Planeta Cultura
EMEF Des. Amorim Lima
Mais do que uma Metodologia de Ensino, uma Mudança de Concepção.
Tudo começou em 1931 e nasceu como a primeira Escola Isolada da Vila Indiana em São Paulo. Em 1960 passou a ser Escola Agrupada Municipal da Vila Indiana com 14 classes. A partir de 15 de março de 1968 a escola passou a funcionar em prédio próprio, de alvenaria, à Rua 5, s/nº, atualmente denominada Rua Professor Vicente Peixoto, s/nº no Butantã e denominou-se como Escola de Primeiro Grau “Desembargador Amorim Lima”. Somente em 1996, quando obteve seu próprio regimento escolar consagrou-se com EMEF “Desembargador Amorim Lima”.
Conhecer a EMEF Desembargador Amorim Lima é apaixonante. É simples, fácil e encantador passear pela escola, conhecer o trabalho e a metodologia de ensino desenvolvida.
Os estudantes da Amorim Lima alcançam 19,6% da população situada na faixa etária entre 7 e 14 anos da região. Existe uma heterogeneidade sócio-econômica em seu corpo discente, alunos de todas as classes sociais freqüentam a escola, com predomínio dos que são membros de famílias de menor nível de renda, entre os quais se incluem alunos residentes na Favela São Remo, situada em sua região de influência. Do ponto de vista da formação solidária, essa heterogeneidade é altamente enriquecedora, conforme se observa na experiência da própria escola: alunos oriundos de famílias de renda muito diferenciada entre si estabelecem vínculos de amizade que favorecem a troca de experiências de vida.
A escola, localizada no bairro Butantã, na grande São Paulo, quebrou paredes e paradigmas, hoje é um dos projetos de destaque da Educação de São Paulo. Trouxe para Educação brasileira mudanças e dúvidas, um projeto audacioso e corajoso. Tudo isso formatado com a dedicação da comunidade, alunos, pais e principalmente da Educadora Ana Elisa Siqueira.
Audacioso projeto inspirado num modelo adotado na Escola da Ponte de Portugal, a escola baseia seu Programa Educacional na autonomia e na participação dos estudantes. Paredes foram derrubadas e não há salas de aula, turmas, séries, nem exames finais. Os alunos definem áreas de interesse e desenvolvem seu itinerário de aprendizado, por meio de projetos de pesquisa individuais e em grupo.
O Projeto teve início no ano de 2004, com classes de 1º e 5º anos do ensino fundamental, tendo se expandido para os 2º, 3º, 6º e 7º anos de ensino fundamental, em 2005.
“Na medida em que fomos estudando a Escola da Ponte descobrimos que era importante ter salas grandes, onde todos os professores trabalhassem juntos e os alunos também. Fomos descobrindo como era importante o trabalho do grupo, dando muito mais sentido para o que a gente sabia depois de ler o livro. *”, completa Ana Elisa, Diretora da Escola.
Escola da Ponte – Coordenada por 28 anos pelo José Francisco Pacheco, Educador Português, que foi um dos fundadores da escola, é uma Instituição pública de ensino, localizada em Vila das Aves, Portugal. Apesar de ser Escola Básica Integrada, leciona apenas o 1º e o 2º ciclos do Ensino básico. A faixa etária dos alunos compreende aproximadamente dos 5 aos 13 anos de idade. No entanto, devido sua Filosofia de Educação Inclusiva a escola tem alguns alunos mais velhos. Atualmente o Coordenador da Escola é o Professor Paulo Toppa.
Quem conhece muito bem o projeto e já teve a oportunidade de conferir de pertinho é o Educador brasileiro Rubem Alves. Autor do livro A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir, da Editora Papirus. Ele conta, em cinco pequenas crônicas, sua visita ao estabelecimento de ensino dos sonhos de qualquer pessoa: a Escola da Ponte, em Vila das Aves, Portugal. Encantado com a filosofia aberta e desafiadora dos professores e pela alegria e eficiência dos alunos, Alves transporta o leitor a um ambiente sem competição, sem preconceitos e livre de conteúdos programáticos.
“Contei sobre a escola com que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir. Mas existia, em Portugal...Quando a vi, fiquei alegre e repeti, para ela, o que Fernando Pessoa havia dito para uma mulher amada: "Quando te vi, amei-te já muito antes...", Rubem Alves
De volta a Amorim Lima - a escola há anos vem desenvolvendo projetos que objetivam melhorar a qualidade do ensino público nesta instituição. Para isso, criam oficinas de cultura brasileira que visam oportunizar não só uma nova possibilidade de aprendizagem, como também novas relações. Dessa forma, provocam uma problematização do currículo, ampliando possibilidades de saber e aprender, tanto de alunos como de educadores.
Basta passear pela escola - Quem comparecer poderá conferir as atividades de dança, poesia, circo e música que estão entre o currículo escolar diferenciado da unidade, além de barracas com comidas típicas.
Por ser um projeto piloto na Rede Municipal de Ensino do Brasil, necessita de parcerias, pois não dispõe de recursos próprios e necessários para dar continuidade ao seu desenvolvimento. E isso já vem acontecendo.
Para o enriquecimento do Projeto a escola conta com parcerias institucionais e o trabalho de colaboradores, que trabalham com coragem e com a convicção de que a Educação pública de qualidade é fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática.
Acreditando nessa premissa, a Escola firmou com o Planeta Educação, uma parceria que compreende um moderno plano de Integração das Novas Tecnologias da Informação e do Conhecimento no Contexto Escolar. A empresa desenvolve projetos inovadores no Laboratório de Informática Educacional, organiza o Programa de Formação dos Professores para a utilização do computador como recurso pedagógico, realiza a implantação e manutenção de equipamentos e atua também com uma Consultoria Pedagógica permanente.
Se você quer conhecer de pertinho esse espaço, dedicado a Educação de Qualidade para todos, vá conferir. A escola será sempre apresentada pelos alunos, que com grande prazer explicam todos os projetos desenvolvidos, além de passear com você pelo grande ambiente agradável.
A
EMEF Desembargador Amorim Lima, fica na Rua
Prof. Vicente Peixoto, 50 Butantã – São
Paulo (SP) — CEP: 05587-160
Telefones: (11) 3726 8049/ 3726 1119
E-mail: amorimlima@yahoo.com.br