramento na sua infancia. Obrigada.
21/08/2007 16:36:44


99 Kamila - MArilia
Sou estudante e estou desenvolvendo minha monografia a respeito de softwares para sindrome de down, gostaria de saber se conhece algum ou se pode me indicar algum site que posso encontrar informações. Obrigado
16/08/2007 10:38:53


100 sonia - BAURU
TRABALHO COM CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN. ESTOU FAZENDO UM PROJETO QUE TERÁ COMO OBJETIVO A ALFABETIZAÇÃO DESSAS CRIANÇAS
14/08/2007 21:03:07


101 Mariana da Silva - Santo Antônio de Pádua
Sou Mariana, tenho 23 anos estou fazendo um artigo para faculdade de pedagogia, sobre sindrome de down e musicaterapia, se vc tiver algum matewrial para me sugerir, favoe envia-me
29/06/2007 14:31:29


102 Maria da Conceição Soares Veiros Aguiar - Coronel Fabriciano - MG
Como alfabetizar e trabalhar com crianças portadoras com SD, numa classe com aproximadamente 30 alunos? Este trabalho não teria que ser diferenciado? Como o educador poderá acompanhar especificamente esta criança? Esta situação é real nas regulares. Como fica a LEI???
25/06/2007 15:53:12


103 naya fonseca - Boa Vista-RR
olá tenho 16 anos, sou estudante do ensino medio e estou escrevendo um artigo sobre a inclusao dos portadores da sindrome de down nas escolas regulares, gostaria de uma indicaçao de sites para pesquisa sobre o tema, pois estou tendo dificuldade de encontrar algo especifico sobre o tema. Obrigada.
30/05/2007 21:32:09


104 mina de souza - brasília
Tenho 22 anos e sou estudante do curso de Psicologia e estou fazendo um projeto de monografia sobre a inclusão de portador da Síndrome de Down na escola.Estou tendo uma certa dificuldade em encontrar periódicos, revistas com esse tema.Você tem alguma sugestão? Obrigada
24/05/2007 09:38:02


105 Francyskely de Souza - Itabirito
Tenho 22 anos e sou estudante do curso de Psicologia e estou fazendo um projeto de monografia sobre a afetividade do portador da Síndrome de Down.Estou tendo uma certa dificuldade em encontrar periódicos, revistas com esse tema.Você tem alguma sugestão? Obrigada
13/05/2007 13:26:11


106 viviane murray da luz - Araruama
Gostaria de saber como avaliar um aluno com sindrome de down que esta frequentando a quinta serie de uma escola regular. Que aspectos devem observados ? Sugestão de um roteiro para avaliar o progresso desse aluno (socializaçao, motricidade etc..) coisas basicas
09/05/2007 01:28:35


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