Cinema na Educação
A Missão
Salvando os índios?
Ter fé e dedicar tempo, trabalho, conhecimento e a própria vida para fazer com que pessoas relegadas ao esquecimento possam atingir Deus. Superar o caos que tomou conta do cenário europeu em virtude do protestantismo de Calvino, Henrique VIII e, principalmente, Lutero. Fazer parte do exército de Cristo, sob o comando de Inácio de Loyola, e iniciar a Contra-Reforma (ou Reforma Católica) convertendo o gentio americano (os índios do Novo Mundo) aos ditames da Bíblia. Tarefa digna de verdadeiros Hércules.
Pois essa é a história que nos é contada (parcialmente) no filme de Rolland Joffé, "A Missão", vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1986 (Melhor Filme). Contando a saga dos jesuítas que viveram na fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai, na região de Fóz do Iguaçú, onde se estabeleceram os Sete Povos das Missões.
Tendo no elenco artistas do porte de Robert De Niro, Jeremy Irons e um ainda jovem Liam Neeson, o filme contou ainda com uma direção de arte esmerada, figurinos que reproduzem fidedignamente o período retratado, uma belíssima fotografia e um roteiro qualificado produzido por Robert Bolt. O prêmio em Cannes foi conseqüência de todas essas qualidades.
A história do filme nos mostra um caçador de índios daquela região, capitão Mendonza (Robert De Niro) que em suas buscas dá preferência aos nativos que já tivessem sido catequizados e aculturados pelos religiosos. Esses indígenas apresentavam grandes vantagens em relação aos demais por estarem adaptados ao trabalho, a língua, aos modos e aos hábitos dos europeus que viviam na América.
Paralelamente a trama vivida por Mendonza, há o trabalho árduo dos jesuítas. Tudo se iniciando com o desbravamento de uma região virgem e inóspita, onde as densas florestas e os animais selvagens constituíam obstáculos de difícil superação. Não menos hostis e pouco receptivos (pelo menos à princípio), os índios causaram dificuldades a alguns missionários enviados para a região dos Sete Povos. Para que fossem convertidos foi necessária a chegada de um padre mais experiente, capaz de superar qualquer dificuldade, conhecido como Gabriel (o ótimo Jeremy Irons).
Superadas as adversidades naturais e a repulsa inicial dos nativos, coube ao jesuíta impedir a ação do caçador de índios, Capitão Mendonza, em sua região. Ação essa facilitada pelo martírio vivido pelo personagem de De Niro, envolvido num triângulo amoroso de desfecho trágico, que o levou a prisão e a necessidade de superar seu pecado redimindo-se com uma pena exemplar, trabalhar em favor daqueles que haviam sido suas presas preferenciais, os indígenas.
Além das tramas que orientam os caminhos dos personagens principais, "A Missão" consegue mais, discute a questão da disputa que se travava na região pela posse das terras envolvendo Portugal, Espanha e a Igreja Católica (ameaçada de despejo de suas Missões Jesuíticas). Esse acontecimento histórico que se desenrolou por aproximadamente cem anos e foi discutido em diversos acordos entre portugueses e espanhóis acabou fazendo parte do filme, o que confere ao trabalho de Bolt (o roteirista) e de Joffé grandes méritos, afinal, não se trata de tema fácil e de grande aceitação pelo público.
Por motivos como os apresentados (qualidades indiscutíveis no roteiro, fotografia, direção de arte, atuação dos atores, direção segura,...) e, sabendo tratar-se de filme agradável, de bons resultados em termos de bilheteria (o que nos faz crer que "A Missão" seja palatável), esse filme é indispensável para entender melhor esse período da nossa história, principalmente se atentarmos para o fato de que a ação dos jesuítas não é assunto regularmente trabalhado em sala de aula.
Chamem a atenção de seus alunos para o fato de que, apesar dos jesuítas terem se posicionado em favor dos índios, defendendo-os de mercadores de escravos e daqueles que desejavam suas terras, há um outro pormenor a respeito da ação dos religiosos da ordem de Inácio de Loyola:- O que eles fizeram com a cultura indígena?
Ficha Técnica
A MISSÃO
(The
Mission)
País/Ano de produção:
Inglaterra, 1986
Duração/Gênero: 125 min.,
drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Rolland Joffé
Roteiro de Robert Bolt
Elenco: Robert De Niro, Jeremy Irons, Liam
Neeson, Aidan Quinn
Links