Teclado de Computador - 11/09/2006
MAQ
Muitas pessoas se perguntam como cegos conseguem digitar no teclado de um computador.
A maioria imagina que possuímos um teclado especial em Braille ou, ainda, que nos utilizamos de computadores com softwares do tipo "comando de voz", que nos obedecem ao mandarmos executar tarefas, ou seja, sem utilizar o teclado.
Existem, realmente, teclados especiais para vários tipos de deficiência, inclusive a nossa.
Para nós, porém, não constituem uma grande vantagem, na maioria das vezes, nem pequena, já que o teclado comum, o de todos os computadores, nos oferece todas as condições de digitação que necessitamos para realizar tal tarefa.
Para começar, percebam que todo teclado, por convenção internacional de datilografia proveniente das antigas máquinas com esse nome, possuem pontos de referência em posições estratégicas para uma boa localização tátil do teclado.
Dessa forma, as letras "f" e "j" possuem um ponto em relevo que, quase sempre, não são observados pelas pessoas que não sejam profissionais de digitação ou pessoas muito rápidas nesse serviço.
Assim, caso já não o tenha feito antes, você pode sentir que nas teclas dessas letras há um ponto pequeno e, em geral, da cor da tecla, na parte central inferior, perfeitamente perceptível pelos dedos.
Utilizamo-nos deles para colocarmos os indicadores e, a partir daí, encontrarmos todas as teclas que necessitarmos.
Com as mãos nas teclas alfabéticas centrais a partir dos indicadores na "f" e "j", dedos médios na "d" e "k", anelares na "s" e "l", mínimos na "a" e "tecla de acentuação/pontuação" e, finalmente, com os dedos polegares na barra de espaço, podemos alcançar as outras facilmente.
Por exemplo, subindo-se uma carreira do teclado com o dedo médio esquerdo alcançarei o "e" e se continuar mais uma carreira nessa subida, chegarei ao "3".
Posso também abaixar o dedo indicador direito e encontrarei o "m", ou no teclado básico, teclar o "h" indo uma tecla para a esquerda do "j".
Na parte direita do teclado, a existência desse ponto na tecla "f" e "j" se repete na tecla "5" do teclado numérico, que nos posiciona nessa parte do teclado em específico.
Como podem notar, como as teclas nunca fogem de suas posições, não existe mistério em um cego digitar em um micro computador.
Com o auxílio dos ledores de tela/sintetizadores de voz, softwares sonoros que podem, segundo nossa configuração, ir dizendo cada letra que está sendo digitada naquele momento, a tarefa torna-se fácil.
Caso escutar letra a letra seja especialmente aborrecido para o sujeito, este pode desconfigurar tal propriedade, digitar tudo e ir corrigindo os erros depois, escutando tudo de uma vez e parando nos erros audíveis para consertá-los.
Tais softwares ainda podem ler, além da tela inteira e letra por letra, palavra por palavra ou linha por linha, abrindo o leque de opções.
Existem pessoas que enxergam que são lentas na digitação, como outras muito rápidas.
Conosco ocorre o mesmo. Tudo é uma questão de prática, necessidade e habilidade pessoal.
Fonte: Bengala Legal (http://www.bengalalegal.com/bengala.php).
1 Clébia aparecida da silva simão - Jatei MS
Preciso de algumas imformações sobre á assossiação de amigos dos surdos sou mãe de uma criãnça surda que estuda no assoamas gostaria de saber o endereço de email da Marta preciso saber quando vai começar as aulas é que fica difícil para manter contato á distãncia é um pouco longa para ir só saber quando vai começar obrigado desde já pela sua aténção é que me preocupo é que tamém sou mãe o dia de amanhã só á Deus pertence por esse motivo corro em busca de alternativas de comunicação para minha filha oque está no meu alcançe eu o farei enquanto Deus me dé força,saúde desposição eu o farei sou como vç tenho muita vontade de fazer muitas coisas pelo assoamas mas não posso minhas condições são pouquicimas epor isso vou tentando quebrar as barreiras nessa região onde moro tenho esperãnça de que vou conseguir alguma melhoria um forte abraço de uma mãe desposta á lutar pela melhoria da nossas criãnças
23/01/2009 08:55:01
2 Maria Valéria Bastos Arreguy - Bom Jesus da Lapa -Ba
Sou psicóloga e trabalho em uma instituição de ensino privada. Gostaria de incluir , ainda esse ano de 2008 , o projeto sobre a linguagem de sinais para todos os alunos do ensino infantil, fundamental e médio. Para tanto , preciso de uma indicação de lugares, cidades que ministram cursos com essa proposta.
20/05/2008 15:29:11
3 Cristina - Dourados
Ricardo, apenas hoje li seu comentário.
Por favor, me escreva cristina@bertotto.com.br
Existem vários sites que possuem o Dicionário de Libras, onde você pode baixar no PC. Mas você precisa de uma orientação no sentido deexigir das
escolas públicas um atendimento inclusivo para seu filho. Enquanto isso nao acontece. ele precisa aprender a linguagem de sinais, pois essa é a primeira língua dele.
Me escreve.
Um abraço
Cristina
10/05/2008 23:58:49
4 ricardo anderson santos - divisa alegre/mg
tenho um filho de dois ele nasceu com deficiencia auditiva, necessita de aprende libras e a minha cidade não tem como eu faço para ele aprende linguagem de sinais, muito obrigado
05/05/2008 12:55:19
5 Marineuma Arruda Moreira - Vitória da Conquista
Esse texto venho para mim como uma benção de Deus. Sou estudante do quinto ano de psicologia e estou iniciando em uma escola publica de minha cidade um trabalho cujo o objetivo é de apoiar, pais, professores e alunos portadores de necessidade especial no processo de educação inclusiva e ao buscar algo que pudesse apoiar a presentação dessa minha proposta frente aos pais, deparem-me com esse maravilhoso texto. Estou maravilhada.
13/03/2007 23:01:31
Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.