Filosofando
Dalva Aparecida Garcia Docente do Ensino Médio na Rede Pública Estadual. Coordenadora Pedagógica do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças; Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista - Marília, UNESP; Mestra em Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da USP/SP, FEUSP; e-mail: dalva@cbfc.org.br

A Reflexão Filosófica - 16/03/2007
O que é a Filosofia?

'

Ao ouvirmos a palavra “filosofia” imaginamos, muitas vezes, estar diante de um conjunto de teorias sem sentido, sem relação com o cotidiano. Alguns dirão: “A filosofia é coisa de louco” ou “é coisa de gente que não tem mais nada o que fazer”. Estaria mesmo a filosofia distante do cotidiano? Seriam os filósofos seres lunáticos preocupados com coisas absurdas? O que teríamos a ver com a filosofia?

Começaremos a examinar o cotidiano como nos propõe Marilena Chauí, em seu livro “Convite à Filosofia”: Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas ou situações. Fazemos perguntas como” que horas são ou que dia é hoje?“.

Esta pergunta sustenta uma crença: a crença que o tempo existe e pode ser medido.Assim como afirmações do tipo “A professora foi injusta” traz em si a crença em nossa idéia de justiça. No entanto, nunca paramos para indagar o que entendemos por “tempo” ou “justiça”. Acostumados com o cotidiano, deixamos nossas idéias e crenças sem fundamentação e vamos aceitando o mundo como se ele fosse óbvio em si mesmo.

A Filosofia começa quando nos propomos a investigar o mundo, o homem e seus valores. Assim, afirma Marilena Chauí, a primeira resposta à pergunta “O que é Filosofia?”, poderia ser: A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, os valores de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-las sem antes haver investigado.


Para que Filosofia?

Essa é uma pergunta bastante comum quando a Filosofia aparece na escola. Mas não vemos ninguém perguntar para que Matemática, Biologia ou Educação Física! A não ser quando não atingimos o conceito desejado nestas disciplinas. Mas todo mundo acha natural perguntar para que Filosofia!

Talvez porque achamos o Filósofo um ser estranho, com a cabeça no mundo da lua, dizendo coisas que ninguém entende. “Papo cabeça” demais que não serve para nada. “Não servir para nada” é uma afirmação que merece ser analisada.

O que serve em nossa sociedade é aquilo que tem uma utilidade imediata, visível e muito prática. Quando nos pedem para ler ou pesquisar, logo perguntamos: o que vamos ganhar com isso? Por isso ninguém duvida da utilidade das Ciências, pois aí estão os computadores, os medicamentos, etc.

O que nós não sabemos é que as Ciências pretendem ser conhecimentos verdadeiros, baseados em procedimentos racionais e rigorosos. Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer os fatos, relação entre teoria e prática: tudo isso não é Ciência, são questões filosóficas.

O trabalho das Ciências pressupõe, como condição, o trabalho com a Filosofia. Não é à toa que os grandes cientistas se debruçaram sobre as questões filosóficas. Por exemplo, se você já ouviu falar em produto cartesiano, conhece também a relação da Matemática Moderna com a Filosofia de Descartes? Se já ouviu falar em Teorema de Pitágoras, sabe que para o Filósofo grego o mundo é expressão dos números e que o triângulo representaria a harmonia de todas as coisas?

Você estaria se perguntando: Que coisa doida é essa? Isso significa que a culpa de eu ter que estudar o Teorema de Pitágoras é da tal Filosofia? Calma aí... Você não é tão normal quanto parece...

Que tal viajar na aula de Filosofia e se imaginar diante de uma bela cachoeira ou ainda estar sentado em seu sofá assistindo um desses programas de ecologia. De repente, você se pergunta: como pode tudo estar tão encaixado em seu devido lugar? Como tudo começou? O que mantém as coisas em ordem e ao mesmo tempo em mudança?


Essa era a pergunta que Pitágoras e outros filósofos fizeram e obtiveram diferentes respostas. Algumas inusitadas, como a de Demócrito que supunha uma partícula indivisível como princípio de todas as coisas. A afirmação de Demócrito provocou a curiosidade de muitas pessoas e estimulou pesquisas. Embora saibamos, hoje, que o átomo é divisível, o que seria da energia atômica sem Demócrito?

Algumas pessoas afirmam que a Filosofia é a Ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual. Bobagem! A Filosofia não é Ciência, pelo menos não como entendemos a Ciência hoje. Mas, por exemplo, a Química, essa coisa fabulosa que permitiu produzir sandalinhas de plástico e outras coisas mais, surge da tentativa dos Filósofos Renascentistas de relacionar as partes ao todo, utilizando-se da Astrologia e da Alquimia. E a Física, responsável pelos motores potentes e pela aerodinâmica dos carros, surge da busca de uma explicação para a phisis - palavra grega que compreende a natureza em movimento e permanência.

As Ciências estão, de alguma forma, relacionadas à Filosofia porque o objeto da Filosofia é a própria reflexão, o retorno do pensamento a si mesmo para indagar o que são as coisas. O que é a Ciência, a Arte, o mundo, o homem, enfim, o que somos nós, como pensamos? Mas... para quê isso?


Observemos o que diz o Filósofo e Educador Matthew Lipman:

Para mim, a coisa mais interessante do mundo é o pensamento. Eu sei que uma porção de coisas também são muito importantes e maravilhosas, como a eletricidade, o magnetismo e a força da gravidade. Mas, embora a gente compreenda essas coisas, elas não podem nos compreender. Portanto, o pensamento deve ser uma coisa muito especial. Se pensamos sobre a eletricidade, podemos compreendê-la melhor, mas quando pensamos sobre o pensar, parece que compreendemos melhor a nós mesmos.

Ora, você pode agora estar em um dilema pensando se quer ficar na festa com o cara ou a garota mais bonita da escola ou com aquela que nem é tão bonita, mas é uma ótima companhia. Você terá que voltar o pensamento para si mesmo, perguntando o que significa mais para você: uma boa companhia ou a beleza?

Não importa qual a sua resposta. O que importa é o processo de reflexão que o conduziu a esta pergunta. É provável que você nem chegue a uma resposta e fique na festa com quem aparecer primeiro. Existe também a possibilidade de você se lamentar por um bom tempinho pela sua atitude. O desfecho desses dilemas é variado, mas o processo de reflexão é bastante comum em várias situações.

Mas, cuidado! Não se julgue um Filósofo porque alguma vez na vida, você já fez essas perguntas. A Reflexão Filosófica não é qualquer reflexão, ela tem suas exigências. Dermeval Saviani aponta três exigências para que possamos caracterizar uma reflexão como filosófica.

A primeira é a radicalidade. Já ouvimos falar em esportes radicais ou atitudes radicais. Os esportes radicais são aqueles praticados por pessoas que gostam de superar os limites e vão além dos outros. Por exemplo, várias pessoas dirigem, algumas bem, outras nem tanto. Algumas correm com seus automóveis, mas o automobilismo busca superar os limites do piloto e do automóvel, desafiando a velocidade. O mesmo poderia ser dito sobre a radicalidade da reflexão filosófica. Voltemos ao exemplo anterior: Ao se perguntar se fica com a garota mais bonita ou com a que é boa companhia, você estende sua reflexão buscando seus fundamentos, buscando superar os limites, buscando as raízes de sua forma de pensar e se pergunta: O que é, afinal das contas, beleza? O que é uma boa companhia? O que é bom ou mal?

A segunda exigência de uma reflexão filosófica é a sistematização. Se nos perguntarmos o que é sistema, veremos que se trata de um conjunto de dados coerentemente organizados e relacionados de tal forma, que tudo parece estar ligado a tudo. Isto pode ser mais facilmente compreendido se pensarmos, por exemplo, na computação. O mesmo se pode afirmar sobre a reflexão filosófica, é preciso que as idéias tenham relações umas com as outras, que não sejam contraditórias ou incoerentes, que se mostrem bem fundamentadas. Isso significa que “a filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, opera com idéias e conceitos obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige fundamentação racional do que é enunciado e pensado. Somente assim a reflexão filosófica pode fazer com que nossa experiência cotidiana, nossas crenças e opiniões alcancem uma visão crítica de si mesma. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”.

E a terceira exigência da reflexão filosófica é a abrangência. A reflexão filosófica, como dizia Hegel, é como a coruja de Minerva que alça seu vôo ao entardecer. Alçar vôo significa ver de uma forma mais ampla. Olhar aquilo que não foi olhado no todo, mas só nas partes. A Filosofia alça vôo ao entardecer, pois sendo um procedimento de investigação sistemático e crítico, só pode analisar os fatos quando estes já aconteceram.

Isso significa que o trabalho do Filósofo é sempre atrasado? Não! Essa é a concepção de um Filósofo sobre a Filosofia. A busca da radicalidade, da sistematicidade e da abrangência nos coloca diante de uma multiplicidade de teorias e visões. Teorias que não são apenas opiniões que aparecem em programas de auditório no estilo “você decide”, mas que podem nos auxiliar a pensar na forma de como pensamos.

Nos pergunta, finalmente, Marilena Chauí: A Filosofia é útil ou inútil? Sua resposta é bom início para uma reflexão filosófica: O primeiro passo para respondermos esta pergunta seria considerarmos o que é útil ou inútil. Se útil for obter fama ou dinheiro, a Filosofia reivindica o direito de ser inútil, mas se útil for descobrir o sentido de nossa existência, de nossos valores, de nossa cultura não há e nem pode haver saber mais útil que a Filosofia.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










40 COMENTÁRIOS

1 tassia soares - belem/pa
adorei o texto me ajudou muito ... bjsss
12/03/2013 07:42:53


2 Gleidimir - são paulo
Este é um exelente texto, muito esclarecedor parabens.
16/08/2012 11:01:27


3 mercilindo - santana são tomé
gostei
26/07/2012 08:20:43


4 KATIANE CAMILA - CÁCERES MT
Gostei muito da sua explicação , vc foi muito clara e dira fez eu entender que a filosafia ñ é um dixo de sete cabeças mas sim .explicaou de cabo a rabo oqé OBRIGADA vc me ajudou muito vlw
19/02/2012 22:30:20


5 cassia magali de a silva - salvador
gostei do texto clareou muito a minhas ideias .
28/08/2011 16:15:53


6 Beatriz Carvalho - ParnaíbaPI
Obrigadoo,este texto me ajudou na prova de filosofia de recuperação,obrigadoo,bj
13/08/2011 10:04:39


7 Raaby liandry - porto velho
gostei por que nao fica arrudiando respostas , vai direto no ponto.
10/06/2011 10:47:34


8 Carolina - Brasília
Olá! Seria interessante que você publicasse as referências de citações que não são suas. Daria mais credibilidade ao seu artigo e facilitaria para nós, identificar os textos de onde você retirou tais citações.
30/05/2011 17:22:54


9 bruno eduardo neves de lima da silva - sao paulo s/p
Adorei gosto muito de filosofia acho muito verdadeira!!
20/09/2010 18:27:25


10 THAIS ALEXANDRA GOMES BARBOSA - Timoteo
COM ESTE RELATO CONSEGUI DECIFLAR O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA FILOSOFIA!
07/09/2010 17:23:44


11 thais alexandra gomes barbosa - timoteo
este texto me fez ver o sentido da verdadeira sabedoria!
07/09/2010 17:10:39


12 Janaina Prado - poá
Estou tentando entender a visão filosófica da pedagogia e educação entre gilles e luckezi,o problema maior é que ñ encontro os textos e nem consigo entender,apesar de ter achado o seu texto claro e direto.Parabéns!
20/06/2010 19:09:42


13 eliana almeida - ourolandia
sou aluna de pedagogia e tenho a materia de filosofia ,acho muito complexa , a minha professora pediu para fazer uma cintese do texto inutil?util? nao estou conseguido pois nao consigo entender .
09/06/2010 09:24:34


14 geisiane pontes dos santos - jaragua do sul
eu gostei muito deste texto adorei ira me ajudar na escola, muitas coisas que eu concordo. eu nao discordo de nada e um belo texto eum dos ttextos melhores que eu ja vi
19/05/2010 14:03:57


15 Eliane Batista - São Mateus, ES
Essa reflexão sobre a filosofia ,tirou varias duvidas minhas e me fez ter uma visão mais ampla da filosofia, principalmente a necessidade de filosofar,rsrs. Parabens é um otimo texto de facil interpretação. TEnho prova hoje sobre esse conteudo e penso que vai me ajudar muito,fico grata!
17/03/2010 11:20:43


16 thais - espirito santo
filosofia é o amor pelo saber !
28/02/2010 17:44:31


17 Hortêncio Vespasiano Cassemiro - Timoteo MG
O SEU ARTIGO ENCANTA AS PESSOAS, VOCÊ CONSEGUIU ESTABELECER, UMA REFLEXÃO FILOSOFICA COM A NOSSA GRANDE MARILENA CHAUÍ. INTRODUZINDOSE NESSA RELAÇÃO SOCIAL PARCIAL RECIPROCA, COM UMA SUTILEZA, E AO MESMO TEMPO, TRAZENDO O LEITOR PARA OS ENCANTOS DA FILOSOFIA COM UMA ESTETICA INTERESSANTE... GOSTEI MUIIIO. SUCESSO MUITA LUZ, PAZ E AMOR ....HORTÊNCIO
08/07/2009 21:12:51


18 Maria Cristina Galli Nacli - Macatuba sp
Parabéns Dalva, adorei o seu artigo, pois fala com grande propriedade sobre esse tema tão palpitante e que faz parte do nosso cotidiano. SER OU NÃO SER? Muitas são as perguntas e nem sempre encontramos soluções. Sou professora do terceiro ano e posuimos essa materia. As crianças adoram e fazem muitas perguntas e tiram suas conclusões.A filosofia está presente em nossas vidas para ajudarnos a construir um mundo melhor com mais qualidade de vida e idéias.
14/06/2009 16:33:58


19 Giovana Gabriela Rossini - Lençóis Paulista
Excelente matéria! Adorei.
18/05/2009 09:31:21


20 liliane rodeiro pimenta - salvador
olá Dalva,vc deu uma aula virtual de filosofia!!! colocou os pontos principais da reflexao filosofica,e explicou de maneira límpida o que é filosofia! Sou estudante de saúde coletiva da UFBA,tenho prova hoje e estava completamente confusa do que seria a filosofia,neste estado que me encontrava vi uma possibilidade de encontrar na internet o significado de filosofia e com muita sorte tive a oportunidade de ler seu artigo,agora nao tenho mais dúvidas,graças a tão esclarecedora definição de tua autoria,o resultado de minha nota deixarei aqui qdo souber,obrigada querida,por ser um ser pensante!!! Parabens com toda graça e elouquencia!!! liliane pimenta 17/04/2009
17/04/2009 03:44:07


21 Mª Vera Ferreira de Oliveira - São Paulo
Muito boa a matéria, expressão de forma clara, parabéns!!! já indiquei para alguns colegas.
01/04/2009 12:18:19


22 HILDA - LUPIONÓPOLISPR
PARABÉNS AUTORA, SEU ARTIGO ESTÁ MUITO CLARO .SOU PROFESSORA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E GOSTO MUITO DESTA DISCIPLINA POIS TRABALHA A ESSÊNCIA DO SER HUMANO. GOSTARIA SE POSSÍVEL QUE ME MANDASSE SUGESTÕES DE LIVROS. HILDA
22/03/2009 18:14:04


23 patricia da silva gomes - murici AL.
bom eu acho a filosofia uma materia muito importante nas nossas vidas quer diser a filosofia é nossa vida prtanto é viver é praticar.
05/03/2009 13:06:55


24 Geraldo Moura da Silva - Surubim
Beleza de artigo e acredito que seja muito útil para nós professores, no sentido de que nele comprovamos a imensa capacidade humana de refletir, pensar que só a nós humanos é divinamente possível.
09/11/2008 00:51:32


25 ubiracy ricarte de santana - recife
Foi um dos textos mais claro e objetivo que já li a respeito da filosofia. Principalmente para trabalhar com o ensino médio. sou professor.
20/10/2008 13:06:53


26 lucilene cavalcante da silva - Irecê
Muito bom! Apesar da complexidade do texto mas nada que não seja compreensível a qualquer idade
09/09/2008 22:30:27


27 EDSON DE O.REIS - DIVINÓPOLIS MG
UMA OTIMA COLCAÇAO E UM SEGUNDO OLHAR À FILOSOFIA. PARABENS
14/05/2008 23:27:52


28 audilea ferreira da silva - recife
adorei este artico,pois explica de uma forma clara a utilidade e a importancia que a filosofia fornece. reflexÃo para melhor organizar e entender os nossos pensamentos. parabens
31/03/2008 15:48:22


29 Dulce Oliveira - Nioaqaue
Bacana, eu achei que o texto ta claro,e com esse entendimento de filosofia acabamos ficando mais críticos...aprendemos a questionar mais, e nao aceitar as coisas como aparentam ser,e também deixamos de lado o "pré- conceito" e os julgamentos preciptados a respeito de pessoas e de coisas que nos cercam. É isso pensar o repensado!!
26/03/2008 19:56:25


30 francisco antonio - uruoca
achei muito legal e interresante
25/03/2008 19:09:37


31 josemara passos - recreio mg
adorei o texto, porque a filosofia pra mim , é um mundo novo, o qual ainda tenho muito q aprender, mas já fez com que me despertasse a curiosidade, o que pra mim foi uma grande surpresa, nunca me imaginei gostando de filosofia,mas agora tenho começei a entender a importancia que ela tem , porque todas as ciencias estao de certa forma ligadas a ela. beijossssssssssssss
12/03/2008 12:16:56


32 vera lúcia carvalho da silva - Abaetetuba
Adorei seu texto sobre reflexão da filosofia,ajudou-me a ter uma visão mais ampla sobre a mesma
19/09/2007 15:34:56


33 Maria Joana DArc de Freitas - Conceição dos Ouros - MG
Maravilhoso! É um ótimo texto. Se eu já gostava de filosofia, agora gosto ainda mais. Percebi que um tema tão complexo é capaz de se tornar simples e compreensível, diante da clareza e da simplicidade no qual o mesmo é abordado. Me ajudará bastante no desenvolvimento de minha monografia sobre "Ética e Filosofia para alunos de 1ª a 4ª série". Muito Obrigada!
10/09/2007 21:40:35


34 Lívia Baylão de Morais - Goiânia-GO
Excelente o texto. Desmistifica a idéia de que filosofia é um conhecimento distante. Eu mesma venho mudando alguns conceitos que possuia, e este texto me ajudou bastante. Parabéns à autora.
31/03/2007 12:37:11


35 roseane alves - abreu e lima
adorei a forma com que abordou um tema tão complexo e de tamanha importância para nós professores e para os nossos alunos que absorverão de nós todo o conteúdo assim expresso . o segredo esta na forma de explicar.
31/03/2007 01:57:03


36 Walter Lucas A. de Souza - Betim - MG
Realmente muito bem elaborado e sistematicamente sincronizado! Foi ótimo lêr este texto, pois hoje tenho uma prova de ƒ e estava com alguma dúvidas. Gostaria que ouvesse a publicação de mais textos, são realmente muito úteis para o esclarecimento! Por favor entrem em contato após a publicação, serei concerteza um dos leitores. Abraços Walter A
30/03/2007 16:21:18


37 Alex Sandro C. Sant Ana - Vitória
É realmente um bom texto, que sintetiza a idéia sobre a questão "o que é a filosofia?" para o público em geral. Mas quem quiser saber mais, recomendo o livro dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O que é a filosofia?".
27/03/2007 14:47:07


38 Flávia - Ubatuba
Perfeito! Acho que é exatamente isto que está faltando. Possibilitar um novo olhar. Valorizar a ciência mãe em sua essência nas escolas, é tudo de bom. Muito melhor quando todos os educadores, como seres humanos que são, iniciam um novo processo de identificação de suas disciplinas específicas com a filosofia, valorizando assim o processo interdisciplinar, além de incitar o ato de pensar, a curiosidade os questionamentos. Genial.
21/03/2007 21:17:18


39 Maria Virginia Coelho - Dianópolis-Tocantins
Puxa 1 Achei o que estava procurando ... Estou bastante interessada pelo Tema parabéns!
19/03/2007 19:35:29


40 leilane de morgado bispo - são paulo
Adorei o texto o que é filosofia, entendi o que é filosofia e ja tenho outras opinioes sobre esta nova disciplina que para mim começou este ano. se podermos me mandar sugestões de livros eu vou adorar muito.Beijos Leilane!!!!
17/03/2007 18:39:04


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.