Cinema na Educação
João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

A Missão -
Salvando os índios?

'

Foto-de-imagem-de-homem-branco-sendo-colocado-em-cruz-pelos-indios

Ter fé e dedicar tempo, trabalho, conhecimento e a própria vida para fazer com que pessoas relegadas ao esquecimento possam atingir Deus. Superar o caos que tomou conta do cenário europeu em virtude do protestantismo de Calvino, Henrique VIII e, principalmente, Lutero. Fazer parte do exército de Cristo, sob o comando de Inácio de Loyola, e iniciar a Contra-Reforma (ou Reforma Católica) convertendo o gentio americano (os índios do Novo Mundo) aos ditames da Bíblia. Tarefa digna de verdadeiros Hércules.

Pois essa é a história que nos é contada (parcialmente) no filme de Rolland Joffé, "A Missão", vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1986 (Melhor Filme). Contando a saga dos jesuítas que viveram na fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai, na região de Fóz do Iguaçú, onde se estabeleceram os Sete Povos das Missões.

Tendo no elenco artistas do porte de Robert De Niro, Jeremy Irons e um ainda jovem Liam Neeson, o filme contou ainda com uma direção de arte esmerada, figurinos que reproduzem fidedignamente o período retratado, uma belíssima fotografia e um roteiro qualificado produzido por Robert Bolt. O prêmio em Cannes foi conseqüência de todas essas qualidades.

A história do filme nos mostra um caçador de índios daquela região, capitão Mendonza (Robert De Niro) que em suas buscas dá preferência aos nativos que já tivessem sido catequizados e aculturados pelos religiosos. Esses indígenas apresentavam grandes vantagens em relação aos demais por estarem adaptados ao trabalho, a língua, aos modos e aos hábitos dos europeus que viviam na América.

Paralelamente a trama vivida por Mendonza, há o trabalho árduo dos jesuítas. Tudo se iniciando com o desbravamento de uma região virgem e inóspita, onde as densas florestas e os animais selvagens constituíam obstáculos de difícil superação. Não menos hostis e pouco receptivos (pelo menos à princípio), os índios causaram dificuldades a alguns missionários enviados para a região dos Sete Povos. Para que fossem convertidos foi necessária a chegada de um padre mais experiente, capaz de superar qualquer dificuldade, conhecido como Gabriel (o ótimo Jeremy Irons).

Superadas as adversidades naturais e a repulsa inicial dos nativos, coube ao jesuíta impedir a ação do caçador de índios, Capitão Mendonza, em sua região. Ação essa facilitada pelo martírio vivido pelo personagem de De Niro, envolvido num triângulo amoroso de desfecho trágico, que o levou a prisão e a necessidade de superar seu pecado redimindo-se com uma pena exemplar, trabalhar em favor daqueles que haviam sido suas presas preferenciais, os indígenas.

Homem-branco-tocando-para-os-indios

Além das tramas que orientam os caminhos dos personagens principais, "A Missão" consegue mais, discute a questão da disputa que se travava na região pela posse das terras envolvendo Portugal, Espanha e a Igreja Católica (ameaçada de despejo de suas Missões Jesuíticas). Esse acontecimento histórico que se desenrolou por aproximadamente cem anos e foi discutido em diversos acordos entre portugueses e espanhóis acabou fazendo parte do filme, o que confere ao trabalho de Bolt (o roteirista) e de Joffé grandes méritos, afinal, não se trata de tema fácil e de grande aceitação pelo público.

Por motivos como os apresentados (qualidades indiscutíveis no roteiro, fotografia, direção de arte, atuação dos atores, direção segura,...) e, sabendo tratar-se de filme agradável, de bons resultados em termos de bilheteria (o que nos faz crer que "A Missão" seja palatável), esse filme é indispensável para entender melhor esse período da nossa história, principalmente se atentarmos para o fato de que a ação dos jesuítas não é assunto regularmente trabalhado em sala de aula.

Homem-branco-com-barbas-sentado-com-olhos-fechados

Chamem a atenção de seus alunos para o fato de que, apesar dos jesuítas terem se posicionado em favor dos índios, defendendo-os de mercadores de escravos e daqueles que desejavam suas terras, há um outro pormenor a respeito da ação dos religiosos da ordem de Inácio de Loyola:- O que eles fizeram com a cultura indígena?

Ficha Técnica

A MISSÃO
(The Mission)

País/Ano de produção: Inglaterra, 1986
Duração/Gênero: 125 min., drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Rolland Joffé
Roteiro de Robert Bolt
Elenco: Robert De Niro, Jeremy Irons, Liam Neeson, Aidan Quinn

Links

http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=813

http://us.imdb.com/Title?0091530

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE O ARTIGO





INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO










20 COMENTÁRIOS

1 Andrea - Belo Horizonte
Eu não tenho comentario, eu tenho é pergunta vc é contra ou a favor da chegada dos jesuitas nas tribus indigens? Sevoce é contra como voce aborda esse tema? E se voce e a favor o que voce acha? Pois eu amanham tenho debate na escola a rrespeito, se pode me ajuda obrigado
30/05/2012 14:13:32


2 denise moura - Teresina
essas missoes na epoca era diferente,os indios da quela regiao,capital mendonza que suas buscas da preferençia aos notivas que já tivessem sido catequizado e culturados pelos religiozos...
28/05/2012 09:41:33


3 nefertith nicolau - sao paulo
to fazendo um trabalho, queria saber o assunto abordado, os principaisn conceitos apresentados, paisagen retratada, se os personagens sao reais ou ficticios
21/05/2012 20:13:49


4 Leandra Paz - Sede Nova
Esse filme e otimo todos deveriam ver...
20/04/2012 20:25:25


5 vanessa - Brasilia
Estou fazendo um trabalho e gostaria de saber sobre os personagens e sua varias identidades aolongo da narrativa.
18/04/2012 10:09:37


6 marlene - goiania/goias
Eu queria saber a relaçao entre o poder e a autoridade que o bispo teve em pedir que a missao fosse interronpida. E como voçes ve as decisoes hoje em dia das autoridades sem a preocupaçao com o povo com apenas decisoes politicas.
15/04/2012 23:47:55


7 Rayane Sousa - Jamanxim/Pará
Meu prafessor passou esse filme para nós assistir na sala de aula eu gostei pois é muito interessante e diferente.Pois nunca tinha assistido um filme em que um padre teria a CHANCE E A MISSÃO DE TRANSFORMAR ÍNDIOS EM CRISTÃOS.E É POR ISSO QUE DECIDI DEIXAR O MEU COMENTÁRIO AQUI,e para concluir a aula meu professor pediu que a classe desse o comentário pessoal para ele por escrito,por isso decidi pesquisar no google e saber mais sobre o filme,gostei muito obrigado.
19/03/2012 15:59:16


8 Camila Cristina - Carmo de Minas
Eu vou fazer uma prova baseado nesse filme.Pode me ajudar?
15/06/2011 16:50:45


9 Alexander - salto do jacui
esse filme nao divulga o final do filme e eu precisso do final do filme
06/04/2011 11:18:37


10 rosilene - camaçari
preciso fazer um resumo critico uma resenha critica, sobre o filme a missão. P.S. ainda ñ sei muito sobre o filme. podem me ajudar?
30/03/2011 01:57:56


11 juliano - arroio dos ratos
Por favor mande as principais criticas ja realizadas sobre o filme a missão Muito obrigado e boa tarde!
01/12/2010 14:09:53


12 Eliete Dantas - João PessoaPB
Estou fazendo um trabalho sobre o filme gostaria de saber sobre o tema do filme? E
18/05/2010 22:03:12


13 BRUNELE COUTINHO - vitoria
Gostaria de saber o tipo de abordagem dos jesuitas com os nativos? E Visão que demonstravam ter sobre os nativos? E o tipo de ensinamento que era aplicado? Essas respostas iriam me ajudar a compreender muito sobre o filme....
09/03/2010 20:23:58


14 viviane - Monte Carmelo
Gostaria de saber sobre o filme A Missao qual a relaçao com os jesuitas e senhores de engenho?
27/10/2009 14:49:38


15 Roberta Marques - Porto Alegre
Gostaria que respondesse a pergunta é baseado no filme a Missao : O que eles fizeram com a cultura indígena?
16/06/2009 16:55:54


16 ayana - santo amaro
minha professora ta trabalhando esse filme com nossa turma e nos indicou a procurar + conteudos na nete e deu certo esclareceu todas as minhas duvidas.valeu
21/08/2008 16:14:16


17 nelson marques andrade - salvador
Já trabalhei este filme para facilitar a compreensão do processo de escravização indígena, o resultado foi muito bom!
18/07/2008 13:03:10


18 Kaliany - imperatriz ma
Gostaria que respondesse a pergunta seguinte é baseado no filme a Missa : O que eles fizeram com acultura indígena?
26/03/2008 08:55:12


19 Mario Rogerio Brunelli - Sumaré
Preciso saber o nome da música que é o tema do filme. O autor da música parece ser Enio Morricone. Grato pela atenção. Brunelli.
06/02/2008 22:33:22


20 Édison Hüttner - Porto ALegre RS
En español: BRASIL: Libro trata sobre la relación de la Iglesia con los pueblos indígenas Adital -A través de su editora EDIPUCRS, la Pontificia Universidad Católica de Río Grande do Sul (Porto Alegre - Brasil), lanzó en septiembre el libro "La Iglesia Católica y los Pueblos Indígenas de Brasil: Los Ticuna de la Amazonia", del Dr. Édison Hüttner. El libro trata de una de las obras más completas sobre la verdadera relación de la Iglesia Católica de Brasil con los pueblos indígenas brasileros. Hüttner es teólogo y coordinador del Núcleo de Estudios y Pesquisa sobre Cultura Indígena de la PUCRS y del 1º Forum Internacional Pueblos Indígenas. El autor trabaja con diferentes formas de abordajes en el libro y presenta la relación de la Iglesia con los pueblos indígenas, en un lenguaje simple y directo. Evita las generalizaciones y un universalismo abstracto cuando se enfoca en el caso especifico, los Ticuna. El libro cuesta R$28 y puede ser comprado a través del e-mail de la EDIPUCRS: editora.vendas@pucrs.br. www.adital.com.br/site/noticia.asp?langES&cod30764 Em Portugues: Adital - Através da sua editora EDIPUCRS, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - Brasil), lançou em setembro o livro "A Igreja Católica e os Povos Indígenas do Brasil: Os Ticuna da Amazônia", do Dr. Édison Hüttner. O livro trata de uma das obras mais completas sobre a verdadeira relação da Igreja Católica no Brasil com os povos indígenas brasileiros. Hüttner é teólogo e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Indígenas da PUCRS e do 1º Fórum Internacional Povos Indígenas. O autor trabalha com diferentes formas de abordagens no livro e apresenta a relação da Igreja com os povos indígenas, numa linguagem simples e direta. Evita as generalizações e um universalismo abstrato quando foca o caso especifico, os Ticuna. O livro custa R$28,00 e pode ser comprado através do e-mail da EDIPUCRS: editora.vendas@pucrs.br.
04/01/2008 21:16:18


ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)


Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.