EMEF Des. Amorim Lima - 04/10/2006
Mais do que uma Metodologia de Ensino, uma Mudança de Concepção.
Tudo começou em 1931 e nasceu como a primeira Escola Isolada da Vila Indiana em São Paulo. Em 1960 passou a ser Escola Agrupada Municipal da Vila Indiana com 14 classes. A partir de 15 de março de 1968 a escola passou a funcionar em prédio próprio, de alvenaria, à Rua 5, s/nº, atualmente denominada Rua Professor Vicente Peixoto, s/nº no Butantã e denominou-se como Escola de Primeiro Grau “Desembargador Amorim Lima”. Somente em 1996, quando obteve seu próprio regimento escolar consagrou-se com EMEF “Desembargador Amorim Lima”.
Conhecer a EMEF Desembargador Amorim Lima é apaixonante. É simples, fácil e encantador passear pela escola, conhecer o trabalho e a metodologia de ensino desenvolvida.
Os estudantes da Amorim Lima alcançam 19,6% da população situada na faixa etária entre 7 e 14 anos da região. Existe uma heterogeneidade sócio-econômica em seu corpo discente, alunos de todas as classes sociais freqüentam a escola, com predomínio dos que são membros de famílias de menor nível de renda, entre os quais se incluem alunos residentes na Favela São Remo, situada em sua região de influência. Do ponto de vista da formação solidária, essa heterogeneidade é altamente enriquecedora, conforme se observa na experiência da própria escola: alunos oriundos de famílias de renda muito diferenciada entre si estabelecem vínculos de amizade que favorecem a troca de experiências de vida.
A escola, localizada no bairro Butantã, na grande São Paulo, quebrou paredes e paradigmas, hoje é um dos projetos de destaque da Educação de São Paulo. Trouxe para Educação brasileira mudanças e dúvidas, um projeto audacioso e corajoso. Tudo isso formatado com a dedicação da comunidade, alunos, pais e principalmente da Educadora Ana Elisa Siqueira.
Audacioso projeto inspirado num modelo adotado na Escola da Ponte de Portugal, a escola baseia seu Programa Educacional na autonomia e na participação dos estudantes. Paredes foram derrubadas e não há salas de aula, turmas, séries, nem exames finais. Os alunos definem áreas de interesse e desenvolvem seu itinerário de aprendizado, por meio de projetos de pesquisa individuais e em grupo.
O Projeto teve início no ano de 2004, com classes de 1º e 5º anos do ensino fundamental, tendo se expandido para os 2º, 3º, 6º e 7º anos de ensino fundamental, em 2005.
“Na medida em que fomos estudando a Escola da Ponte descobrimos que era importante ter salas grandes, onde todos os professores trabalhassem juntos e os alunos também. Fomos descobrindo como era importante o trabalho do grupo, dando muito mais sentido para o que a gente sabia depois de ler o livro. *”, completa Ana Elisa, Diretora da Escola.
Escola da Ponte – Coordenada por 28 anos pelo José Francisco Pacheco, Educador Português, que foi um dos fundadores da escola, é uma Instituição pública de ensino, localizada em Vila das Aves, Portugal. Apesar de ser Escola Básica Integrada, leciona apenas o 1º e o 2º ciclos do Ensino básico. A faixa etária dos alunos compreende aproximadamente dos 5 aos 13 anos de idade. No entanto, devido sua Filosofia de Educação Inclusiva a escola tem alguns alunos mais velhos. Atualmente o Coordenador da Escola é o Professor Paulo Toppa.
Quem conhece muito bem o projeto e já teve a oportunidade de conferir de pertinho é o Educador brasileiro Rubem Alves. Autor do livro A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir, da Editora Papirus. Ele conta, em cinco pequenas crônicas, sua visita ao estabelecimento de ensino dos sonhos de qualquer pessoa: a Escola da Ponte, em Vila das Aves, Portugal. Encantado com a filosofia aberta e desafiadora dos professores e pela alegria e eficiência dos alunos, Alves transporta o leitor a um ambiente sem competição, sem preconceitos e livre de conteúdos programáticos.
“Contei sobre a escola com que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir. Mas existia, em Portugal...Quando a vi, fiquei alegre e repeti, para ela, o que Fernando Pessoa havia dito para uma mulher amada: "Quando te vi, amei-te já muito antes...", Rubem Alves
De volta a Amorim Lima - a escola há anos vem desenvolvendo projetos que objetivam melhorar a qualidade do ensino público nesta instituição. Para isso, criam oficinas de cultura brasileira que visam oportunizar não só uma nova possibilidade de aprendizagem, como também novas relações. Dessa forma, provocam uma problematização do currículo, ampliando possibilidades de saber e aprender, tanto de alunos como de educadores.
Basta passear pela escola - Quem comparecer poderá conferir as atividades de dança, poesia, circo e música que estão entre o currículo escolar diferenciado da unidade, além de barracas com comidas típicas.
Por ser um projeto piloto na Rede Municipal de Ensino do Brasil, necessita de parcerias, pois não dispõe de recursos próprios e necessários para dar continuidade ao seu desenvolvimento. E isso já vem acontecendo.
Para o enriquecimento do Projeto a escola conta com parcerias institucionais e o trabalho de colaboradores, que trabalham com coragem e com a convicção de que a Educação pública de qualidade é fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática.
Acreditando nessa premissa, a Escola firmou com o Planeta Educação, uma parceria que compreende um moderno plano de Integração das Novas Tecnologias da Informação e do Conhecimento no Contexto Escolar. A empresa desenvolve projetos inovadores no Laboratório de Informática Educacional, organiza o Programa de Formação dos Professores para a utilização do computador como recurso pedagógico, realiza a implantação e manutenção de equipamentos e atua também com uma Consultoria Pedagógica permanente.
Se você quer conhecer de pertinho esse espaço, dedicado a Educação de Qualidade para todos, vá conferir. A escola será sempre apresentada pelos alunos, que com grande prazer explicam todos os projetos desenvolvidos, além de passear com você pelo grande ambiente agradável.
A
EMEF Desembargador Amorim Lima, fica na Rua
Prof. Vicente Peixoto, 50 Butantã – São
Paulo (SP) — CEP: 05587-160
Telefones: (11) 3726 8049/ 3726 1119
E-mail: amorimlima@yahoo.com.br
1 Livraria Kyrios - Limeira
Assunto: Lembrança para o dia Internacional da Mulher faltam 20 dias
recomendo o Livreto EU SOU ELA para presentear as mulheres. Indicado para Escolas, Empresas, Igrejas ou da sua casa . obs: custa apenas 02,20 não deixe para ultima hora acesse nosso site e veja o livreto :
www.kyriosonline.com.br/LivretoEuSouElaMelhorPreco/prod1092630/
aguardo um retorno seu, Lucio de Oliveira Batista 19 3441 8172 ou 3444 4843 ou por email: atendimento@ky1.com.br
17/02/2014 10:48:51
2 ULISSEIA APARECIDA SEBASTIAO - CANSANÇAOBA
ESTUDEI NESTA ESCOLA NOS ANOS DE 1979 A 1988, TENHO MUITA SAUDADE, ESTOU COM 42 ANOS E AGORA ESTUDO FACULDADE DE PEDAGOGIA AQUI EM MINHA CIDADE, A TEMPOS BONS
21/11/2012 11:49:07
3 Keila Brenda - Belo Horizonte
Isso tudo é maravilhoso, mas não é novidade pra mim. Plagiando as palavras do próprio Prof. José Pacheco que disse certa vez em entrevista ao portal UOL: é um absurdo ter tudo aqui dentro e ir pegar lá fora. Ele se referia à inspiração de escolas brasileiras como a Amorim Lima buscada em sua Escola da Ponte. Queria ele com essa frase que os brasileiros compreendessem aquilo que tem para que não importe do estrangeiro aquilo que não precisa, pois a Escola da Ponte foi inspirada no Colégio Allan Kardec de Eurípedes Barsanulfo que funcionava em Sacramento/MG. Mas plagiando novamente as palavras de Pacheco, se perguntar a cem educadores brasileiros, 99 não o conhece! Simplemente porque o preconceito cega as pessoas. Um dos maiores pedagogos do século 20 é espírita, então não interessa, vamos esquecer que ele existe... é assim que o Brasil funciona... Ao invés de valorizar a prática pedagógica de Barsanulfo, preferimos excluílo pela sua opção religiosa. A Escola Amorim Lima foi inspirada na Escola da Ponte que por sua vez foi inspirada no Colégio Allan Kardec. Pensem nisso e vamos valorizar o que é nosso!!!
29/07/2011 13:27:54
4 Valdir - Americana SP
Dias atrás escrevia no Blog wwww.nossasaladeconversa.blogspot.comsobre educação e lembrava da Escola da Ponte. Esta semana um amigo me brindou com este site que fala sobre a EMEF Desembargador Amorim Lima. É simplesmente fantástico o que acontece quando alguém ou um grupo de pessoas resolvem acreditar num sonho e fazer valer o sonhado. Parabéns!
06/07/2011 17:29:30
5 marcela porto - Sao Paulo
Parabenizo o trabalho que a escola vem fazendo e aproveito para solicitar se há colegios de nível médio com esta metodologia em Sao Paulo particulares ou nao.
Grata
Marcela
15/05/2011 11:53:55
6 eliani cristina moreira da silva - São José do Rio Preto
Isso se chama inovar o curriculo, reinventar a escola! São exemplos de educação de qualidade. Parabens!
03/03/2011 11:40:51
7 Corintha Medeiros - São José do Rio Preto SP Brasil
Estive em 2006 na Escola da Ponte em Portugal Vila das Aves e, como educadora, fiquei simplesmente apaixonada com o que vi. Aquilo tudo que se escreve é realmente o qu~e acontece de fato, nem mais e nem menos. Fui recepcionada também por uma criança de 11 anos Raquel que me acompanhou na visita, falando com entusiasmo e simplicidade sobre a sua escola. Também estive com o Prof. José Pacheco nesse mesma visita e me impressionou a delicadeza e tranparência de suas idéias. Quem tiver oportunidade de conhecer, vale a pena...
Profa. Corintha
20/06/2010 01:33:03
8 Rita Tereza e Dorotildes lustoza. - Londrina Paraná
Fomos orientados pela professora de pósgraduação gestão escolar para pesquisar projetos inovadores da escola da ponte, portanto entramos e pesquisamos projetos que nos foi de grande valor para discutirmos no curso, gostamos e ficamos satisfeitas e serviu de orientação para as aulas práticas de ciências do colégio, nos possibilitou orientação para trabalho que será apresentado fora da escola, parabéns por esse trabalho de voces, nos deu oportunidade para conhecêlos: acreditamos na melhoria da educação.
18/03/2010 17:47:52
9 mariana - são paulo
Oi Lucimara, gostaria de saber qual a instituição que vc mencionou pois estou procurando uma escola para minha filha que adote essa proposta da escola da ponte.se puder me ajudar.obrigada.
12/02/2010 19:39:35
10 Milene - Cabo Frio RJ
Assisti uma reportagem na TV sobre a escola EMEF Desembargador Amorim Lima e fiquei muito feliz de conhecer um pouco do trabalho inovador que a escola realiza. Estou fazendo meu trabalho de conclusão de Curso em Pedagogia sobre Cidadania e como a escola pode ajudar na formação do novo perfil do cidadão, espero não só aprender com esta proposta inovadora de educação como colocála em prática desde já. Acredito que enquanto a escola estiver preparando o aluno somente para o futuro profissional, ela estará abdicando o que de melhor podem ter as relações do presente. Como o poetaeducador Rubem Alves afirma: A criança não é o meio para se chegar ao adulto. Criança é fim, o lugar aonde todo adulto deve chegar.
03/02/2010 11:19:38
11 Rosi Alves - São PauloSP
O Amorim Lima é uma escola autônoma altamente participativa....educadores, alunos, pais e comunidade vivenciam e praticam a democracia na sua excência !!!
Ela nos mostra como é possível formar cidadãos do mundo e prova que a união faz a força.
03/09/2009 12:33:28
12 Vilma Teixeira Alves - Goiânia Goiás
Estou escrevendo uma monografia, cujo título é Trabalho em equipe no meio acadêmico e, ao pesquisar sobre o tema, depareime com esse artigo sobre esse trabalho maravilhoso da EMEF Desembargador Amorim Lima, desenvolvido através de projetos e inspirado na escola de Portugal. Acredito que somente a união entre escola, pais e toda a comunidade, e sobretudo com parcerias voltadas para um objetivo comum é que uma instituição de ensino dos sonhos se tornará realidade. Parabéns à diretora Ana Elisa e a cada um dos alunos, pais, voluntários e parceiros desses projetos.
27/07/2009 13:01:39
13 Adriane Mayer Silveira Silva - Paraisópolis
Também sonho, como Rubem Alves, com uma escola diferente. Me encanto com o projeto pedagógico da escola da Ponte. Como obter material de apoio, informações, etc
sobre o que lá é feito? Queremos rever o projeto pedagógico de nossa escola especial APAE.
OBRIGADA!
01/07/2009 18:16:22
14 Angela Ribeiro Brito - Barra do Choça Bahia
Estamos enfrentando um problema serio com alunos de uma escola aqui no nosso municipio.A indisciplina, a rebeldia e principalmente a falta de interesse dos alunos nos leva a pensar na Escola da Ponte.Nao sabemos como,mas, vamos tentar copiar e por em pratica o Projeto da Ponte. Vamos começar trabalhando a autoestima dos nossos alunos com fe em Deus vai dar certo.
05/06/2009 11:25:02
15 claudia - sao paulo
Foi muito importante conhecer novas metodologias de ensino,exemplos de vitória e sucesso para a construção de uma sociedade democrática.
07/09/2008 23:12:53
16 Rudiléia Paré Neves - Alegrete
Tenho lido muito sobre a Escola da Ponte. Estou fascinada! Estarei visitando Portugal em junho e gostaria muito de poder visitar essa renomada escola. Como posso fazer para entrar em contato com esta maravilhosa instituição? Obrigada. Um grande abraço a todos
12/04/2008 09:29:32
17 Salete Santos Sa - São Paulo Osasco
Meu comentário é para Rosangela Otto Japão. Tenho certeza que o nosso Brasil é muito especial essa mudança educacional com a Escola da Ponte e nossa gente humanitária vai dar sempre certo como a escola Amorim Lima e sempre que você quiser conversar estaremos sempre aqui para falar sobre as coisas maravilhosa dessas duas escolas e seus idealizadores.
22/03/2008 21:30:42
18 Rosangela Otto - Yamanashi-kem Japão
Conheço, via internet ja algum tempo, a escola da ponte.Fico fascinada com tudo o que leio sobre.Por conhecidencia implantei algumas situaçoes em uma escola que para mim foi especial aqui no Japão e deu muito certo. Quero muito ver de perto este lugar que para mim é um sonho a escola da ponte. Assim como para Rubem Alves vou sou apaixonada antes mesmo de conhece-la. Quem souber como posso me contactar com a Escola da Ponte pudesse me informar, fico grata, meu objetivo é de visitar e conhecer mais sobre esse trabalho maravilhoso, tambem quero muito conhecer o a pessoa responsavel por essa mudança radical ¨Pacheco¨.
Um forte abraço a todos os amantes da educação!!!
Rosângela Otto
21/01/2008 20:39:04
19 acacio de oliveira - são jose do rio preto sp
muito proveitoso todos os assuntos gostaria de ter informações sobre os antigos alunos e professores da escola da decada de 1971 eu fui aluno na epoca gastaria se a direção pudesse me auxiliar com uma lista dos alunos para podermos nos reencomtrar hoje sou prof. que saudades do prof edson ,profa. meire e outros por favor espero uma resposta aguardo com anciedade muito obrigado pela atenção.
13/09/2007 11:09:15
20 LUCIMARA CARDOSO RODRIGUES - SÃO PAULO
NA ESCOLA ONDE TRABALHO ADOTAMOS A METOLOGIA DA PONTE, REALMENTE É UM METODO EFICIENTE, E O TRABALHO QUE ESTA ESCOLA TEM É FÁNTATICO.
25/08/2007 18:21:33
21 Ramila Silva Sousa - Pau Brasil
Adorei o trabalho que vocês fazem deve ser muito produtivo para as crianças e a sociedade portuguesa em geral.
07/07/2007 13:44:35
22 elizangela - Brasilia
Agaradeço pela ousadia de desafiar o real, na medida que é possível imaginar um novo pensar que de fato possamos ser pontes um para o outro possibilitando o seu crescimento que inevitavelmente também será o meu. Valeu!
11/06/2007 16:13:05
23 CLAUDIA SAMPAIO FEQUES - Vassouras
O EUCALIPITO PODE SER UM JEQUITIBÁ BASTA ACORDAR ESSE SONHO ADORMECIDO
ESTOU FELIZ POR DESCOBRIR QUE SONHAR É POSSÍVEL
RUBEM ALVES, ESCOLA DA PONTE E EMEF DES.AMORIM LIMA
COM CARINHO VAMOS SONHAR JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR
28/05/2007 19:11:41
24 Saara Alessnadra Heinrichs - Blumenau
Gostaria de saber quem tem um exmplo de uma resenha crítica do livro A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, não tenho a mínima idéia de como se faz.Obrigada!!!
26/05/2007 19:15:26
25 Conceição Lima - Cristais Paulista -SP
No site aparece um mural da escola no qual foram escritos alguns versos.Quem é o autor e onde estão publicados esses versos?
12/04/2007 16:49:33
26 Alzira Conceição de Lima - Franca -SP
Que lindo projeto !Estou animada e quero saber mais sobre esta escola.Obrigada por vocês estarem me ajudando a conhecer iniciativas diferentes de pessoas que, como eu, acreditam numa educação libertadora.
12/04/2007 14:02:45
27 Alexsandra Dorneles - São Paulo
Achei ótima a iniciativa de inovação pedagógica da escola EMEF Desembargador Amorim Lima. Partindo de bons exemplos, ela está colocando em prática, porém com ajustes à realidade por ela vivida, um grande projeto que prevê o desenvolvimento de um indivíduo mais crítico, e portanto mais atuante na sociedade. As barreiras parecem estar sendo derrubadas, a começar pela integração assegurada pelas falta de paredes entre as pessoas. Esse novo jeito de fazer educação é inteligente e não agride a ninguém, pois deixa a todos livres para a interação e integração social.
26/03/2007 14:23:08
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.