Por uma educação mais efetiva e interessante - 04/04/2007
O que pode melhorar o trabalho em sala de aula?
Em recente entrevista ao jornal “O Globo”, do Rio de Janeiro, fui questionado quanto a vários aspectos relativos ao funcionamento, a estrutura, a metodologia e ao futuro das escolas e da educação no Brasil.
A matéria fazia parte de uma pesquisa realizada pelo jornal juntamente a estudantes das redes de ensino daquele estado e tinha como objetivo verificar o que acontece nas escolas hoje - quanto a seu funcionamento, operacionalização, bases, recursos e projetos - e quais seriam, na opinião de quem está estudando, prováveis soluções para o marasmo e a mesmice que imperam na educação nacional.
No Editorial dessa semana reproduzo os tópicos abordados na entrevista, conduzida pela jornalista Ediane Merola. Seguem abaixo as questões e as respostas completas dadas ao jornal “O Globo”.
1- O presidente da União dos Estudantes Secundaristas disse que a sala de aula não é atraente para o aluno. Você concorda com isso?
Concordo. Acho que a sala de aula é um espaço que realmente isolou-se do mundo e que, com isso, abafou qualquer possibilidade de arejamento das idéias entre os articuladores da ação na escola, tanto os gestores quanto os educadores. Tentamos nos dias de hoje reverter esse processo, mas as tentativas que impetramos carecem de maior profundidade, estudos e aperfeiçoamento. Queremos de forma muito imediata resolver as questões e, por conta disso, procuramos fórmulas mágicas que solucionem nossos problemas, entre os quais o principal é a sala de aula Monótona, cansativa, dissociada da realidade. É extremamente comum entre os professores a adoção de teorias e autores durante algum tempo como "gurus" de um novo procedimento acadêmico, renovador e arejado sem que, em muitos casos (na maioria), tenha-se feito um estudo qualificado desse autor, escola pedagógica, metodologia,... Veja Paulo Freire, por exemplo, um dos maiores educadores brasileiros, com contribuições fantásticas para a educação mundial e brasileira, é um desconhecido dos professores (não enquanto Nome, personalidade, realizador, mas no tocante a sua obra...).
O tempo está
passando... E a escola continua a mesma...
O que podemos fazer?
2- Por que muitos alunos ficam tão desestimulados em sala de aula?
Seus conhecimentos e sua relação com o mundo não são respeitados e, muito menos, aproveitados em sala de aula pelos professores. O conhecimento apresentado a eles não é contextualizado e significativo. A informação que recebem fora da escola, através da mídia, num ritmo acelerado, próprio da globalização, da Internet, da televisão ou dos satélites - é dissonante em relação ao aprendizado escolar. Além disso, a escola ainda é tradicionalista e segue numa linha de ensino através da qual a memorização de informações como fatos históricos, fórmulas matemáticas, regras gramaticais ou paisagens geográficas é mais importante do que a compreensão relativa à importância desses conhecimentos para a vida do estudante. O primeiro passo seria estimular os estudantes a aprender a pensar, a refletir - estimulando a leitura e o contato com os elementos da cultura, da arte, da filosofia,...
3- O que as escolas poderiam fazer para deixar a sala de aula mais interessante?
Há algumas medidas que considero indispensáveis para que a escola como um todo se torne mais interessante para os alunos e também para as pessoas que nela trabalham, entre elas destacaria:
a) Valorizar os estudantes, tornando-os membros ativos dentro da sala de aula a partir das orientações e projetos pensados coletivamente pelo corpo docente para todas as disciplinas escolares.
b) Estipular horas de reunião pedagógica em que os professores discutam alternativas de trabalho mais dinâmicas que envolvam os conteúdos das várias disciplinas e que tornem o diálogo interno entre as matérias moeda corrente, estimulando um trabalho interdisciplinar, sócio-construtivista e baseado em projetos.
c) Unir educação e cultura, num laço que seja indissolúvel e contínuo, através do qual o cinema, o teatro, a música, a literatura, as artes plásticas e qualquer outra forma de expressão de idéias concebida pelos homens seja tema de aulas, debates, projetos,...
d) Estimular pesquisas que não sejam apenas reproduções de livros ou de artigos da Internet, cultivando dessa forma o espírito científico.
Reconhecer e identificar os estudantes e suas experiências de
vida como elementos importantes para o trabalho em sala de aula
é um passo decisivo para tornar as escolas mais
interessantes e produtivas.
4- Falta criatividade por parte das escolas e dos professores?
Existem iniciativas individuais ou coletivas isoladas que merecem reconhecimento. Há professores que utilizam a literatura para projetos de ciências ou matemática, outros que trabalham com as novas tecnologias e realizam produções com seus alunos que se tornam referenciais para outros estudantes; projetos de leitura que reúnem membros da comunidade para contar histórias e ler livros para crianças também são parte da realidade de algumas escolas, assim como trabalhos escolares vinculados a filmes ou histórias em quadrinhos,... Mas são exceções. O mais corrente é a mesmice, a falta de criatividade, o estímulo zero para o aluno crescer e se empolgar com o conhecimento. E como comprovam pesquisas recentes, não é só a falta de mais recursos que ocasiona tudo isso, as escolas precisam mesmo de uma melhor gestão, de mais envolvimento dos professores e de participação dos pais, monitorando, acompanhando a escola e o desenvolvimento de seus filhos e também cobrando as autoridades, os gestores da escola e os professores.
5- Aulas mais práticas (em laboratórios) e fora da sala de aula (em museus, parques de diversão ou cinemas) tornariam o aprendizado mais interessante?
Visitas a exposições, museus, parques, mercados... São sempre interessantes e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem, no entanto, devem estar previstas e vinculadas ao currículo e aos conteúdos trabalhados pelos professores, assim como, tem que estar sendo constantemente relacionadas a outras fontes ou referências, como os livros didáticos, jornais, revistas, artigos da Internet, filmes, músicas, literatura,... E em relação a toda e qualquer atividade devem ser organizadas atividades como exercícios, tarefas, avaliações, trabalhos e projetos.
6- Como os alunos também podem contribuir para essas mudanças?
Os alunos devem ser membros ativos do processo de ensino-aprendizagem e não meros receptadores de informações memorizadas e repetidas ano após ano pelos professores. Reconhecer e validar essa participação não é fácil e exige preparo prévio, com planos de aula bem formulados pelos educadores. Como disse anteriormente, há experiências de vida dos alunos que podem muito bem esclarecer e facilitar a compreensão de temas trabalhados em aula, por isso, as aulas devem sempre permitir e estimular apartes dos estudantes. Só para exemplificar, se você tem alunos que vivem as margens de um Rio, cujos pais são pescadores que por ali residem há muitos anos, e seu tema em sala de aula em geografia é a hidrografia, como desprezar as histórias que essa criança pode contar e que a ela foram passadas pelos pais sobre a pesca, a poluição das águas, empresas que estão destruindo as margens do Rio ao retirar areia do local, o desaparecimento da fauna ou da flora...
A tecnologia integrada à educação
exige o conhecimento de suas
possibilidades pelos educadores para que venha a ser plenamente
aproveitada no processo de ensino-aprendizagem.
7- O uso de recursos tecnológicos (lousa eletrônica, data-show) facilita o aprendizado? Ou, pelo menos, atrairiam a atenção do aluno para o conteúdo das matérias?
A inserção de tecnologias sempre é bem vista e atraente aos olhos dos estudantes, até porque eles nasceram no boom dessas inovações, com os computadores e a Internet sendo incluídas no sonho de consumo de todas as famílias e integradas gradualmente aos ambientes por eles freqüentados (supermercados, postos de gasolina, shopping centers, farmácias, locadoras de vídeo,...). Até as escolas já estão contando com esses recursos há algum tempo... Acredito porém que não basta equipar ou dar laptops para todos os estudantes que a educação irá melhorar. Esses recursos são meios através dos quais devemos efetivar a educação e, por isso mesmo, tem que ser entendidos e apropriados pelos professores quanto ao seu uso e possibilidades para depois serem utilizados com propriedade na escola. E, novamente destaco, todo e qualquer novo equipamento ou prática tem que estar associado a planos e projetos de trabalho, ao currículo escolar e aos conteúdos das disciplinas.
8- Os professores já sabem mas, por que, muitos ainda não promovem o debate em sala de aula, não pedem a opinião dos estudantes?
Há professores que fazem isso, acredito porém que esses debates, para que sejam mais efetivos para a educação, carecem de um processo formativo que se inicia ainda na educação infantil e nas primeiras séries do fundamental através do qual os estudantes tomem contato com a ciência, a literatura, as artes, a história, a geografia ou a filosofia para que tenham subsídios e argumentos que lhes permitam participar dessas atividades. Por causa do vestibular, algumas escolas acabam deixando a cultura geral de lado, para investir no conteúdo das disciplinas. Isso é um erro? Elas deveriam Dar mais destaque para cultura geral? O olhar direcionado para um ponto apenas pode fazer com que você chegue a esse lugar mas irá lhe impedir de ver as demais possibilidades de destino que se colocam durante a viagem que você está fazendo. A educação tem que firmar o compromisso de educar para a vida, para a relação com o mundo e com as pessoas, para a cidadania e a ética e, ao mesmo tempo, fomentar o interesse pela ciência, pela matemática, pela história... O foco não pode e não deve ser, nunca apenas uma prova, um exame, seja ele qual for - enquanto as escolas articularem suas forças nesse sentido continuaremos sendo sempre uma nação atrasada, subdesenvolvida, colonizada...
1 Roberta Jezierski - S. J. Rio Preto
Muito bom esse texto!
Gostaria que a direção das escolas, os professores, e todos que trabalham na área da educação lessem esse artigo, para refletir e botar em prática novas formas de ensinar !
Eu sou aluna e garanto que se houvesse mais interação nas aulas, elas iam ser mais divertidas, ia dar mais vontade de ir pra escola e estudar !
22/09/2012 22:28:50
2 José Carlos - Rio de Janeiro
Enquanto tivermos professores que compram monografias mas mesmo assim ac ham que sabem mais dos que os educadores e grades pedagogos nossa educação estará condenada ao fracasso.
26/01/2009 18:05:45
3 Edson Lima - Rio de Janeiro
Porque se diz que tudo é culpa e responsabilidade do professor! Mesmo quando no texto se faz a pergunta de como os alunos podem contribuir com a educação, a responta dada foi focada no educador. Não há educação de qualidade sem o REAL interesse dos educandos e, principalmente, de seus pais.
FELIZMENTE, A GRANDE MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO É DEDICADA E PREPARADA PARA EXERCER SUA PROFISSÃO, É FORMADA E, NO SISTEMA PÚBLICO, PASSOU POR UM PROCESSO DE SELEÇÃO.
INFELIZMENTE, existe uma parte dos alunos cujos pais não se dedicam realmente ao acompanhamento de seus filhos: entendem que a escola seja um lugar para seus filhos passarem o tempo.
ACREDITO NA EDUCAÇÃO, MAS DESEJO QUE OS GOVERNOS E OS PAIS DOS ALUNOS SEJAM RESPONSABILIZADOS QUANDO ALGO NÃO ESTÁ BEM.
25/01/2009 10:20:53
4 Rosana Silva - Japaratuba
Nem sempre os professores querem tomar o tempo de suas aulas cedendo o espaço para debates em sala temem as falações, badernas, críticas e um forte empate de idéias contrárias. Mas ainda acreditamos em professores idealizadores e corajosos.
18/09/2008 20:05:12
5 jose Alivan Santos Santana - Poço VerdeSE
Gostaria de destacar o artigo como algo que é debatido hoje em vários lugares referentes a nossa Educação de hoje,e coloca como ponto de referência o professor e seus métodos educacionais . É evidente que para ocorrer uma aula interessante o professor é a chave principal ,só ele define como será, mas alguém falou:há mais mistério entre o céu e a terra do que nossa fã filosofia pode imaginar.
28/08/2008 15:38:13
6 Manoel Messias dos Santos - Porto da Folha
Quero parabenizálos pelo texto e dizer que tudo é muito complexo e requer atenção de todos que, de uma forma ou de outra que participa na construção do saber da peça fundamental que é o discente. Esse é um trabalho a longo prazo e que o sistema caminha a passos muito lento, prejudicando todo o processo de ensino e aprendizagem,consequentemente o desistímulo de professores e alunos.
23/08/2008 17:01:45
7 jairo menezes vidal - boquim
gostei muito do texto, ele explica o que está acontecendo com as nossas escolas e com os nossos professores, só uma pequena minuria é que está mudando os costumes trazidos de longos anos e que até hoje é impurrado goela a baixo nos nossos alunos.
19/08/2008 21:52:06
8 Zilda Carlos dos Santos Bernardi - Bastos
Sou Prof Coordenador, o texto é ótimo e irei usa-lo em HTPC, envie texto interessantes para enriquecer mais o meu trabalho.
Obrigado..
Zilda
25/07/2007 14:55:00
9 Iloni Dourado - Frederico Westphalen-RS
Achei interessante sua abordagem, especialmente quanto aos projetos interdisciplinares na escola, aulas práticas, visitas culturais, pesquisa, lousa eletrônica, entre outros aspectos enfocados. Parabéns
04/06/2007 13:32:02
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